A quantidade de luz que entra numa lente 2.8 num sensor cropado é menor do que a que entra num sensor fullframe e maior ainda numa MF? No caso numa MF com uma lente 2.8 eu faria a fotometria com alguns pontos de velocidade acima comparado a um FF?
Ou a unica coisa que muda nesse caso é a profundidade de campo?
Nada muda, André! A quantidade de luz é a mesma e a profundidade de campo também. A diferença é que a imagem gerada por uma APS-C é uma imagem cortada (como se houvesse um crop na pós, por exemplo)…
Também fiquei com esta dúvida, mas em relação ao DOF.
Quer dizer então que a profundidade de campo de uma lente (50 mm, por exemplo) na abertura f/2.8 (por exemplo) será a mesma, seja em FF, cropada ou MFT?
Na prática, tive a impressão que focar (foco manual) em f/1.4 é mais fácil na MFT.
o DOF nao muda? Estranho…sempre ouvi que o DOF em MF era totalmente diferente, inclusive eu mesmo vejo diferença no DOF de uma MF pra uma FF… vamos criar uma suposiçao:
Estou com uma lente em 90mm e 2.8, faço um click a uma distancia mediada modelo(vamos usar como exemplo uma pessoa de estatura media), digamos que 10 metros pra conseguirmos enquadrar a modelo inteira no quadro… Faço o mesmo ENQUADRAMENTO com uma FF em 90mm e 2.8, ou seja, eu chegaria mais perto, aumentando o DOF… agora faço o mesmo enquadramento com uma 90mm 2.8 em MF, ou seja, chegaria mais perto ainda(talvez uns 5 metros pra conseguir o mesmo enquadramento)
Seria essa a diferença? Quanto mais perto do sujeito e maior a abertura, menor o DOF e maior a sensaçao de diferenciaçao do DOF em MF pra cropado, por exemplo? Quando falas que nao muda nada em questao de DOF Pedro queres dizer que nao mudaria caso eu nao alterasse a distancia entre o sujeito e a camera, certo? Cropando a imagem do MF para ficar no mesmo enquadramento da APS-C eu teria o mesmo DOF, correto?
E a questao do achatamento de planos das lentes? Sabemos que uma 90mm tem um angulo de visao bem diferente em MF do que em FF, em 90mm em MF ela seria basicamente uma lente “normal”, mas o achatamento de planos seria equivalente ou nao mudaria nada para uma 50mm em FF(ou a equivalente, que nao sei ao certo)?
de qualquer forma, eu nunca conseguiria uma imagem com as mesmas caracteristicas óticas de uma imagem feita em 90mm 2.8 em MF com uma cropada, certo? Enquadrando corpo inteiro em 90mm e 2.8 numa medio formato eu precisaria de uma distancia muito menor do que com uma cropada, me distanciando do sujeito eu perderia em questoes de DOF, só manteria o achatamento de planos
Entendi agora! A minha duvida sobre a entrada de luz seria porque o sensor é maior, entao captaria mais luz… mas é viagem minha, nao faz sentido algum no fim das contas
Entra mais luz sim. A quantidade de energia que atinge e sensibiliza o sensor é maior, ou seja uma quantidade maior de photons passa pela lente e chega no sensor. O sensor tem área FF é maior e precisa sim de mais luz para manter uma mesma exposição. A exposição é proporcional.
O DOF muda completamente, o dof de um sensor cropado é bem diferente que um FF, de um celular que tem o sensor pequenininho é da mesma forma diferente, e o la do outro lado, nas câmeras GF tbm muda completamente.
A compressão dos planos é diferente porque a distancia focal é diferente, para se manter o campo de visão tudo fica diferente.
porém compressao de planos nao tem a ver exclusivamente com a lente? Quando mais telefoto for a lente maior a compressao entre o primeiro e o segundo plano.
Veja, estou falando de compressao e achatamento de imagem!
A compressao de uma 400mm em FF e de uma 400mm em cropada é a mesma, o que muda é o fator de corte
Um dos motivos que leva um sensor FF ter maior sensibilidade ISO que um cropado é o fato de que entra mais luz (mais energia) dentro de uma mesma exposição.
é a isso que me refiro…eu nunca consiguiria com uma cropada ter a mesma imagem com o mesmo achatamento de planos e mesmo DOF em uma MF! Pois com a MF e uma 90mm em 2.8 eu consigo chegar bem mais perto do sujeito do que com uma DX!
na verdade o ISO consegue ser melhor por conter mais pixels por polegada que efetivamente captam luz, sendo assim o processador de imagem da camera consegue transformar aquela informaçao em cores reais sem interpolar tanto… o tamanho do sensor nao esta ligado diretamente a qualidade do iso, tanto que as MF digitais vao até ISO 800 no maximo(ta certo que para quem usa MF normalmente é estudio e luz controlada e nao precisa de ISO alto)
A questao é; A exposiçao muda? Na mesma situaçao de luz com uma cropada eu usaria 1/200 e f2.8 ISO 100, com uma FF eu poderia usar 1/250 e em MF 1/400(hipoteticamente?) para ter a mesma leitura na fotometria? Se sim, como os fotometros de mao trabalham? Ja que nunca ouvi falar de colocar o tamanho do sensor no calculo de fotometria
É assim óh, por exemplo, comparando uma 6D com a 70D, ambas tem uma resolução parecida. O sensor maior da 6D é menos denso, tem menos pixels por unidade de área… apesar de as duas terem a mesma resolução. O ISO representa a sensibilidade do filme ou do sensor, ou seja, dentro de um determinada exposição a sensibilidade ISO do sensor tem a ver com a capacidade de registrar uma imagem. Comparativamente em uma câmera FF entra mais luz porque o sensor é maior. Cada pixel da 6D é um copinho maior, cabe mais energia dentro dele, assim sendo entra dentro dele mais photons (mais energia), porque ele é maior que o da 70D, e assim sendo ele tem mais facilidade de registrar os detalhes da imagem.
A exposição é proporcional, explico:
Por exemplo, pega uma lente de MF na mão, e uma lente FF na outra, veja como a MF é maior, o diâmetro interno dos vidros dela é maior. Isso porque o tamanho do quadro do filme ou do sensor tbm é maior. Agora vamos pensar apenas no filme (ou sensor). Se a área do filme é maior precisa entrar mais luz dentro da câmera para se manter a mesma relação de exposição. Luz é energia, se não entrar mais energia (= luz) não se consegue manter a mesma relação de exposição. Assim sendo a lente tem que ser é maior, para se manter a mesma exposição.
Complementando, deixa ver se eu consigo exemplificar melhor:
Na cropada, a entra menos luz no sensor, que é um pedacinho de área menor, e neste sensor os copinhos são menores (pixels menores), então a capacidade de registrar a luz é “X”
Na FF, a área do quadro é maior, e os copinhos são maiores tbm. Se o copinho é maior, entra mais luz dentro dele, então a capacidade de registrar a imagem é maior que “X” da cropada, em outras palavras ela tem maior sensibilidade ISO.
Vamos ficar por aqui pra não entrar na questão da resolução das lentes e no tamanho dos lâmbidas de cada cor…
O f-stop tem sempre relação com a distância focal. Por exemplo, o tamanho da abertura de f/1.4 numa APS vai ser menor que 1.4 numa FF, que vai ser menor que 1.4 numa MF (considerando a distância focal equivalente, para manter o enquadramento igual entre as câmeras). O quanto de luz vai passar não tem nada a ver com o tamanho do sensor. O sensor é apenas uma base que vai estar recebendo a luz. A questão é que para ter o mesmo enquadramento, para sensores maiores vai ser preciso lentes com maiores distâncias focais, que terão aberturas maiores e, consequentemente, passará mais luz.
A luz que passa por um orifício vai sempre ser a mesma se o orifício tiver o mesmo tamanho, independente do que ela vai atingir (sensor). Logo, se mantiver a mesma abertura, em APS ou FF o DOF vai ser o mesmo. O problema é que, como mencionado antes, em câmeras com sensores de tamanhos diferentes vamos ter aberturas com números f iguais, porém com tamanhos diferentes, para manter o mesmo enquadramento. Logo se pensar: “vou usar o mesmo valor f numa compacta e numa FF” e vou ter o mesmo DOF, a resposta é ERRADO! O DOF vai ser bem diferente. Bem maior na compacta, onde pela pouca distância da lente, a abertura é bem menor.