Estava devendo o review desta lente, pois logo ao adquirí-la tive uma fratura no escafoide da mão direita e praticamente não fotografei mais. Ontem peguei a tralha, coloquei as lentes pra pegar um sol, fiz uns clicks com a 12-40 pro. Hoje atualizei todos os corpos e lente, e agora a 12-40 não é mais reconhecida em nenhum dos corpos.
finalmente eu reinstalei o firmware. Voltou ao normal. Não sei se o Olympus Digital Camera Updater aceita fazer isso mesmo com o firmware atualizado, mas…
Não sei se o reflash do firmware foi o “consertador”, acho que a câmera depois disso tudo “pensou” que a próxima seria “abrir para ver o que tem dentro / lixo” e voltou ao normal…
Oi efilho, mas no caso a lente não foi reconhecida em nenhum corpo, e todas as outras lentes funcionam. Acho que ela foi pega pelo firmware update que falhou. O duro é que eu nem sei se a Olympus daqui tem gente especializada o suficiente para trabalhar nesta lente.
Resetar a lente e reatualizar o firmware funcionou com minha NEX, creio que vc mesmo vai resolver. Se já fez isso e tem o invoice e cartão de garantia mundial, prepare-se para ganhar uma nova…
Acho que não vai ter outro jeito e vou ter que entrar em contato com a Olympus. O engraçado é que a atualização foi normal, apareceu ok na lente, sem problema algum.
Estranho mesmo, já que a atualização foi concluída. Eu tentaria “desatualizar” se fosse possível para a versão 1.0, mas acho que o programa não aceita “reflashear a ROM” para uma versão anterior…
Essas coisas fazem com que eu pense muito qdo na dúvida entre lente cara Nikon/Canon/Fuji e essas PanaOly sem conserto local… As Canikon vc sabe que vai pagar caro mas conserta… Tive uma 45 Macro Pana que “morreu” ao desencaixar da GH2: sorte que ainda estava nos EUA e a própria Amazon mandou a UPS ao hotel para recolher a lente e estornou o valor no cartão de crédito… Coisas que acontecem em 1o Mundo… >:(
Oi efilho, falei agora na Cameratec e dizem que conseguem resetar a lente lá, só não sei como fazem isso, se soubesse com certeza tentaria por aqui. Estou aguardando o retorno deles com os procedimentos.
Aparentemente tudo certo com a Olympus no 0800. Hoje a tarde vou completar as informações que faltaram no atendimento pra despachar a lente para a Cameratec.
Informaram que isso foi uma atualização não completada, que eles farão reposição do firmware direto na lente. Seria ótimo sabermos como isso é feito! Ou então a lente ter uma porta USB para receber a atualização direto do site.
Foi ótimo saber disso, pois eu achava que era só reatualizar o firmware da lente via software pelo computador, como aconteceu com minha (ex-) NEX… A Olympus está se revelando bastante atenciosa por aqui!!!
Efilho, esse é o problema da Olympus / Panasonic, os firmwares são baixados e instalados direto na lente, a câmera serve como meio de comunicação, e é aí que mora o perigo, pois se a comunicação falha, a lente perde o firmware e você não consegue que a câmera a “enxergue” mais. Sempre fui muito reticente em atualizar, não sei o que me deu que fui fazer isso, e justamente na lente que eu queria testar e fotografar deu pau!
Eu gosto muito do sistema NEX, mas a assistência aqui deixou muito a desejar.
Foi azar, eu sempre atualizo o firmware (Nikon, Canon, Fuji, Olympus, Panasonic) e aconteceu só com a NEX… Foi bom saber que a Olympus aceitou receber a lente…