[Ajuda] Dúvida entre monitores DELL

Meus caros amigos do Fórum, estou com uma dúvida cruel.

Estou querendo um monitor de qualidade e compramos um pra empresa em que eu trabalho. Gostei tanto que quero um pra mim, só que mais voltado pra edição de fotos.

Andei pesquisando muito na internet e vendo as opções e possibilidade financeiras de adquirir um monitor da DELL.

Cheguei na conclusão de 3 que me pareceram ser excelentes.

Gostaria da opinião de vocês e que me ajudassem a escolher o que realmente vai valer mais a pena.

Um deles é o Dell Ultrasharp 25" U2515 que é um modelo novo que saiu esses dias.

Link dele → http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=480-ACXS

Segunda opção que mais está me chamando a atenção pela recomendação para fotografia - Dell U2414H

Link dele → http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=860-BBER

E o teceiro pra completar a lista de dúvida que é o mesmo que compramos aqui pra loja, eu gostei bem dele, mas não tem nenhuma informação dizendo que é reocmendado para fotografia: Dell UZ2715h

Link dele → http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=210-ACPU

Gostaria da informação de vocês, com certeza devem saber qual é o melhor custo x benefício dos três.

Se alguém souber qual a diferença entre essa série UZ2715H x U2414H eu agradeceria.

Estou quase comprando esse U2414H pelo preço e pela indicação dele pra edição de fotografia.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

O U2414H 24" é 1920x1080, igual ao UZ2715H 27" enquanto o U2515H de 25" é 2560x1440
http://www.tftcentral.co.uk/reviews/dell_u2515h.htm

1920x1080 é pouco…

A linha U costuma a ser melhor, seguida pela linha P.

Eu vi as especificações rapidamente, mas no geral funciona assim, sendo IPS ja é bom, as cores são mais realistas, o branco é mais branco e o angulo de visão é ótimo, e pensando apenas em fotografia, obviamente que quanto mais resolução melhor.

Mas o que pega mesmo é a quantidade de cores que eles conseguem reproduzir, então a Dell trabalha com dois ou três tipos de painéis IPS, e basicamente o que muda nas especificações entre eles é que os profissionais (mais caros) são melhores no material que faz o revestimento da tela, e tbm conseguem reproduzir mais cores.

Quase todos os modelos IPS conseguem atender bem o padrão sRGB, mas quando chega no Adobe RGB os mais baratos tem um desempenho pior. Pra saber isso é melhor procurar no site americano ou australiano da Dell, pois no brasileiro as informações são reduzidas.

De qualquer forma ficando só com os modelos que vc indicou, eu ficaria com o de 25" que tem maior resolução e comparativamente reproduz mais cores que o de 24":

U2414H: Gama de cores (típica): 85% (CIE1976), 96% sRGB

U2515H: Gama de cores (típica): 91% (CIE1976), sRGB de 99%

Não gostei do UZ2715H princialmente pela resolução que é baixa para o tamanho do monitor, assim sendo o pixel fica muito grande, e para ver de perto a foto fica meio granulada (“pixelada”), devido à baixa resolução (full hd para 27").

Uma maneira rápida pra saber se o monitor é bom de cores, é ver a quantidade de cor que eles conseguem reproduzir, no site da Dell tem monitores que conseguem reproduzir 1,07 bilhão de cores, esses são os melhores, apesar de mais caros (ex. P2415Q - 23.8 polegadas Ultra HD 4k)

Esse aqui é bom:

Monitor Dell UltraSharp de 23.8 polegadas Ultra HD com PremierColor UP2414Q
Gama de cores (típica): 99% de Adobe RGB, 100% de sRGB
Intensidade de cores: 1,07 bilhão de cores (8 bits com AFRC)

Abs

Peguei um U2414H há alguns dias e gostei muito, ele pode até ser inferior aos outros modelos, mas ganha de lavada da maioria dos monitores que se encontra por aí. Considerando que ele custa 2/3 do valor dos outros acaba tendo um custo benefício bem interessante. Dependendo pode ser mais interessante investir 2k em 2 desses e ganhar na área útil.

T+

Muito obrigado pelas respostas de todos.

Vou olhar um U2414H de uma amiga que comprou pra ver se me adapto a ele.

Depois compro um melhor.

Opa. Vou dar uma de entrão e aproveitar o tópico.
Tava pra pegar um desses u2414h mas achei conivente pagar a diferença e migrar logo para o p2415q, que é 4k. Mas daí, já me disseram pra pegar logo o up2414q, que ele tem 99℅ fidelidade de cores srgb e 96℅ abobrgb, que com esse monitor Topzão nem preciso calibar ( ele já é autocalibrado como os Topzão da Apple).
Fiquei encantado com o up2414q por essas informações, mas será que isso e tudo verdade? O principal: vale a pena pagar a diferença do p2415q para pegar o up2414q??? Se realmente valer a pena eu pego. To meio doido ultimamente.

Preciso resolver logo isso. Meu monitor pifou e to tratando foto com um monitor antigo que ta me deixando chateado.

Muito pelo contrário, um monitor sofisticado(LUT interno) como o UP2414Q sem calibração fica uma kaka…
Vai ter que calibrar o UP2414Q e para calibrar o hardware LUT(14-bits) do monitor só com um ou
um i1Photo Pro 2, qualquer outro puck e só vai poder calibrar via o LUT da placa gráfica(8 bits) e o programa
de calibração da Dell/X-rite no OSX parece estar está meio bugado…

Todo monitor precisa de calibração se o desejado é fidelidade de cores/tons…

O UP2414Q para trabalhar em 60Hz necessita usar via MST(Multi Stream Transport)
enquanto o P2415Q consegue via SST(Single Stream Transport)
Tem que verificar o que a placa de vídeo suporta e atualizar o driver de vídeo, no Windows
é fácil e no OSX não sei como é…

(A informação está defasada(novas placas/drivers), mas serve como referência.)

É isso ai que o Pictus falou mesmo, e mais ainda, tem que calibrar periodicamente, não adianta calibrar uma vez na vida e achar que vai ficar ok, o ideal é pelo menos mensalmente uma calibragem enquanto o monitor for novo, e depois de velho a coisa piora.

E ainda mais, não adianta gastar os tubos em um monitor bambambam pra colocar ele em uma mesa cor de ovo (ou de madeira marrom, beje, ou qualquer outra senão um cinza), ou ainda colocar esse monitor em uma sala com paredes coloridas, ou em uma sala com uma lampada comum com luminária qualquer, ou ainda em uma sala que tem uma janela grande do lado, que fica muito clara de manhã e depois fica escura a noite. A sala tbm tem que ser montada de acordo com as normas que padronizam essas coisas.

E se for calibrar o monitor para tratar foto é uma coisa, pra mexer com vídeo é outra, e pra casar com a impressora ja é mais outra ainda.

Então, pra quem não quer investir muito se perder nesse mundo que é imenso, compra um monitor mediano da Dell mesmo e da uma calibradinha básica de vez em quando que ja esta bom!!!

Obrigado pelas dicas pessoal. Acabei comprando o U2715H mesmo. A resolução dele era maior do que os tradicionais de 27" e era lançamento, resolvi ficar com ele.

Achei o brilho forte demais, estou usando ele no mínimo e quando edito, em 50%.

Usa os valores do TFT Central
http://www.tftcentral.co.uk/reviews/content/dell_u2715h.htm#calibration

Ótima pedida Lizandrojunior. Não tinha visto esses.

Meu sonho do 4k nem chegou a decolar kkkk.
Ainda bem que o Pictus avisou logo da taxa 30 FPS com o HDMI. Passou despercebido por mim. Se bem que pensei: acho que 30 FPS pra tratar foto não teria muito problema, será??? :wub:
Pior, depois caiu a ficha :doh: eu nem sei se minha PL vídeo suportaria. Mas pesquisando na NET afirmam que as Nvidea de 2012 pra cá suportam. Então blz, acho eu.
Mas daí o lizandro mostra esse 2715 e eu vi que tem o u2515h, com resolução um pouco maior (2560-1440), ótima taxa de cores e mais em conta. Pra mim ta excelente.
Será que o HDMI suporta essa resolução no FPS maior Pictus? Alguém saberia? Alguem indica algum outro monitor?

O tópico “oficial” e desatualizado sobre monitores é o

Nunca mencionei FPS, mas Hz…
30 Hz é ruim pra kct…

O U2515h Dell U2515H Review - TFT Central é bacana e deve funcionar com HDMI 1.3+

http://www.reddit.com/r/techsupport/comments/2v15oo/gtx_560ti_not_showing_max_resolution_over_hdmi/cplxn65
I have the MSI GTX560Ti and just bought the Dell U2515H as well. Exact same
problem of having max resolution of 2048x1152.

Played around with the Nvidia Control Panel and finally managed to get
2560x1440.

The solution: Make sure after you select Custom Resolution of 2560x1440. DO
NOT leave the Standard in ‘Timing’ as Automatic, I selected ‘CVT’ and the
full potential of the U2515H is unveiled.

O monitor é excelente, qualidade incrível e um acabamento pra não deixar a desejar. Borda ultra fina.

Quanto à resolução, no meu notebook a resolução máxima é essa mesmo, 2048x1152 mas nem sei se ela maior que isso daria alguma diferença.

O que pesou pra mim na hora de decidir foi o fato de ele já vir calibrado de fábrica e ser com as cores mais reais.

Aqui na loja, como tinha dito, tenho um dell 2715 só que do outro, que tem câmera e auto falantes. Eu gosto muito dele, mas as bordas são extremamente grandes e faz com que ele pareça menor.

Eles lançaram ele na semana que estava decidindo, e a resolução desse 2715 que tem aqui era 1980x1080, dai eles lançaram esse 2715h com resolução 2k. Não hesitei e comprei, estou satisfeito.

Estou precisando somente regular o brilho da tela pra ficar agradável, porque ele é muito forte. Mas as cores… lindas!

Existem os modelos Dell:

E2715H 1920x1080
UZ2715H 1920x1080
U2715H 2560x1440
P2715Q 3840x2160
UP2715K 5120x2880

E usar qualquer um deles fora da resolução nativa faz muita diferença.

Por enquanto estou usando esse notebook vostro, daqui uns tempos, quando sobrar uma grana vou investir num XPS 8700 se Deus quiser.

Tem uns caras ensinando a colocar pra 2560-1440 no YouTube. Sera que VC não consegue?

Comprei recentemente um U2515H, que por incrível que pareça veio 3 semanas antes de terminar o prazo de entrega!!!

Monitor sensacional, muito bom de trabalhar, acabamento muito bom também, único porém para mim foram que ele veio só com cabo displayport, sendo que meu note só tem HDMI e VGA.

Tem o link do vídeo? Será que não forçaria demais a placa no note? :dizzy_face:

Realmente, esse monitor desse preço e não vir o cabo HDMI é de chorar mesmo. Era o mínimo.

Sem problema algum , forçar não se aplica a questão…