2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?

E vocês acham fundamental manter o RAW? Ou esse backup 3-2-1 pra os arquivos prontos seria suficiente?

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk

Depende, só a pessoa pode julgar isso. Mas o fundamental é não guardar imagens ruins ou redundantes.

Isso é muito pessoal.

Eu armazeno os arquivos em RAW, e sempre dou uma boa selecionada para evitar imagens ruins/redundantes como o AFSshalders comentou.

Não faço evento, então, meu volume de imagens RAW é relativamente menor a quem faz evento. Dependendo do final de semana na natureza , para paisagem, vou fazer umas 200 fotos. Nada comparado a 1 dia de evento. Guardar os arquivos RAW é até mais fácil.

Uso o LR para gerenciar as imagens e todas as fotos que foram exportadas: internet, site, revista, decoração, etc. depois de entregue acabo apagando.
O registro fica na organização do LR (coleções, cópias virtuais e presets de exportação). Se precisar de um arquivo novamente, exporto outro vez.

Pensando no seu trabalho Nando, eu guardaria alguns RAWs sim. Principalmente das fotos que são muito boas e com potencial para manipulações no futuro, seja la o objetivo que for, mas vc pode ter intenções para as boas fotos no futuro e ter o RAW pode ser valioso. As fotos comuns eu deixaria passar um tempo e dispensaria o RAW.

Te digo que a maioria dos meus colegas, concorrentes etc não tem nem o 2-1.

Pra nuvem mantenho só as finais, num casamento clico 5-7 mil fotos, as finais vão pra nuvem assim que selecionadas, as não selecionadas guardo por 3 meses após trabalho entregue e são descartadas. Jpg é arquivo final pra cliente, arquivo final pra mim vai ser sempre raw kkkkkk

Infelizmente essa ainda é a realidade.

Acho que 3-2-1 morreu.

Ninguem mais vai usar fita DAT, DVD ou qualquer outra coisa que não tenha uma interface USB direta.

Eu mesmo estou no 3-1.

Vou dar o meu pitaco.

Eu uso um NAS em RAID 1, 6TB, um HD externo de 4TB (WD) e no desktop tem um HD extra de 2TB somente para Backups. Fora isso, na nuvem só guardo no OneDrive, porque tenho a assinatura, só JPEGs e se preciso entregar as fotos para alguém.

Quanto aos arquivos RAW, é muito pessoal mesmo. De fotos mais espontâneas, de família ou viagens sem compromisso, a tendência é apagar tudo.

Para os poucos trabalhos profissionais em que auxiliei, mantive os arquivos pelo tempo contratualmente estabelecido, depois apaguei tudo, até JPEG.

Para as minhas viagens fotográficas, faço a seleção e excluo todas as que ficaram ruins ou repetidas. Para as selecionadas, geralmente mantenho JPEG e RAW.

volte daqui a 3 anos para ver esse post, e as coisas já serão totalmente wireless…

Concordo que fita DAT, DVD morreu.

Mas não concordo que o conceito de backup 3-2-1 morreu.

Estratégia de backup 3-2-1
3 cópias distintas - pelo menos 2 mídias diferentes - 1 cópia off site

Se eu tenho 2 HD’s externos duplicados com o mesmo conteúdo eu já tenho cópia em duas mídias distintas.

Se for analisar bem você deve ter o 3-2-11! :smiley:

Estou pensando aqui:

2 câmeras no dia do evento, se uma falhar a outra estará ali…
2 slots de cartão na câmera, se um falhar o outro estará ali…
2 portadores diferentes: ao sair do evento envie um dos cartões por uma pessoa diferente que vai fazer um caminho diferente, se um deles for extraviado, o outro estará ali.
2 HDs no computadores de edição, se um falhar o outro estará ali…
2 computadores de edição, se um falhar o outro estará ali…
2 bkps em serviços de nuvem diferentes (ex: One Drive e Dropbox), se um falhar o outro estará ali…

Pronto resolvido a vida do fotografo!!!

Acabou de criar o sistema de backup 2-2-2-2²~2

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk

kkkkkkkkk, vc equacionou :clap: está até parecendo Einstein… a equação do bkp perfeito!!!

O que vcs consideram como backup na mesma máquina, mas não no mesmo armazenamento? Porque meu computador tem um SSD e um HD, e por enquanto tudo que tem em um tem no outro. Isso até encher o SSD, que é de 1 TB, enquanto o HD é de 2 TB.

Aqui é assim Felipe:

https://i.ibb.co/pQL3wTJ/2020-02-19.png

Kingston e Samsumg são SSDs
Os 2 drives Seagate são HDs

Enquanto trabalho nos projetos, o bkp diário nesses HDs. O projeto fica no SSD Samsung, e os bkps nos outros dois. Faço o bkp somente da parte de indexação dos arquivos do LR, pq o arquivo bruto não muda, é o mesmo.

Por segurança tenho tbm os arquivos originais em um HD externo USB que fica desconectado.

Fotos só sobem para OneDrive depois que terminou a edição e virou JPG.

O disco está mais seguro dentro da máquina do que fora dela.

O ponto mais fraco, aí, é a possibilidade de roubarem o notebook.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Pode pegar fogo na sua casa/escritorio tbm… uma enchente e a agua levar tudo. a bateria do note pode explodir e ferrar o HD. Sim vamos exagerar então… um avião pode cair sobre a casa do indivíduo.

Sim. Por isso uso os dois HDs mais o NAS. Só perco tudo se queimar minha casa.

Sim.

Não há limites para quando as coisas tem que dar errado. E nem limite para as camadas se segurança.

Vai adicionando as camadas até a hora em que se sentir suficientemente confortável.

O meu confortável é usar a nuvem e 2 HDs externos – um deles eu deixo no vizinho e atualizo a cada mês ou mês e meio.

Sent from my motorola one using Tapatalk