A Nebulosa da Roseta, Caldwell 49

Salve!

Achei que era tempo de aprender algo novo, então aprendi a processar astrofotos em canais separados. A estratégia não é tão complicada, mas a execução demanda alguma prática. Ainda estou aprendendo, e espero não estar exagerando na edição.

Logo após o empilhamento, faz-se a eliminação de gradientes (normalmente causados por poluição luminosa), calibração de cores (pra que as estrelas tenham as cores que deveriam ter - o equivalente a um ajuste de WB, porém mais científico) e separação das estrelas (pra não bagunçar a cor delas durante o processamento da nebulosa). Até aqui, tudo como eu sempre fiz.

Então, meu novo processamento, a partir da imagem da nebulosa, separamos a imagem em 3 canais, vermelho, verde e azul. Do canal vermelho, fazemos uma cópia, que vai ser o canal de luminância.

Em seguida, esticamos cada canal individualmente (ver meu post sobre empilhamento e esticamento). O vermelho, verde e azul devem ter um tom cinza de fundo aproximado entre elas, e contêm as cores que vão “pintar” a luminância. O canal da luminância é esticado de forma a otimizar o contraste e detalhe. Neste canal, o fundo deve ser escuro, e os tons de cinza devem estar bem pronunciados.

Logo após o esticamento, removemos o ruído de cada canal separadamente. Como cada canal é uma imagem cinza, só tem ruído de luminância, e zero crominância, fazendo com que a remoção de ruído seja bem mais eficiente. Então, ao se juntar os canas de volta, temos um sinal bem mais forte que quando removemos o ruído de uma imagem colorida.

Depois disso, usei uma palheta de cores normalmente usada pelo Hubble, chamada HOO. Esta palheta consiste em aplicar o Hidrogênio (vermelho profundo) ao canal vermelho (R), Oxigênio (parte verde, parte azul) ao canal verde (G), e a mesma proporção ao canal azul (B). Isso é bem comum pra mostrar a presença de hidrogênio e oxigênio em uma determinada nebulosa.

Chega de papo, eis a foto.

3 curtidas

Cara, na minha santa ignorância não tinha a minima idéia da existência de tanto verde/azul (oxigênio não é isso?) por aquelas bandas de lá!

2 curtidas

Uau!!! Explicações e fotografia…

‘ignorância’ + eu

1 curtida

Como sempre de cair o queixo !

Uma informação adicional: O diâmetro aproximado da C49 é de 130 anos-luz. Ou seja: É grande !

1 curtida

Isso tem mais ou menos 1.4 graus de campo, ou seja menos da metade da M31, mas com um brilho muito menor… É um desafio fazer essa imagem com essa qualidade.

Talvez com uma 300mm na KF de 24 MP de para fazer alguma coisa que preste…

1 curtida

Que espetáculo! E pensar que somos um grãozinho de areia em meio à essa vastidão

1 curtida