Acidente com lente 70-300mm VR

Pessoal,
Tive um problema e gostaria da opinião de vocês: tenho uma AF-S Nikkor 70-300mm f4.5-5.6G ED VR e o destino cruel fez com que um acidente acontecesse. A lente caiu de minha mão enquanto tentava colocá-la na câmera. Ela caiu sobre um monte de areia, como consequência, um pouco de areia entrou pela parte traseira. Fiquei desesperado. Dei batidas leves para tirar toda a areia. Percebi que no outro dia ainda consegui tirar mais areia. Visualmente não vi mais nada, mas depois de um tempo descobri um pequeno grão de areia na parte da frente da lente e sinto algo roçando quando faço o foco. Aparentemente não vejo problemas com as fotos, mas gostaria de alguma dica para verificar se realmente aparece alguma aberração na foto (tipo tirar uma foto para um determinado local e ampliar) e se vale a pena levar numa assistência para fazer a limpeza. Tem ideia de quanto é o valor para limpeza numa lente como essa?

Desde já agradeço.

Tenho essa lente, “Boba”, e recomendaria mandar para a assistência enquanto o problema for só limpeza: esses grãos que ainda estão lá serão “moídos” e reduzidos a uma poeira sílica que vai detonar sua lente. Já viu uma zoom aberta? Pois é, plástico e graxa preta por todo lado, o que transformará o interior de sua zoom, uma daquelas com rapidissimo autofoco, em uma porqueira daqui a pouco… :dizzy_face:

partículas soltas dentro da lente nunca é boa coisa…

partículas soltas dentro da lente nunca é um bom sintoma… melhor levar para limpeza, pode até ter sorte e não acontecer nada… eu não arriscaria… se vc informar sua cidade o pessoal pode indicar um local…

Claro que sim. Sou de Recife.

Valeu pelas respostas.

Por questões de foco, meio complicado sair nas fotos, pois a lente sempre foca à frente dela e nunca nela mesma internamente, o correto seria enviar para uma assistência técnica para a limpeza, se puder ser a própria Nikon melhor por se tratar de uma lente carrissima e uma dica muito importante, tomar mais cuidado ao trocar de lente, se fosse numa superfície mais rígida e quebrado algum elemento seria pior, muitas vezes é equipamento perdido, quando for sair e se for usar somente ela, já deixe na câmera, assim melhora até mesmo a questão de sujeira no sensor, gosto de botar a câmera em algum saco plástico na hora da troca de lentes em local seguro contra quedas e etc

Manda pra alguma assistência abrir e limpar. Tenho absoluta certeza que sai mais barato do que comprar uma nova, e tentar fazer isso em casa é pedir pra jogar a lente fora! :ok:

2x Não é um espelho de banheiro, mas sim uma lente carissima :eek:

Fala cara. Também sou de Recife. Todo mundo indica aqui o André Alves, fones:
99155-8098
99821-2040
3376-7024

Só atende a partir do meio-dia. Fica em frente ao cinema São Luiz, do outro lado da Av. Conde da Boa Vista.

É a zoom tele mais barata da Nikon para full-frame, aliás uma das mais baratas da empresa para esse formato… :dizzy_face:

Efilho tem a AF Zooom-Nikkor 70-300mm f/4-5.6G que é em torno de uns 500 Reais, mas estamos falando da outra versão AF-S com VR que custa uns 2000, Não vou afirmar muito sobre a questão comparativa de preços com as demais lentes, mas é uma lente cara, custa mais que 2 salários minimos e tentar reparar uma lente é arriscado minha 28-80 quando comprei ela tinha fungos e eu sempre soube disso, mas quando foi possível eu mandei pra um reparo, na ocasião a limpeza me custou 150, melhor pagar 300 se for o caso, do que pagar 2000 por outra lente, eu talvez nunca terei a 70-300 com VR, mas sei o quanto é delicado e se algum grão de areia arranhar algum elemento ótico, só polindo a lente e vai custar mais caro, pra lente perder a distância focal, se algum elemento ótico sair do lugar perde o foco, melhor mandar sempre em assistência

Parece que temos até indicação de assistência para a dona do tópico!!!

Não, é a AF-S VR G mesmo, comprada na Nikon BR por mais ou menos R$ 1800 em janeiro, justamente por não poder pagar os R$ 6500 (na época) pela 70-200/4 na mesma loja… :ok:

Opa! Dono do tópico :wink:

Pessoal, valeu pelas dicas, vou entrar em contato com o André Alves.

:smiley:

Desculpe, mas alguns nick me confundem

Fik tranquilo :ok: