Hoje fui na 7 de Abril para comprar uma mochila Alhva, e fui atras de flashs. A Canon tirou o 500EX do mercado, e o pessoal daqui está vendendo somente o 580EX. Como forma de protesto, e por ouvir muitos bons comentários do Sigma DG 500 Super, resolvi perguntar aos Srs: Qual o melhor? Quais as vantagens e desvantagens de um e de outro. Vale a pena comprar o Sigma no lugar de um Flash Canon?
No fórum do 300d do DPreview o pessoal fala bem deste flash, que substitui o 550 sem problemas. Aqui no Rio na Recreio Digital está por 890, preço que bate quase igual ao da BH. Quanto está por aí?
B) Tenho um Sigma EF 500 DG ST e o mesmo deu pane na garantia. Parece que o revestimento dos contatos não é bem acabado, pq após brigar muito com a SOSECAL (pq diziam que estava perfeito, o mau contato era intermitente)eles desmontaram e fizeram uma limpeza, o que resolveu o problema. Deixei ele mês passado alguns dias com pilhas dentro e uma vazou, ainda bem que pouco. Uma limpeza de 20 reais em um sr. japonês daqui resolveu o problema.
O Sigma tem um acabemento pobre, transmite fragilidade. O original é bem melhor. Quanto ao modelo Super eu não sei o que tem a mais que o meu, já que é um pouco mais caro. O meu não tem regulagens nem tela lcd, é controlado pela câmera, ou seja, é automático.
Bye
Olha em termos de recursos é o SIGMA 500DG Super E-TTL II tem exatamente os mesmos recursos do 580EX, é mais potente e recicla mais rápido, o único porém é o que o Zeiss falou, o acabamento é bem mais pobre, mas gosto muito do desempenho deste flash eu que sou bem fresco comprei um recentemente para Nikon.
Zeiss o seu é mais próximo do 420EX ele não tem quase nenhum dos recursos do Super.
Pelo jeito tenho que ir com paciencia na 7 de Abril para ver isso. Mas eu tenho ouvido ótimos comentários desse Sigma. Eu também sou um pouco saudosista, então não me encanta muito esses genéricos. Mas é preciso aceitar a diferença de preços (mesmo pq aqui só estão vendendo o 580EX e eu não vou pagar nem a pau 2.000,00 num flash!).
Olha Fernando eu nem sei pq esse é lançamento…
Mas se for o DG já é compatível com a 300D, a diferença é que ~quando usado com a 20D e a 350D ele vai funcionar como E-TTL e não com os recursos E-TTL II
Yep, é o que eu disse.
O DG serve tanto nas E-TTL como nas E-TTL II, porém funcionando apenas com os recursos E-TTL.
O DG E-TTL II tbm funciona em ambas as câmeras, mas nas E-TTL (como a 300D) ele funciona apenas como E-TTL, enquanto nas E-TTL II (como a 20D) ele tem os recursos E-TTL II ativados.
Se não me engano todos eles funcionam em E-TTL II, pois isso seria uma caracteristica do modo de medição da câmera e não do flash. Posso estar enganado, mas acho que faz sentido visto que é o sensor da câmera que manda o flash disparar a uma dada potência e não o flash que calcula a expo.
Fora isso, já usei ele de todas formas imaginarias:
*Na sapata;
como 2.o flash usando a flash embutido da 10d para disparar ele;
Usando ele para controlar meu 420EX usando o sistema E-TTL Wireless;
Colocando ele num Hazy para fazer Still.
Nunca me deu problema, e gosto muito de usar ele controlando o 420EX.
:denken: :denken: :denken:
legal isto, é a dúvida que tenho.
Então pelo jeito posso usar um flash sigma controlando um canon e vice-versa.
Nunca usei um Canon controlando o Sigma por não ter um Flash Canon com opção Master. Só tenho o 420EX que só funciona como Slave. Mas funciona sim, e muito bem.
Com o 500 Super você tem todos os comando em até 3 grupos de flash e seleciona a compensação de exposição de todos os flashes a partir do Sigma. É muito legal. Nos grupos A e B* (1 e 2)* vc compensa por RATIO (8:1, 4:1, 2:1, 1:1, 1:2, 1:4 e 1:8) no grupo C* (3)* você compensa por pontos (-2 0 +2).
Só tem uma diferença de nomenclatura entre Canon e Sigma, na Canon os grupos são A,B e C e nos Sigmas 1,2 e 3 respectivamente.
O 500 super ainda tem a fotocelula embutida o que permite que ele seja disparado por qualquer outro flash, você pode usar ele numa Aiptek.
Acho que a coisa mais curiosa que já fiz com um sigma foi meu sigma para Nikon controlando o sigma para Canon do Fernando e meu sigma para Nikon controlando o 550EX… Rs… Acho que essas foram as coisas mais interessantes que já fiz com esses sigma…