18-55mm X 50mm

oi galera

estou na fase do curso e as dúvidas aparecem …

estava aqui pensando, no curso o meu professor falou sobre a 50mm fixa e ele destacou muito a abertura da lente, que gira em torno de 1.8 considerando as mais baratinhas no mercado livre

ja a minha 18-55mm tem abertura maxima de 3.5 o que torna a 50mm uma lente mais clara (espero ter aprendido certo)

agora a minha duvida

eu consigo fazer a mesma foto com uma lente 18-55 que uma 50mm faz ?

abraços

Se for pra fazer um bokeh daqueles violentos não faz…

Acresito tb que a nitidez e “sharpness” da 50 são melhores (muito) que dá 18-55

posso considerar a 50mm uma lente mais “profissional” do que a 18-55mm basica que vem nos kits camera+lente ?

Profissional no quesito qualidade, sim!

Eu tenho uma 50 da serie E da Nikon. Comprar uma foto dela com a 18-55 é até sacanagem…

nao conheço a nikon mas a linha E da nikon é o mesmo que a linha L da canon ?

entao posso fazer um exercicio bem pratico, me corrijam se eu estiver errado

lente 18-55 e fotometria zerada, tripe pra nao perder o enquadramento

a mesma foto com fotometria zerada, tripe mas com a 50mm

dai é so comparar entao ??? :smiley:

A série E é uma série antiga. A minha 50tinha foi herdada de uma camera de filme pra vc ter idéia.

Faz esse teste ai e dps posta aqui o resultado e sua opinião…Por mim nem precisa testar hahahahah

Levando ao pé da letra, profissional qualquer lente pode ser.

Sendo um pouco mais maleável e forçando a compreensão do que você está perguntando, nenhuma das duas são lente top. A qualidade de imagem da 50mm em relação a 18-55 é realmente superior. No entanto, se voce compara com a linha L da canon, ela deixa bastante a desejar.

De qualquer forma, acho que a 50mm é uma passagem praticamente obrigatória pra todo fotógrafo.

Ae Aranha pelo que ele falou é comparando uma com a outra mesmo.

Nunca tive oportunidade de ver uma foto tirada com uma serie L mas acho a qualidade de imagem da 50 mto boa

é verdade spider meu professor falou a mesma coisa que você …

mas entendi bem o que voce comentou sobre as diferenças entre as lentes e principalmente sobre a comparação com as lentes serie L da canon

meu professor comentou tambem “nao compra nada agora” mas assim que sobrar um vou tentar comprar uma 50mm pra mim tambem :ok:

ja tive esta chance, nao lembro exatamente a lente vou ate olhar novamente mas no curso eu ja usei uma 7D com uma lente serie L, comparando com a minha XS e a 55-250 q eu estava … mesmo nao sabem quase nada ate eu tive um pensamento quando fotografei com o conjunto: “ai sim ein” !!!

errei:

sabem = sabendo

É engraçado isso. Tinha a do kit. Ai comprei a 50mm e achei o máximo. Não conseguia imaginar como uma lente podia ser melhor que ela. Depois comprei uma 100mm 2.8 macro e tive a mesma sensação. Agora comprei uma 35mm 1.4L e novamente o mesmo. :smiley:

A lente é tão baratinha que vale a pena comprar.

Esse tempo de espera é tempo de conhecimento perdido tb. Compra, o dia que tiver mais dinheiro venda e compre outra.

sera que é a empolgação que todos nós temos por algo novo ou será evolução técnica ?

Não entendi a pergunta.

Sempre li que esses lentes fixas são mais claras por terem menos elementos ópticos dentro delas e até agora eu acreditava nisso. No entanto, conforme escrito pelo Fernando, uma abertura maior também torna a lente mais clara. Tem um certo e errado aí ou as duas afirmações são válidas?

:ok:

é eu vou aproveitar que minha noiva ta de bom humor nos ultimos tempos e vou ver se nas proximas semanas eu vejo isso

lista de necessidades

• lavar a moto
  • atualizar x-box
  • comprar uma 50mm

enquanto isso vou pensando se vai ser mercado livre, promocenter ou site de fora

essa lente la fora é baratinha sera que vale a pena comprar fora e esperar chegar ?

como nao conheço se a lente mais nova que voce comprou é considerada uma lente “melhor” do que as que voce ja tinha, entao imaginei que ou voce ficou empolgado com as compras assim como todo mundo acaba ficando, afinal o que é novo é sempre mais legal, ou se a lente nova e melhor pode ser só o resultado da sua evolução natural como fotografo

nossa quase 23:00 e eu pensando assim to ficando muito loco por conta do sono, mas espero ter me explicado :smiley:

otima pergunta vou esperar alguem responder tambem !!!

Faltou o botão curtir aqui no forum! hahahah