Para fotografar ou fazer video, que é mais fácil, nessa situação o ideal é você ter alguma luz de contra para recortar, pode ser da festa mesmo pois quando tem fumaça eles iluminam bem pra dar efeito, e mais o speed flash que acho melhor do que vc usar um led ligado o tempo inteiro, vai tomar vaia. Acredito que não vai ter tanta fumaça a ponto de atrapalhar o trabalho. Muito cuidado com o foco pois a fumaça pode confundir você, trabalhe com uma velocidade boa para frizar bem os movie lights. O bom é você chegar um pouco mais cedo e dar umas fotometradas no local , pode ajudar na hora da correria. Não sei se ajudei pois depende muito da hora da situação , é dificil planejar algo antes do acontecimento.
Mais ou menos por aí! Se o cara usa fumaça, ele tem um sistema de iluminação legal tbm, senão não faria sentido ter fumaça! Eu uso sempre a luz ambiente do contra, rola umas fotos legais… tido 20, 25% delas… hauihauiahua
E realmente é difícil planejar qualquer coisa em relação a isso! Mas uma coisa bacana seria conversar com o cara e pedir uma colaboração dele… pedir pelo menos de começo pouca fumaça… como ele está sendo contratado para fazer a animação da festa, vc está para registrá-la! Acredito que funcione bem! Faço sempre assim e nunca nenhum falou, “ah, se dane vc… vai ter fumaça o tempo todo!” hiauahuia
A técnica que eu uso nessa situação é avisar os noivos com antecedência (na reunião) que a fumaça excessiva do DJ atrapalha nas imagens. Feito isso, fotografo normalmente.
Usar flash com radio e muito bom 45º/ 90º, contra luz, ou luz ambiente.
Se o DJ e Pro de verdade a fumaça e controlada (Isto quase nao existe, em festa comuns) :hysterical:
Cuidado de nao focar muito nos lasers que pode acabar com o sensor,
se der azar de fazer o clic na frente da linha de luz.( nunca me aconteceu, mas ja vi cadaveres por ai) :hysterical:
Tambem pode se negociar com o “tal do profissional da luz/fumaça”,
para deixar alguma musica do teu interesse “livre” sem acabar com tudo.
Eu particularmente gosto do efeito da fumaça nas fotos! Porém se tiver d+ não tem jeito, nesse caso eu pesso para o dj diminuir um pouco para fazer algumas fotos!
verdade, abaixar a potencia ate o limite pretendido , ajuda muito tambem,
agora se esta tudo detonado branco, ai ,claro e quase impossivel fazer nada decente.
Fotografar com fumaça é chato sim… Se usar o flash pra frente ou para cima, fica aquele “brancão”, tipo quando acende farol alto na neblina da estrada.
A sugestão dos amigos é boa, usar flash fora da câmera, que eu costumo fazer sempre.
Usar as luzes do próprio DJ para iluminar a foto é legal:
Usar a luz lateralmente, ajuda a diminuir o efeito sim:
Usar contra luz cria efeitos muito bacanas na iluminação da sua foto:
Exatamente isso. Eu já tive problema uma vez, pedi ao tocador de musica (aquele traste não era dj nunca na vida) que diminuísse a fumaça, coisa de três ou quatro músicas, ele mandou eu “cuidar do meu trabalho”
Fui lá, e falei pro pai da debutante. “Olha, não quero ser chato, mas esse monte de fumaça tá destruindo as fotos, e o dj não quer diminuir, mandou eu cuidar do meu trabalho. Vc pode ir lá falar com ele?”
Pronto!
No caso extremo que o “fabricante de fumaça” e inimigo, eu ja tenho avisado e feito o meu tranquilamente,(depois o djota tira a fumaça no potochou, :hysterical: :hysterical:),Pena que o coitado do cliente e o unico que perde!!!
mas isto nao e novo, no antigo seculo passado tambem ocorria,as vezes
Veja também a posição em que a máquina se encontra no salão, observe quem está mais perto dela é mais longe, hora que o jato de fumaça começa, vc consegue fotos com as pessoas na frente da fumaça, com um fundo bem denso dela comparado com o que já está espalhado, dá uma sensação de " nossa, que foto boa, mesmo contida essa fumaça" kkkkk
Eu so penso no cliente que confiou em nos,entao faço mais do que tudo para ter um trabalho no minino nota 10!!.
Lembrei de casos prehistoricos de trabalhar em um estudio onde un djota bola da vez indicava ao dono, e a vezes por boilices entre eles, o dj, mandava boicotar as fotos do seu indicado, ali nos simples peoes do estudio, frilas fixos, faziamos nosso trabalho cegos,dava unas encrencas do caramba!, nao era digital, nada havia para inventar!!!( fim da novela da tarde!!! :hysterical: :hysterical:).
Para melhorar a situação mesmo so falta ter o teto preto e a pista de dança ter aquelas “aranhas” com 500 globos (bolas com espelho). Ai é gostoso de trabalhar.
Some-se a isso uma pista bem escura, com iluminação 95% com aqueles maravilhosos canhões de luz (moving heads) mas que têm um feixe de luz concentrado que quando bate na cara do convidado ele chega fica cego e “voilá”, o resultado é 100% garantido e fácil…
de quebrar a cara e salvar uma em cada 100 fotos :hysterical: :hysterical: :hysterical:.
Ps. Semana passada peguei uma pista assim. Na hora de jogar o buque que subimos ao palco a luz virou para a perna do videomaker. O cara deu um pulo e um grito (assustado): “Que p0##@ quente é essa”?
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Virar para o videomaker é brincadeira já… hahahahhaha :hysterical:
O globo da um efeito legal… fica bom para usar. Se voce colocar uma potencia boa do flash nem precisa de preocupar com as luzes do DJ- ai usa elas apenas para compor o fundo.
Quando o local é bem escuro e a luz muito forte (viu ai o videomaker dando um pulo quando ela virou para as pernas dele?), se colocar uma sensibilidade boa e abrir o diafragma quando a luz passar queima como se fosse o raio da morte do alienigena evaporando o convidado ( :hysterical: :hysterical: :hysterical:).
Com isso, se colocar o flash para só dar um “tapinha” a foto vai ficar sub. (eu sei, é uma merda, e este é o ponto). Ai vem a fumaça e “regaça” o coitado do fotografo de vez. :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Tem lugar que dá para trabalhar como você descreveu, e eu uso muito isso (até tiro um cado da pressão dele) mas se for na situação que descrevi é sufoco certo.