Olá pessoal,
Tenho o sistema da ELINCHROM “EL-SKYPORT” que é o receptor e o transmissor! Um fica acoplado na sapata do flash na camerá e outro fica no flash acoplado atraves de um cabo sync. Alguém poderia responder se ele funciona bem em TTL com o flash da CANON o 580 e/ou o 580II? No modo manual ele funciona muito bem, mas tenho percebido que no modo TTL ele costuma dar uns canhões de flash, tipo como que se estivesse estourando em modo manual de 1/1, que é a potência máxima no modo manual. Será que no modo TTL ele funciona em potência total mesmo? No TTL ele joga muita luz mesmo e o objeto/modelo sempre fica muito estourado, melhora bem quando coloco a abertura em f/22! Minha camera é a 20D e 5DII. Obrigado Rick
A esmagadora maioria destes conjuntos TX/RX não transmite informações de controle, e portanto não opera em modo TTL, apenas em Manual.
O sistema transmite apenas o pulso de disparo, e portanto o flash configurado para TTL, sem receber informações, irá disparar em potência máxima. Você precisa colocar o flash em modo manual, e configurar a potência mais adequada para as fotos.