A fotometria funciona com objetivas Zuiko nas DSLRs digitais da Olympus?

Com qual adaptador, se isso for possível? O MF-1 mesmo, ou outro?

Qualquer adaptador. O fotômetro não é prejudicado pela montagem da lente.

Mas que vantagem em relação às Nikon! Acho que agora vai ser difícil ficar com a D90 que comprei.

Até porque sempre fui muito mais Olympus que Nikon, principalmente pela leveza e o pequeno tamanho, a ergonomia dos equipamentos.

Estendendo um pouco a pergunta, se não for pedir demais da paciência dos colegas: onde poderia adquirir uma E-620? Penso seja a mais avançada das DSLRs da Olympus (ou estarei enganado?) Encontrá-la no Brasil tem sido difícil.

Gostaria de saber também se existe assistência técnica para ela por aqui.

Uai, não entendi… as Nikon também deveriam ter fotômetros funcionais com lentes herdadas… ¿ou o problema é a distância de registro da baioneta ao plano de imagem?

Estendendo um pouco a pergunta, se não for pedir demais da paciência dos colegas: onde poderia adquirir uma E-620?

. Ou no Exterior…

Penso seja a mais avançada das DSLRs da Olympus (ou estarei enganado?)

Dependendo do aspecto avaliado, é ela, a semiprofißional E‐30 ou a profißional E‐30?

Gostaria de saber também se existe assistência técnica para ela por aqui.

Há um ano houve rumores de que estava sendo planejado, creio que a crise deve ter atrasado os planos. Teoricamente, quem vende no país tem de dar suporte, mas no caso da Plug Informática seja feito via substituição.

As Nikkor AI-S que eu tenho funcionam na D90, mas sem fotômetro.

Agora me ocorreu que não sei exatamente o que você quer dizer com ‘fotômetro’. O fotômetro das Quatro Terços funciona, sim, com qualquer lente manual — é claro que aí o fotógrafo é quem controla abertura e tempo de . A única limitação significativa é das Canon que não têm abertura controlada por meio de controle da própria lente, mas alterada eletronicamente pela câmera, portanto não merecendo o nome de manual a não ser em relação a foco.

Além disso, a Olympus publica(va?) uma lista de compatibilidade de lentes Zuiko OM antigas… não lembro se é só porque algumas lentes geram vinhetagem e aberração cromática nos cantos, ou se há alguma limitação em algumas como foco no infinito. De qualquer maneira, há relatos de lentes Zuiko OM que não estão(avam?) na lista e funcionavam perfeitamente. Creio que há também lista(s) assim para Micro Quatro Terços, mas não tenho certeza e estou sem tempo de procurar agora.

Finalmente, pelo que li em , as lentes Nikkor AI‐S têm limites mesmo com os corpos Nikon.

Achei também a , mas parece ser um esquema como o da , que é ainda mais arriscado que o Brazil Speciaļ…

Parece que as Panashop estava demonstrando câmeras Quatro Terços, não sei se Micro ou não, nem se chegaram a colocar à venda aqui.

O fotômetro funciona sim, sem problemas.

Além das lentes Zuiko, outras lentes, por exemplo as M42, quando usadas com adaptador nas Olympus digitais também dão fotometria?

Jack

Pelo que eu saiba sim, utilizo na minha Canon objetivas m42, OM e pentax K. funciona normal, só que as vezes, só as vezes, ele erra na fotometria… uns 2 pontos de luz mais ou menos…

Leandro, v ja comprou na Plug??? tem preços muito bons, e to querendo saber se é confiavel…

grande abraço!

Olha, cheguei lá por indicação do pessoal de Informática de meu último emprego, eles compravam sempre lá.

Infelizmente, ainda não tive condiçõe$ de experimentar.