Realmente não é
Parabéns pela vitória! Foi merecida
Sobre a minha foto… Para os ateus pode não ser ousado e para os mais religiosos pode ser considerado falta de respeito, mas para mim é ousado fazer essa apologia de aproveitar mais os prazeres mundados (representado pela maçã mordida) e desrespeitar os princípios da Igreja (queimando a Bíblia) que vem sustentando as mesmas idéias por séculos
Realmente não é :P
Parabéns pela vitória! Foi merecida :)
Sobre a minha foto… Para os ateus pode não ser ousado e para os mais religiosos pode ser considerado falta de respeito, mas para mim é ousado fazer essa apologia de aproveitar mais os prazeres mundados (representado pela maçã mordida) e desrespeitar os princípios da Igreja (queimando a Bíblia) que vem sustentando as mesmas idéias por séculos
Oi Pedro,
Com toda consideração pela sua criatividade, acho que a sua foto foi desrespeitosa sim. Aliás, você mesmo diz isso : " …e desrespeitar os princípios da Igreja" . Queimar a Bíblia Sagrada, ou qualquer símbolo religioso que represente a fé de qualquer pessoa ou nação, é desrespeito. Você pode não estar de acordo com as regras, e nem eu estou dizendo que também estou, mas destruir um símbolo considerado sagrado não vai fazer nenhuma regra mudar. Ao contrário, você só vai conseguir revolta. Não achei ousada a sua foto, como não achei ousada quase nenhuma das fotos desse concurso. O tema não é fácil e pode ser muito facilmente confundido, como acho que foi o seu caso. Também não entendi o título da sua foto, a tradução de Carpe Diem é mais ou menos " aproveite o dia" . O que vc quer dizer com esse título?
Espero que não me leve a mal, não tenho a intenção de levantar faíscas de religião aqui, não estou necessariamente defendendo nenhuma igreja, nem pretendo acalorar as críticas `a esse concurso. Esse é um grupo muito legal, sempre tem alguém aqui prá ajudar a solucionar um pepino, encontrar uma solução, e sempre na amizade, ninguém ganha nada prá isso e faz com prazer. Acho que mesmo nessas situações como a desse concurso, onde apareceram umas diferenças de opinião, todo mundo continua numa boa, expondo abertamente o que pensa e recebendo as críticas e considerações com a mente aberta.
Parabéns Marcel pela foto vencedora ! Você deveria dar uma medalha prá essa cachorrinha !!
()s
GuiGui
:bye1:
Realmente tem que se ter cuidado com certas coisas pra não mexer com a fé de ninguém.
Com relação ao Carpe Diem, eu acho que o Pedro procurou o sentido na origem do termo, que no Império Romano significava que a vida é curta então devemos aproveitar os prazeres materiais ao máximo.
Guigui, posta a sua foto, para nós vermos.
Eu estava em duvida entre duas fotos, a da cadelinha e a do nado da Capivara abaixo, mas submeti a uma votação em casa e as crianças decidiram pela Cadelinha.
Segue a foto da Capivara, precisa ser ousado pra ser bicho no Pantanal:
(...)mas destruir um símbolo considerado sagrado...
... é um atrevimento. E segundo o dicionário um dos significados para ousadia é atrevimento :P
Em relação a falta de respeito, não sou contra sua opinião e também considero falta de respeito. Foi apenas um trabalho de fotografia para faculdade e a base da idéia foi da minha dupla. Tive que concordar por falta de outras idéias…
E o título foi baseado no contexto do Barroco/Renascimento, como exemplificado em um site:
A época da Contra-Reforma e do Barroco é principalmente marcada por uma profunda dualidade. Por um lado, é o desdobramento do humanismo clássico e do Renascimento, com seus apelos ao racionalismo, ao prazer, ao "carpe diem" (em latim, "aproveite o dia"). Por outro lado, o homem é pressionado pela Igreja Católica e pelo protestantismo mais vigoroso a um regresso ao teocentrismo medieval, à postura estóica, à renúncia aos prazeres, à mortificação da carne e à observância plena do "amar a Deus sobre todas as coisas", princípio capitular do teocentrismo medieval. Em síntese, o homem do século XVII foi compelido a concilicar o TEOCENTRISMO MEDIEVAL e o ANTROPOCENTRISMO CLÁSSICO e valores opostos como fé x razão, alma x corpo, Deus x homem, céu x terra, virtude x prazer.
(...)
Efemeridade do tempo e carpe diem: O homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira, e por isso, é preciso pensar na salvação espiritual. Mas, já que a vida é passageira, sente, ao mesmo tempo, desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta num sentimento contraditório, já que gozar a vida implica pecar, e se há pecado, não há salvação
E na foto a maçã representa os prazeres mundanos e a Bíblia a Igreja, o Teocentrismo…
E de maneira nenhuma fico ofendido com o que você diz. Discussões saudáveis sempre são bem-vindas para abrir nossos horizontes e conhecer outras opiniões
Bom, Pedro, pelo que entendi , a idéia dessa foto foi para ilustrar o que o texto dizia… é isso?
:denken:
Legal…
Adoro história, principalmente a Idade Média e a era Vitoriana.
Já tô imaginando o que a sua dupla pode inventar se tiver que fazer uma foto inspirada na Inquisição !
:mf_w00t2:
Peraí que vou pegar meu extintor ! rsrsrs…
()s
GuiGui
:thmbup: Parabéns a todos participantes do concurso, em especial ao primeiro lugar, Marcel Martinez, e aos participantes que ganharam meu voto nas chaves iniciais, Joaquim Antônio e Pedro Raythz.Quando propus o tema, não esperava tanta diversidade…
Parabéns galera!!!
Foi feita inspirada nos princípios do "carpe diem" ;)
Parabéns Pedro! Na hora de votar, primeiro pensei que talvez sua foto fugisse um pouco ao tema. Quando analisei a imagem, caraca! Foi mais que ousada a atitude de increvê-la, e isso merece meus parabéns, pela coragem!
O título caiu bem, uma vez que é preciso ser ousado para "carpe diem"...show demais!
Foi feita inspirada nos princípios do "carpe diem" ;)
Parabéns Pedro! Na hora de votar, primeiro pensei que talvez sua foto fugisse um pouco ao tema. Quando analisei a imagem, caraca! Foi mais que ousada a atitude de increvê-la, e isso merece meus parabéns, pela coragem!
O título caiu bem, uma vez que é preciso ser ousado para "carpe diem"...show demais!
Muito obrigado, Lorena :D
É, eu imaginei que pudesse ter alguns pontos de vista diferentes, mas mesmo assim não deixaria de mandar por isso
Pedro, só agora que eu percebi que o livro queimado é uma bíblia, mandou muito bem cara, altas composição, eu nuca deixaria de fazer uma foto por cauda de uma livro qualquer, ótima idéia!