Tudo bom pessoal?
Sou novo aqui, conheci o fórum a algumas semanas atrás através de um amigo e vi que a galera aqui é show de bola além de ser muito solidária em ajudar os novatos - como eu - com o conhecimento que tem.
Pois bem, tenho 2 câmeras compactas, uma Nikon L110 e uma Lumix DMC-FZ18. Como vou viajar para a Europa (passar 3 meses lá) não quero levar essas câmeras que eu tenho, pois quero que as fotos fiquem com uma qualidade melhor, além do que vou tirar fotos em lugares com diferentes características climáticas e diferentes ambientes.
Decidi comprar uma Nikon D5100. Escolhi essa por ser uma SLR de entrada (já que eu tenho pouco conhecimento) e ter características boas, pesquisei bastante, o orçamento que tenho é de R$ 4000,00.
A príncipio iria adquirir uma Canon T3i, mas como Nikon me apetece muito mais e vi uma comparação entre as duas (http://snapsort.com/compare/Canon-T3i-vs-Nikon-D5100 http://snapsort.com/compare/Nikon-D5100-vs-Nikon_D90 não sei se conhecem e concordam, mas achei bem válido os argumentos dessa comparação) resolvi pegar a D5100.
Além da viagem, minha intenção de comprar este máquina é/vai ser somente por hobby, na viagem quero fotografar, paisagens a céu aberto, arquitetura das cidades já que no último mês vou passar nas principais capitais da Europa, além de lugares indoor que provavelmente vou.
Gostaria de saber a opinião de vocês que conhecem mais do que eu se realmente agi certo em decidir comprar está câmera e uma ajuda com as lentes.
Além da 18-55mm que vem no kit eu queria comprar uma lente com um zoom bacana. Qual vocês me indicam? Andei pesquisando e lendo por aí e uma tipo 70-200mm, 80-200 mm acho que estaria ótimo pra mim. Entretanto para paisagens/arquitetura andei lendo em alguns blogs e no texto o autor recomenda comprar uma lente com um ângulo de visão grande para esses lugares mais apertados, no texto ele recomendava comprar uma lente de 10-22mm ou 12-24mm, gostaria de saber o que vocês pensam se realmente seria necessário comprar uma lente com um angular grande e que lente me recomendam.
Uma outra dúvida, como vou tirar fotos a noite também, tem o problema do flash, eu tenho um pouco de preconceito a respeito do flash, não gosto de fotos com flash, será que em alguma hipótese uma lente clara não seria melhor? Ou o ideal é eu comprar um flash mesmo?
Outra coisa seria necessário comprar algum filtro já que sou novatão?
Ficam aí minhas dúvidas a quem quiser me ajudar.
Obrigado desde já.
Abraço