Tô achando o fórum meio apático. Tenho entrado pouco também. Devido uma alta nos trabalhos :worship:.
Então resolvi trazer aqui uma pimentinha pros nossos próximos dias.
Como alguns sabem, eu trabalho basicamente com ISO alto. Sempre acima de 3200. E meu set é composto por uma 5D MKIII e uma 80D.
No último trabalho, um espetáculo de 7h de duração (imaginem como ficou minha bunda - sentado 7h c/ 2 intervalos de 10’ para ir ao banheiro) resolvi usar a 80D com a 24-105 f/4 e a 5DMKIII com a 70-200 f/4, pois o palco tava meio longinho para fazer o contrário.
Durante o espetáculo me chamou atenção algo que já havia percebido há tempos, inclusive já falei sobre isso em algum tópico aqui: A 5D precisa de ISO mais alto pra chegar na mesma exposição (comparando vel e abert similares) do que a 80D.
Sem uma comparação programada e controlada, a média é ISO 4000 na 80D e 6400 pra 5D, e mesmo assim ainda tem uma exposição levemente maior na 80D.
Depois dessa looonga introdução, vem o meu questionamento / encafifamento.
Quando comparamos o desempenho de uma câmera “cropada” com uma FF em altos ISOs não estamos sendo injustos?
O certo não seria compararmos as imagens numa mesma exposição? Tanto no quesito ruído quanto em nitidez?
Enfim, achei uma discussão interessante e gostaria muito de ouvir o entendimento dos amigos com mais conhecimento técnico que eu (quase todos :hysterical:).
Tem que ver que tem diferenças de luminosidade entre lentes também, mesmo na mesma abertura… Se conseguir, faz de novo o teste usando a mesma lente nas duas câmeras (e no mesmo comprimento focal). Ainda assim eu acho que deve dar alguma diferença, pois são câmeras de gerações diferentes. ISO não é algo padronizado.
Já fiz. Meu set usual é 5dmkiii + 24-105 e 80d + 70-200.
A 80D sempre é mais “clara”.
Mas nem tô questionando isso.
Entendo que possa haver diferença até entre duas câmeras do mesmo modelo.
Questiono a comparação de desempenho (ruído principalmente) entre uma e outra em MESMO ISO, quando na verdade deveríamos comparar com ISOs de exposição semelhante. Entendem?
Nando, a questão do ISO nos dias de hoje nem é algo tão relevante assim. Pra comparação, uso a T3i e a T2i . A T2i que é uma 7D Mark 1 simplificada aguenta um ISO 3200 de boa em formato RAW. Realmente nada que um pequeno ajuste não resolva, o ruído não é tão visível sabendo usar a técnica para expor pra direita (geralmente uso modo AV e exposição em +1) .
Justamente a T2i me gera um imagem com menos ruído em ISO 3200 do que a T3i rsrsrs . As duas em 6400 de ISO são inviáveis de se usar (ruído muito perceptível).
Em relação a 80D , arriscaria usar ISO até 6400, sem grandes chances de perda. Comparar sensores diferentes em tamanho não rola mesmo, visto que um sensor maior sempre poderá captar mais luz, com menor ruído. Mas essa não é uma questão tão incomoda nos dias de hoje, salvo os caras do fórum que adoram ficar dando zoom 100% pra ver se acham ruído kkkk
Existe uma pequena variação entre as câmeras, não sei se é algo referente ao sensor mais processador, ou oq seja, mas mesmo em estúdio eu vejo isso sempre (durante os workshop que dou o pessoal trabalha com diversos modelos de câmeras), e não é de FF pra Crop, as vezes de Crop pra Crop e FF pra FF, da mesma marca ou marcas diferentes… na mesma fotometria todos fotografando no mesmo cenário com luz controlada algumas ficam subexpostas outras superexpostas…
Outra coisa, o certo de fazer o comparativo seria fotografar a mesma cena no mesmo corte de imagem pra ter uma ideia real, eu fotografei muitos anos palco, cenas abertas exigem exposições diferente de cenas fechadas, por mais que a “fotometria” seja a mesma… (não estou dizendo que ai sim vai ficar igual, pode ser que sim ou não, como mencionei anteriormente, mas ai seria um comparativo mais “certo”)…
Teve um topico que disseram que APS-C tinha ISO “falso” porque o sensor era menor.
Como se tivesse que aplicar um fator de crop no ISO.
Eu fiz uma foto com uma T3 e uma 5D, usando a mesma lente, 50mm 1.8 senão me engano.
Mesmas configurações de ISO, abertura e velocidade.
A exposição e o histograma foram praticamente idênticos.
O “melhor ISO” depende da cena.
Não é algo que se possa discutir sem análise da cena, na minha concepção.
ISO base é meramente a sensibilidade nativa do sensor. Comparando aos filmes ASA 100, ASA 400, etc.
O resto são amplificações eletrônicas ou digitais. Tanto pra mais, quanto pra menos.
Mas não necessariamente o ISO base seja o melhor. Pois todas as câmeras têm uma zona de ISO sem nenhuma perda de qualidade na imagem. Chamam-na de “ISOless”. [emoji848]
Como já disseram o ISO varia de sensor para sensor, não é algo padronizado, isso gera uma boa diferença.
Alguém postou uma tabelinha uma vez mostrando a diferença entre a exposição dos ISOs de vários fabricantes e em uma mesma marca vemos variação de mais de meio stop!
Outro ponto é a lente, a luminosidade que passa por elas pode ser diferente mesmo ambas sendo f4, isso gera outra diferença (menor)
Juntando essas duas diferenças temos esse 2/3 de stop que vc vê entre as duas!
O que você quer fazer não é exatamente justo, pois é uma comparação entre sensores de gerações diferentes, mas se você quer apenas ver a performance e evolução entre sensores o ideal é sim igualar as exposições com mesma abertura e velocidade, mesmo que o ISO fique ligeiramente diferente.
Por isso a maioria dos comparativos entre marcas são bem mal feitas, colocam no mesmo ISO, mas as exposições ficam diferentes…
Exatamente, não tem absolutamente nada a ver com o tamanho do sensor ou do filme.
Com filme, por exemplo, existem câmeras de médio formato que podem fazer fotos em multipos formatos. Tenho uma que faz 6x9, 6x6 ou 6x4.5 dependendo se usa ou não uma máscara (um crop) sobre o filme. A exposição é rigorosamente a mesma, independente da área exposta.
Já fiz uma brincadeira com uma A7 fazendo uma máscara de plastico fino preto do tamanho de um sensor 4/3 e o comportamento foi exatamente o mesmo, sem alteração.
O que acontece é justamente como o Lucas disse, O ISO 100 de uma não necessariamente é igual ao ISO 100 de outra, pode ser um 120 por exemplo. Também tem o problema que o T-stop pode ser razoavelmente diferente do F-stop. Some tudo e a charada está resolvida.