A postagem do cliente

Bom dia amigos. Estou iniciando na fotografia e com um mega problema. Ja aconteceu duas vezes.
A primeira minha cliente postou as fotos que enviei para ela no facebook lite, ficaram horríveis, entrei em contato e pedi para apagar.
A segunda quando ela foi postar no instagram, não selecionou a foto inteira, deixou no automático 1x1 e cortou as laterais, tirou totalmente a caracterização da foto. Essa segunda eu não falei nada.
Como vocês fazem nessas situações? Eu to muito perdida… será que todas as minhas fotos terão que ser 1x1? Isso acontece com vocês também??

Normalmente o fb detona as fotos mesmo vc tem que enviar com melhor qualidade; Já a questão do Instagram, explica a situação pra ela, e envie a foto retrabalhada na proporção que vc deseja ou ainda dentro de um quadro com bordas brancas.

2X

1 ) Converse antes de enviar, alinhe isso com os clientes e já prepara os arquivos da maneira que atenda a qualidade X característica de cada mídia social
2 ) Faca vc mesmo suas postagens, alem do cliente. Não serão todos que farão postagens, alias nem serão todos que deixarão vc fazer
3 ) Relaxa! Talvez no seu momento (começando) seja importante, mas não sera uma foto com qualidade ruim (frente a um trabalho bom) que vai te dar prejuízo. Eu quase já não uso mídias sociais…conheço outros fotógrafos que já não dão aquela importância tb. Relax!

Abs
M Rezende

Também tenho esse problema, e ainda pior: tem uma cliente que sempre faz ensaio, mas na hora de postar ela além de cortar põe aqueles filtros do Instagram… Não sei como proceder. :doh:

As fotos que eu entrego a cliente eh dele e ele faz o que quiser no sentido de apresentacao e alteracao, no meu ponto de vista. Tem gente que coloca as fotos preto e branco que fiz em moldura dourada ou em moldura com plastino no lugar de vidro. Fica pessimo e o o plastico tira o contraste da foto vista a olho nu ou em vidro de qualidade. Mas eu nao me importo.

O facebook e instagram do cliente nao eh meu portfolio. Eu mesmo nao me importo em cortar bordas e perca de qualidade em fotos que coloco no meu instagram. As fotos ali, para mim, sao mera amostras. Tal como quando eu vejo uma obra visual que gosto, fico com desejo de ver a obra pessoalmente, para poder de fato saber como ela eh.

Nao eh uma critica ou ataque de quem pensa diferente. Caso eu tenha soado agressivo, nao se ofenda. Eu estou apresentando minha perspectiva. Eteja a vontade para considerar ou descartar.

2X

Embora entenda que ele cliente possa, do nosso ponto de vista (como fotógrafos) ou do ponto de vista de um milhão de possíveis consumidores de fotografia, estragar uma foto com essas alterações… a foto e dele! Ele da o tratamento que quiser.

Mas com certeza ha uma dissonância ai…pode ser meio abstrato esse papo, mas teoricamente o cliente contrata sem ver o portfólio, ou fotografo mostra uma coisa e entrega outra. E aqui tb devemos abrir uma exceção: O cliente amou sim as fotos, o fotografo fez sim um bom trabalho mas…mas…o cliente não resiste a uma modinha ridícula de mídia social, e fode com tudo na hora de bostar, digo, postar as fotos :hysterical:

Abs
Rezende

Sinceramente o problema é você.
Desapegue.

3X

Perfeito :ok:

Hahaha, ok, vou treinar na arte do “desapega, desapega” :smiley:

Obrigada pela dica.

Obrigada a todos pelas respostas. Eu ainda estou comecando mesmo, ainda não montei portfolio, esses ensaios fiz pra poder pegar um pouco de experiência e começar a montar meu portfolio. Vou ficar mais atenta ao diálogo com o cliente e nao esquentar cabeça quando o cliente postar a foto de um jeito q não me agrade muito. Minha dúvida era se isso poderia manchar minha imagem como fotógrafa iniciante. Obrigada a todos mesmo. Ajudou bastante!!!

Simples: eu gero duas versões da imagem. Uma sempre em qualidade máxima, pra cliente poder revelar, e outra específica pra redes sociais. Exportar ambas as versões é bem fácil no Lightroom.

Se o cliente te der os creditos, vc comenta algo assim na postagem:
“Obrigado Fulano, no entanto o credito na edicao final nessa foto em particular eh todo seu. Quem estiver interessado em ver essa foto mais do meu trabalho com a edicao original e melhor qualidade, encontrara no meu portifolio [link para o seu site com suas fotos]”

E ai você entrega as duas para o cliente e explica para ele postar a específica para redes sociais? E ele posta correto?

Sempre fiz assim e na entrega isso e explicado. Tb o nome do arquivo finaliza em Baixa Resolução e Alta Resolução. O arquivo em Alta Resolução ele nem consegue postar.

Gostei da ideia, vou fazer esse teste. Você entrega pelo google drive?

Tambem…ou pelo Dropbox…Pen Drive, DVD…como ele preferir…se quiser mando ate pombo correio. :smiley:

ta ai um servico diferenciado.