Abertura F/stop

Olá amigos, como todos sabem sou principiante e curioso nesse fabulosos mundo, nem tenho camera semi e já encho vcs com minhas perguntas.
Vamos lá:

As aberturas de F/stop tipo 2.8 a 22, corresponde a configuração da máquina ou da Objetiva?

Tipo assim quando eu for comprar uma camera e achar que tem pouco abertura, não tera como mudar, agora se for objetiva tem jeito né? pq as vezes vejo ofertas só de corpo da máquina, por isso a dúvida.

Abraços.

É uma função que está incorporada no conjunto ótico…
Se você for comprar uma câmera com lentes intercambiáveis você poderá simplesmente trocar de lente e cada lente terá um range de abertura diferente.

Não se se entendi, desculpe,

Mas tem a ver se eu comprar uma máquina com uma abertura e uma objeitva com outra teria uma maior ou menor abertura, ou nada a ver?
Tipo assim comprei só o corpo da máquina mas ela possui uma abertura pouca (F 5.6) e gostaria de (F 1.4) ou á máquina não tem abertura e só a Objetiva?

Robson, como disse o Léo, a abertura é da lente. Se a lente é fixa, o range de abertura é fixo. Se as lentes são intercambiáveis a abertura vai mundar de acordo com a lente que você usar. Comprando o corpo da câmera, você pode escolher as lentes que vai comprar pela abertura que te interessa. O problema é que as lentes com abertura maior são mais caras. Algumas bem mais caras que o corpo da câmera.

Não, a pergunta foi outra, assim ó, pra dizer mais simples:

f/stops correspondem à abertura do diafragma, que regula o volume de luz a chegar até a mídia (sensor, filme). Ele fica NA LENTE. Mas nas digitais, a grosso modo, tu regula isso sempre PELA CAMERA.

Sacou?

“Range” é a gama de opções que tu tem, desde a menor até a maior abertura. Isso varia de lente pra lente.

Puts, vcs são demais, é isso que queria saber. Valeu, Xiru, Carlos TM, Leo Terra.
E eu pensava que fosse da máquina, muito bom. valeu