Ajuda com equipamento

Tudo bom pessoal? :slight_smile:

Sou novo aqui, conheci o fórum a algumas semanas atrás através de um amigo e vi que a galera aqui é show de bola além de ser muito solidária em ajudar os novatos - como eu - com o conhecimento que tem.

Pois bem, tenho 2 câmeras compactas, uma Nikon L110 e uma Lumix DMC-FZ18. Como vou viajar para a Europa (passar 3 meses lá) não quero levar essas câmeras que eu tenho, pois quero que as fotos fiquem com uma qualidade melhor, além do que vou tirar fotos em lugares com diferentes características climáticas e diferentes ambientes.
Decidi comprar uma Nikon D5100. Escolhi essa por ser uma SLR de entrada (já que eu tenho pouco conhecimento) e ter características boas, pesquisei bastante, o orçamento que tenho é de R$ 4000,00.

A príncipio iria adquirir uma Canon T3i, mas como Nikon me apetece muito mais e vi uma comparação entre as duas (http://snapsort.com/compare/Canon-T3i-vs-Nikon-D5100 http://snapsort.com/compare/Nikon-D5100-vs-Nikon_D90 não sei se conhecem e concordam, mas achei bem válido os argumentos dessa comparação) resolvi pegar a D5100.

Além da viagem, minha intenção de comprar este máquina é/vai ser somente por hobby, na viagem quero fotografar, paisagens a céu aberto, arquitetura das cidades já que no último mês vou passar nas principais capitais da Europa, além de lugares indoor que provavelmente vou.

Gostaria de saber a opinião de vocês que conhecem mais do que eu se realmente agi certo em decidir comprar está câmera e uma ajuda com as lentes.

Além da 18-55mm que vem no kit eu queria comprar uma lente com um zoom bacana. Qual vocês me indicam? Andei pesquisando e lendo por aí e uma tipo 70-200mm, 80-200 mm acho que estaria ótimo pra mim. Entretanto para paisagens/arquitetura andei lendo em alguns blogs e no texto o autor recomenda comprar uma lente com um ângulo de visão grande para esses lugares mais apertados, no texto ele recomendava comprar uma lente de 10-22mm ou 12-24mm, gostaria de saber o que vocês pensam se realmente seria necessário comprar uma lente com um angular grande e que lente me recomendam.

Uma outra dúvida, como vou tirar fotos a noite também, tem o problema do flash, eu tenho um pouco de preconceito a respeito do flash, não gosto de fotos com flash, será que em alguma hipótese uma lente clara não seria melhor? Ou o ideal é eu comprar um flash mesmo?

Outra coisa seria necessário comprar algum filtro já que sou novatão?

Ficam aí minhas dúvidas a quem quiser me ajudar.

Obrigado desde já.

Abraço

Primiro ponto: leve uma de suas automaticas de deixe para comprar tudo ( DSRL, cartao, bag, lentes, filtros, bateria extra, grip,… ) por lah. Vai sair bem mais barato q vc comprar por aqui e ir pegar seu voo jah com o equipamento em maos;

numero 2: as grande-angulares sao caras!!! Vc pode aproveitar q estah na europa e pegar uma, mas acho q para um investimento inicial, elas nao valem a pena, a nao ser q vc pegue uma sigma ou tamron;

numero 3: a 18-55mm q vem com a D5100 vai te atender em 90% das situaçoes como retratos, interiores, paisagens,… . Recomendo uma 55-200mm VR pelo seu excelente custo x beneficio e uma 35mm 1.8G DX como prime clara. Acho ela perfeita para as cameras DX!!!

dica n.1: a bateria da D5100 eh bem fraquinha!!! Aguenta bem umas 300 a 400 fotos, mas se misturar com filmagens, pode te deixar na mao! Compre uma bateria extra para a sua!

dica n.2: se fosse vc, pegava logo uma D7000: motor de corpo, melhor ergonomia, resistente ao clima ( boto a minha D50 debaixo de chuva sem problemas! ), LCD superior com todas as configuraçoes atuais, 2 discos de seleçao ( a D5100 soh tem um! ), mais botoes de configuraçoes manuais ( O LCD movel da D5100 eh uma mao na roda pra filmagens, mas isso tirou diversos botoes da camera! ) e a D7000 jah vem com uma lente melhor ( 18-105mm VR ao inves da 18-55mm VR ).

Com uns R$ 2700,00, vou pegar uma D7000 + 18-105mm no PY em abril. Acho q os preços na europa sao um pouco mais baixos q no PY. Com os R$ 1300,00, vc pega grip meike ( o melhor nao-nikon! ), cartao SD de 16GB classe 10, flitros UV e polarizador Hoya, bag para DRSL+grip lowepro e uma 55-200mm VR ou uma 70-300mm AF-D baratinha q eh tb muito boa! Se sobrar, recomendo a 35mm 1.8G ou a 1.8D, q eh mais barata.

Ligaste na Monte Carlo ou Audiophone para ver a disponibilidade para Abril? Pois a D7000 está em falta no mundo todo (menos no Amazon). O problema é a quanto virá essa nova leva de D7000, e se virá logo. Estou querendo uma também.

Quanto ao grip o meike não é o melhor não nikon, o melhor é com certeza o hähnel e vello são melhores, mas só tem nos EUA.

Boa dica, natao. Nao sabia desse lance da falta da D7000. Vou ligar hj e minha viagem tah marcada para dia 24/04. Em todo caso, posso ficar com a minha D90 e investir numa boa lente. Qual eh o melhor: 18-55 2.8 ou 24-120 f/4? Pelo photozone, a 24-120 eh mais nitida, apesar de mais escura.

Depende, se a pretensão é um dia ir para uma FF, a 24-120mm vai te atender melhor. Eu não a escolheria por dois motivos, foco mais lerdo e range não usual para trabalhar com uma DX (tanto que estou me desfazendo da minha 24-70mm f/2.8G porque por enquanto só tenho câmera DX).

OK. Se nao tiver a D7000, vou de 18-55 2.8 e alguns bons acessorios. Essa 18-55 2.8 tem nitidez proxima das primes, como a 35mm 1.8G???

Valeu pela ajuda mad, você acha que realmente vale pegar a D7000? Como eu falei eu tenho R$ 4000,00 para investir. Eu ia comprar as coisas no PY também, no Monte Carlo, lá em UK fico com receio em questão da garantia, as lentes e os acessórios até tudo bem, mas a câmera tenho receio em comprar, vá que dê problema. Também tem essa questão que o Natão falou que a D7000 está em falta. Ela realmente está, desde daquela época que as fábricas na Tailândia tiveram enchente os equipamentos ficaram com uma remessa menor.

Quando vc tiver a oportunidade de manusear a D5100 e a D7000 em maos, suas duvidas acabarao!!! As D5100 e D3100 sao as cameras mais simples da Nikon, onde uma porçao de coisas foi capada em busca de baixo-custo como 2 discos de seleçao, um grip de mao direita mais saliente e ergonomico, LCD superior e o motor de foco no corpo. Uma pesa 450g e a outra 650g, para se ter uma ideia e a D7000 eh resistente ao clima, aguentando bem uma areia fina de praia, respingos d’agua e um pouco de chuva fraca.

o Mad não fique, despresando a D5100, assim vc me magoa :(, vou ver se vendo ela aqui no forum para comprar a D7000, ai davizor, se t interessa, mande uma mp, que negociamos, vc e dá onde eu sou de sampa.

:smiley:

A D5100 e uma otima camera, mais e claro, q a D7000, e um modelo acima, entaum tem mais recursos, mais se for para fotos de viajem a d5100, vai ser perfeita, mesmo com a lente do kit, ou quem sabe, com a 35mm 1.8G, ai fecho.

Ai mad brincadeira, sabe q seus poster, são sempre apreciados por min

Eu tenho uma D5100!!! Jah q o cara vai comprar fora, acho q vale a pena gastar um pouco mais e pegar a D7000. O conjunto D7000 +18-105mm VR + 35mm 1.8D tem quase o mesmo preço q uma D5100 + bateria extra + 35mm 1.8G + 18-55 VR. Podem calcular!!!

Gosto da D5100 por ser levinha e tem o LCD articulado. Sao suas unicas vantagens em cima da D7000.

@zerobertomk eu sou de Florianópolis - SC.

Valeu mad, pesquisei e acho que realmente vou de D7000. No Ebay de UK achei em média por 890 libras, da em torno de R$ 2700. O problema é a garantia que fico com um pouco de receio, a Nikon daqui do Brasil não aceita nota fiscal do exterior ;/

Tb vou deixar minha dica:
D7000 + 18-105 + SB910 + 50 1.8G ou 35 1.8G + 85 1.8G

Se não der no valor do orçamento, tire a 85mm que cabe.

A 85 1.8G eh matadora para retratos e a 50 1.8G eh uma boa opçao de baixo custo tb para retratos.

Esse set é sensacional! E é exatamente meu set!
EDITADO

Obrigado a todos pelas dicas e indicações.

Chegou a D7000 na Monte Carlo

NIKON D7000 KIT 18-105 VR = 1780,00 U$

Achei um preço bem interessante, vou comprar a princípio esta, como vou viajar na metade do ano até lá adquiro os outros equips.

Dai sim engato a quinta marcha :smiley: obrigado a todos novamente pelos advices

A melhor DX da Nikon eh a D7000 ( ateh sair a D400!!! ). Vc fez uma otima escolha.