Surgiu para mim a possibilidade de comprar a 24-70 2.8. Antes, eu ia de 24-120.
Minha dúvida: A falta de VR na 24-70, faz tanta falta assim?
Lembro que muitos recomendam tamron 17-50 SEM VC para as crop, pelo motivo de que o estabilizador não seria necessário nesse range pequeno, e mais, que tiraria parte da nitidez. Não seria o mesmo na 24-70?
O título está errado (24-79) mas isso não foi problema.
É a resposta que eu imaginava… não faz falta.
Eu tive tamron 17-50 na minha 7D (minha única referência prática) e nunca tive problema com estabilização. A 24-70 tem o dobro de peso, mas não acho que isso será um problema.
O único ruim da Tamron é o problema de abertura no mount Nikon, . Li nos fóruns internet afora que muita gente tem esse problema, então desanimei dessa lente.
Sou amador e tenho uma 24-70 2.8 da Nikon, que utilizo numa D7000.
A lente possui excelente ótica e é fabricada para durar a vida inteira, pela qualidade do material.
Usei-a num casamento. Dentro da igreja, que não era tão bem iluminada, algumas fotos em 70 mm acabaram ficando “tremidas”. Porém eu atribuo esse problema muito mais à minha falta de perícia do que “ausência de vr”.
Outros usuários já relataram que o vr não faz falta. Acho que com a técnica adequada não há qualquer problema pelo fato de não ter vr.
Também não acho que vá fazer falta. Qualquer coisa compensa no excelente ISO da sua D600 para seguir a velha regrinha de usar a mesma velocidade para DF.
Dependendo do que vc for fazer, pode vir a fazer falta. Mesmo que vc fotografe em 3200ASA, sei lá, alguma coisa pode tremer. Mas como eu disse, depende muito do que vc vai fazer…
Por exemplo, se vc dissesse que pretende usar pra video, ou que video é algo importante e vc ia usar a camera na mão, sem steady ou outro auxílio, eu recomendaria uma lente com VR.
As distancias sao parecidas, mas a compressão do fundo eh bem diferente… para retratos a 85mm eh muito mais interessante do que a 50mm em uma camera FF na minha opniao…
24-70 numa cropada não sei, porque em 70 vira 105, mas acho em FF não é problema tendo como base o exemplo citado da Tamron 17-50.
Não sinto nenhuma falta do VR.
Eu não quis polemizar, mas também acho que a diferença é bastante. Pelo que eu LI (zero experiência), a lente prime 85mm tem uma perspectiva bem diferente da 50mm, encurtando a distância entre o fundo e o assunto fotografado.