Estou interessado em fazer fotos sociais com minha Nikon D70. Normalmente nesses lugares a iluminaçao é muito deficiente. Gosto de usar flash apenas como luz de preenchimento e detesto aquelas fotos com fundo escuro.
Como tenho apenas a lente do kit (18-70/3.5-4.5), essa é uma missão praticamente impossível: tenho que usar longas exposições (1/30 ou 1/40) e ISO’s elevados (a partir de 800). Mesmo assim, muitas fotos saem borradas e com um pouco de ruído.
Minhas dúvidas são as seguintes:
É possível, nesse caso, fazer fotos com boa captação de luz ambiente com uma lente zoom de abertura f/2.8 e 1/60s?
Qual seria mais interessante: ou ?
Em tempo, aqui no Rio a Nikkor 50/1.8 custa cerca de R$ 500. A Tamron 28-75/2.8 sai por R$ 1.500, ou seja, três vezes mais…
Eu acho que a Tamron seria mais jogo por não ser prime.
Você pode variar no enquadramento sem ter que se mexer, enquanto que com a 50mm você teria de se mover para mudar o enquadramento.
Questão de praticidade.
A diferença de 1.8 para 2.8 seria de um ou dois valores na velocidade, portanto, eu acho que dá para se manter na faixa de 1/60s.
Abraços.
Olha a diferença em termos de pontos de luz é 1,5 pontos.
Agora vc tem que ver exatamente qual aplicação vc pretende, a Tokina tem uma 28-70 2.8 que é barata e muito boa tbm.
Agora não existe nada como uma lente prime, é quase uma regra que a qualidade das lentes prime é imbatível mesmo nas de baixo custo.
Não, temos 1 ponto de 1.4 para 2.0, 1 ponto de 2.0 para 2.8, na verdade seria 1,3 pontos a distância efetiva, mas eu arredondei pq poucas câmeras fazem incrementos de 1/3
Eu possuo as duas lentes e posso te falar que a Tamron é fantástica e a 50 1.8 muito boa. Sobre as fotos que queres fazer, se for a noite não tem como fugir do flash. Caso fores usar as lentes com grandes aberturas, iras perder profundidade de campo e não vais ganhar nada em iluminação.
Abraços
Luciano
Você tem as duas lentes, mas com mount da Canon, certo? Será que, no caso do mount da Nikon, pode-se esperar a mesma qualidade? Ouvi comentários que o AF da Tamron é muito lento e barulhento…
Ser a diesel até que passa, pois o barulho não aparece na foto. O problema é se for um fusquinha (muito lento) a diesel…
Vi que vc elogiou a Tokina 28-70/2.8, possivelmente por causa da qualidade ótica. Mas, como é o AF dela? Eu achei sua construção muito estranha. Veja . Não entendi como escolher entre MF/AF e como funciona os anéis de foco e zoom…
Olha Marcelo o AF da Tamron e da Tokina não é igual ao USM da Canon, ele realmente é mais lento.
A Tokina tem uma boa ótica e é muito barata, por isso que citei ela, a grande virtude da toquina é que ela tem um sistema que passa ela para manual usando o anel de foco, enquanto a Tamron é mais travada nesse ponto, uma outra vantagem é que a Tokina é construída feito um tanque, corpo inteiro em alumínio, é realmente uma lente muito forte e bem contruída.
A Tokina eu nunca tive, mas teve um amigo meu que usava ela em uma S2 Pro e ela tinha uma boa performance na S2 Pro.
Eu até gostava de fotografar com ela.
Realmente o AF da Tamron é um pouco ruidoso mas costuma ser preciso. Como eu faço foco manual não tenho problema com isso. E a qualidade ótica desta lente (pelo custo/benefício) compença qualquer barulho.
Abraços
Luciano