34º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO MUNDO FOTOGRÁFICO

1° lugar
Cadelinha ousada - Marcel Martinez - Marcel MM

2° lugar
Garoto ousado - Fábio Xavier Guedes - fxguedes

Demais participantes

F5 REVO - Frederico Camoboim Mombach - fmombach

Audácia - Segrais Sylvianne - Syldebem

Ousar não ser o almoço - Ivan de Oliveira Cavas Filho - cavas

Ousadia é a felicidade em qualquer idade - Joaquim Antônio da Cruz Neto - Zurcoten

Pés e mão - Elizabeth Brauer - Liza Brauer

Carpe Diem - Pedro Henrique Raythz de Andrade - pedro_raythz

Íntima ousadia - Rodrigo Pereira Barreto - DrigoBarreto

Parabéns a todos os participantes, agora aguardamos o envio do próximo tema pelo vencedor para abrirmos o próximo concurso.

Pra quem achou que a cadelinha era inocente, de uma entrada nesse tópico antigo:

Realmente não é :stuck_out_tongue:
Parabéns pela vitória! Foi merecida :slight_smile:

Sobre a minha foto… Para os ateus pode não ser ousado e para os mais religiosos pode ser considerado falta de respeito, mas para mim é ousado fazer essa apologia de aproveitar mais os prazeres mundados (representado pela maçã mordida) e desrespeitar os princípios da Igreja (queimando a Bíblia) que vem sustentando as mesmas idéias por séculos

Realmente não é :P Parabéns pela vitória! Foi merecida :)

Sobre a minha foto… Para os ateus pode não ser ousado e para os mais religiosos pode ser considerado falta de respeito, mas para mim é ousado fazer essa apologia de aproveitar mais os prazeres mundados (representado pela maçã mordida) e desrespeitar os princípios da Igreja (queimando a Bíblia) que vem sustentando as mesmas idéias por séculos

Oi Pedro,
Com toda consideração pela sua criatividade, acho que a sua foto foi desrespeitosa sim. Aliás, você mesmo diz isso : " …e desrespeitar os princípios da Igreja" . Queimar a Bíblia Sagrada, ou qualquer símbolo religioso que represente a fé de qualquer pessoa ou nação, é desrespeito. Você pode não estar de acordo com as regras, e nem eu estou dizendo que também estou, mas destruir um símbolo considerado sagrado não vai fazer nenhuma regra mudar. Ao contrário, você só vai conseguir revolta. Não achei ousada a sua foto, como não achei ousada quase nenhuma das fotos desse concurso. O tema não é fácil e pode ser muito facilmente confundido, como acho que foi o seu caso. Também não entendi o título da sua foto, a tradução de Carpe Diem é mais ou menos " aproveite o dia" . O que vc quer dizer com esse título?
Espero que não me leve a mal, não tenho a intenção de levantar faíscas de religião aqui, não estou necessariamente defendendo nenhuma igreja, nem pretendo acalorar as críticas `a esse concurso. Esse é um grupo muito legal, sempre tem alguém aqui prá ajudar a solucionar um pepino, encontrar uma solução, e sempre na amizade, ninguém ganha nada prá isso e faz com prazer. Acho que mesmo nessas situações como a desse concurso, onde apareceram umas diferenças de opinião, todo mundo continua numa boa, expondo abertamente o que pensa e recebendo as críticas e considerações com a mente aberta.
Parabéns Marcel pela foto vencedora ! Você deveria dar uma medalha prá essa cachorrinha !!
()s
GuiGui
:bye1:

Guigui,

Realmente tem que se ter cuidado com certas coisas pra não mexer com a fé de ninguém.

Com relação ao Carpe Diem, eu acho que o Pedro procurou o sentido na origem do termo, que no Império Romano significava que a vida é curta então devemos aproveitar os prazeres materiais ao máximo.

Guigui, posta a sua foto, para nós vermos.

Eu estava em duvida entre duas fotos, a da cadelinha e a do nado da Capivara abaixo, mas submeti a uma votação em casa e as crianças decidiram pela Cadelinha.

Segue a foto da Capivara, precisa ser ousado pra ser bicho no Pantanal:

Um abraço!

Parabéns a todos, sobretudo aos finalistas.

Guigui posta a sua foto que foi rejeitada pela banca pra gente ver.

abs,

Achei que aqui não é o lugar certo prá postar…
Tá na

()s

GuiGui

(...)mas destruir um símbolo considerado sagrado...
... é um atrevimento. E segundo o dicionário um dos significados para ousadia é atrevimento :P

Em relação a falta de respeito, não sou contra sua opinião e também considero falta de respeito. Foi apenas um trabalho de fotografia para faculdade e a base da idéia foi da minha dupla. Tive que concordar por falta de outras idéias…
E o título foi baseado no contexto do Barroco/Renascimento, como exemplificado em um site:

A época da Contra-Reforma e do Barroco é principalmente marcada por uma profunda dualidade. Por um lado, é o desdobramento do humanismo clássico e do Renascimento, com seus apelos ao racionalismo, ao prazer, ao "carpe diem" (em latim, "aproveite o dia"). Por outro lado, o homem é pressionado pela Igreja Católica e pelo protestantismo mais vigoroso a um regresso ao teocentrismo medieval, à postura estóica, à renúncia aos prazeres, à mortificação da carne e à observância plena do "amar a Deus sobre todas as coisas", princípio capitular do teocentrismo medieval. Em síntese, o homem do século XVII foi compelido a concilicar o TEOCENTRISMO MEDIEVAL e o ANTROPOCENTRISMO CLÁSSICO e valores opostos como fé x razão, alma x corpo, Deus x homem, céu x terra, virtude x prazer. (...) Efemeridade do tempo e carpe diem: O homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira, e por isso, é preciso pensar na salvação espiritual. Mas, já que a vida é passageira, sente, ao mesmo tempo, desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta num sentimento contraditório, já que gozar a vida implica pecar, e se há pecado, não há salvação

E na foto a maçã representa os prazeres mundanos e a Bíblia a Igreja, o Teocentrismo…

E de maneira nenhuma fico ofendido com o que você diz. Discussões saudáveis sempre são bem-vindas para abrir nossos horizontes e conhecer outras opiniões :slight_smile:

Parabéns ao Marcel, ganhou com uma diferença absurda pq a ousadia dessa foto é absurdamente maior que a ousadia das outras.

Bom, Pedro, pelo que entendi , a idéia dessa foto foi para ilustrar o que o texto dizia… é isso?
:denken:
Legal…
Adoro história, principalmente a Idade Média e a era Vitoriana.
Já tô imaginando o que a sua dupla pode inventar se tiver que fazer uma foto inspirada na Inquisição !
:mf_w00t2:
Peraí que vou pegar meu extintor ! rsrsrs…
()s
GuiGui

Foi feita inspirada nos princípios do “carpe diem” :wink:

:thmbup: Parabéns a todos participantes do concurso, em especial ao primeiro lugar, Marcel Martinez, e aos participantes que ganharam meu voto nas chaves iniciais, Joaquim Antônio e Pedro Raythz.Quando propus o tema, não esperava tanta diversidade…
Parabéns galera!!! :clap:

Foi feita inspirada nos princípios do "carpe diem" ;)
Parabéns Pedro! Na hora de votar, primeiro pensei que talvez sua foto fugisse um pouco ao tema. Quando analisei a imagem, caraca! Foi mais que ousada a atitude de increvê-la, e isso merece meus parabéns, pela coragem! O título caiu bem, uma vez que é preciso ser ousado para "carpe diem"...show demais!
Foi feita inspirada nos princípios do "carpe diem" ;)
Parabéns Pedro! Na hora de votar, primeiro pensei que talvez sua foto fugisse um pouco ao tema. Quando analisei a imagem, caraca! Foi mais que ousada a atitude de increvê-la, e isso merece meus parabéns, pela coragem! O título caiu bem, uma vez que é preciso ser ousado para "carpe diem"...show demais!
Muito obrigado, Lorena :D

É, eu imaginei que pudesse ter alguns pontos de vista diferentes, mas mesmo assim não deixaria de mandar por isso :stuck_out_tongue:

Aí, Pedro.
Fotografia autoral, mandando ver.
Só falta a câmera agora :laughing:

Sugestão do próximo tema enviada.

Recebeu Paulo?

Beleza, Marcel.

Parabéns Marcel!!! A cadelinha levou! :smiley:

Capricha no novo tema agora heheheh…

Pedro, só agora que eu percebi que o livro queimado é uma bíblia, mandou muito bem cara, altas composição, eu nuca deixaria de fazer uma foto por cauda de uma livro qualquer, ótima idéia!

Abraços,

Um livro qualquer?

Um livro qualquer?
Sim, pra mim a bíblia é um livro como os outros, escrito por seres humanos e não tem nada de sagrado... :)

Cada um com a sua opinião.