Um produtor musical (amigo meu) me pediu para fazer as fotos de uma dupla sertaneja… fotos para capas de cd, internet e etc.
O problema é que não sei o que considerar para por preço nisso
Não tenho nem ideia no que me embasar para formar o valor… Nunca fiz esse tipo de trampo, mas acredito que não seja nada muito complicado pois eles querem locação externa e fotos simples (talvez umas em estúdio - mas nem vou me ater a isto, pq é bem certo que só farão as externas mesmo), nada demais.
O serviço em si é simples, porém a abrangência é grande, pois esse produtor é fera e tem muitos contatos importantes no meio musical.
Cara é muito complicado alguém te ajudar com valores nesse caso. Cada um tem uma ideia diferente. Eu por exemplo faria por uns R$350,00 até R$500,00 visando o valor posterior com a divulgação através deste trabalho.
Vai depender muito de quantas horas de ensaio, quantas fotos editadas, etcs…
Então Lizandro Júnior, logo após postar minha pergunta já pensei: Vixi, não vai rolar ein! :assobi:
São muitas variáveis para considerar. Eu não costumo trabalhar com esse tipo de foto, por isso não tenho um valor pré-fixado e nem precedentes para me basear.
Penso em cobrar por hora mesmo, pelas fotos e edição. Além disso pedirei para os caras divulgarem o autor das fotos, e como esse tipo de dupla sempre tem muitos seguidores, já é uma boa exposição
Depende muito do seu conhecimento.
Quantidade de tempo que vc vai usar para fazer todo o trabalho, questões de logística como deslocamento e tal.
Se vc nunca fez esse tipo de trabalho tem que ver se vc se garante com o resultado, se a ocasião for essa pode cobrar normalmente.
Não esqueça de fazer um bom contrato especificando o que poderá ser feito com as fotos, para não vender fotos só pra WEB por exemplo e aparecer em encarte, banner, flyer de balada.
Se o produtor é fera, tem contatos, a banda é boa… São todos motivos para cobrar corretamente ao invés de “Cobrar barato pra fazer outros serviços”. Lembre-se que vc tem que se valorizar, se fizer um trabalho desse por mixaria “nunca” vai poder aumentar o preço do ensaio. Porém, se estiver difícil de fechar acho válido dar algo EXTRA no ensaio… Talvez uns clicks de estúdio como bônus.
Pessoalmente eu pensaria em algo perto de R$600,00 a R$800,00 pelo ensaio + tratamento + valor por foto utilizada.
Obrigado pela resposta wagnerlopes.
Quanto ao esforço comum pela foto e desgaste, isso posso mensurar. (já é costumeiro para outros trabalhos :D)
Pra mim, independente de ser dupla pequena ou grande, o trabalho será praticamente o mesmo, terei trabalho para produzir, terei custos e terei que editar, assim como outros serviços, de outros tipos…
Minha principal indagação é justamente pelo fato de não conhecer essa fatia do mercado, as fotos publicitárias.
Fora isso, não tenho grandes ambições quanto à exposição dessas fotos, pois não é um nicho de mercado que me vejo trabalhando futuramente.
Bom, vai que dá certo ne kkkkkk :assobi:
Vlw pela resposta LeandroFabricio.
Assim como respondi acima, quanto à custos de deslocamento, equipo, horas trabalhadas e etc… Isso ok, não tenho problema com esse tipo de variável.
Quanto à preparação para realização, costumo me programar BEM antes de ir fotografar. Gosto de pesquisar muito sobre o assunto. Acho totalmente válido levar bases e escrever certo tipo de roteiro para uma sessão, pois gosto de executar um plano ao invés de deixar o acaso. Costumo levar muitas fotos e escritas.
Do contrato, realmente tenho que analisar muitos pontos, para que não prejudique a dupla e nem a mim. Tenho alguns amigos advogados, e consultarei eles para elaborar um bom contrato.
Mas em suma, muito obrigado pela contribuição!
Bom, eu cobro por hora e fecho pacotes de diária ou meia diária.
Nesse valor já estão incluídas as minhas despesas, horas de trabalho, pós, depreciações e lucro.
Converso bem com o cliente antes para saber os detalhes do evento e ver se tem algum complicador que poderia influenciar no preço. Se houver, o valor vai crescendo a partir do preço básico.
Também não trabalho com horas picadas. Ou é período inteiro ou meio. Ou seja, 4 ou 8 horas.