Ajuda com valor de ensaio para dupla sertaneja

Galera, preciso de uma ajuda.

Um produtor musical (amigo meu) me pediu para fazer as fotos de uma dupla sertaneja… fotos para capas de cd, internet e etc.

O problema é que não sei o que considerar para por preço nisso :smiley:

Não tenho nem ideia no que me embasar para formar o valor… Nunca fiz esse tipo de trampo, mas acredito que não seja nada muito complicado pois eles querem locação externa e fotos simples (talvez umas em estúdio - mas nem vou me ater a isto, pq é bem certo que só farão as externas mesmo), nada demais.

O serviço em si é simples, porém a abrangência é grande, pois esse produtor é fera e tem muitos contatos importantes no meio musical.

Alguma idéia??
Vlw!

Cara é muito complicado alguém te ajudar com valores nesse caso. Cada um tem uma ideia diferente. Eu por exemplo faria por uns R$350,00 até R$500,00 visando o valor posterior com a divulgação através deste trabalho.

Vai depender muito de quantas horas de ensaio, quantas fotos editadas, etcs…

Então Lizandro Júnior, logo após postar minha pergunta já pensei: Vixi, não vai rolar ein! :assobi:
São muitas variáveis para considerar. Eu não costumo trabalhar com esse tipo de foto, por isso não tenho um valor pré-fixado e nem precedentes para me basear.
Penso em cobrar por hora mesmo, pelas fotos e edição. Além disso pedirei para os caras divulgarem o autor das fotos, e como esse tipo de dupla sempre tem muitos seguidores, já é uma boa exposição :smiley:

Jeferson, voce deve levar em conta muitos fatores patra chegar no valor. Seu valor de hora/trabalho, desgaste de equipo, custos variáveis, etc.

Mas, na minha opiniao, cobrar 400 reais é muito pouco.

Mas tudo depende de suas necessidades e ambiçoes.

Depende muito do seu conhecimento.
Quantidade de tempo que vc vai usar para fazer todo o trabalho, questões de logística como deslocamento e tal.

Se vc nunca fez esse tipo de trabalho tem que ver se vc se garante com o resultado, se a ocasião for essa pode cobrar normalmente.
Não esqueça de fazer um bom contrato especificando o que poderá ser feito com as fotos, para não vender fotos só pra WEB por exemplo e aparecer em encarte, banner, flyer de balada.

Se o produtor é fera, tem contatos, a banda é boa… São todos motivos para cobrar corretamente ao invés de “Cobrar barato pra fazer outros serviços”. Lembre-se que vc tem que se valorizar, se fizer um trabalho desse por mixaria “nunca” vai poder aumentar o preço do ensaio. Porém, se estiver difícil de fechar acho válido dar algo EXTRA no ensaio… Talvez uns clicks de estúdio como bônus.

Pessoalmente eu pensaria em algo perto de R$600,00 a R$800,00 pelo ensaio + tratamento + valor por foto utilizada.

Obrigado pela resposta wagnerlopes.
Quanto ao esforço comum pela foto e desgaste, isso posso mensurar. (já é costumeiro para outros trabalhos :D)
Pra mim, independente de ser dupla pequena ou grande, o trabalho será praticamente o mesmo, terei trabalho para produzir, terei custos e terei que editar, assim como outros serviços, de outros tipos…

Minha principal indagação é justamente pelo fato de não conhecer essa fatia do mercado, as fotos publicitárias.

Fora isso, não tenho grandes ambições quanto à exposição dessas fotos, pois não é um nicho de mercado que me vejo trabalhando futuramente.
Bom, vai que dá certo ne kkkkkk :assobi:

Vlw pela resposta LeandroFabricio.
Assim como respondi acima, quanto à custos de deslocamento, equipo, horas trabalhadas e etc… Isso ok, não tenho problema com esse tipo de variável.
Quanto à preparação para realização, costumo me programar BEM antes de ir fotografar. Gosto de pesquisar muito sobre o assunto. Acho totalmente válido levar bases e escrever certo tipo de roteiro para uma sessão, pois gosto de executar um plano ao invés de deixar o acaso. Costumo levar muitas fotos e escritas. :ok:
Do contrato, realmente tenho que analisar muitos pontos, para que não prejudique a dupla e nem a mim. Tenho alguns amigos advogados, e consultarei eles para elaborar um bom contrato.
Mas em suma, muito obrigado pela contribuição!

Grande abraço!

Bom, eu cobro por hora e fecho pacotes de diária ou meia diária.
Nesse valor já estão incluídas as minhas despesas, horas de trabalho, pós, depreciações e lucro.
Converso bem com o cliente antes para saber os detalhes do evento e ver se tem algum complicador que poderia influenciar no preço. Se houver, o valor vai crescendo a partir do preço básico.
Também não trabalho com horas picadas. Ou é período inteiro ou meio. Ou seja, 4 ou 8 horas.

Obrigado pela ajuda Karl Junior :ok: