Preciso da ajuda de vocês! Meu irmão trabalha numa imobiliária cujo proprietário precisava contratar um fotógrafo para fazer algumas fotos para o desenvolvimento de um panfleto.
Bom, eles me passaram um briefing do ângulo e da iluminação que já havia sido decidido com a agência que irá desenvolver a arte.
Fui lá fiz as fotos, algumas no finalzinho da tarde e outras já sem a luz do dia e com a iluminação própria do prédio. Eles então escolheram uma e eu fiz um trabalho de “remoção de sujeiras” no PS, ainda que eu não tenha tanto conhecimento assim de PS.
Segue o resultado, que ainda precisa passar por um pente fino e ajustes, mas a parte pesada já foi feita.
Calcule quanto tempo levou para realizar a foto e fazer a edição. Estabeleça um valor por hora (considere todos os seus custos com deslocamento, equipamento, alimentação, depreciação, mais o quanto realmente vc quer ganhar, etc) e multiplique pelas horas calculadas.
Amigo, se me permite gostaria de detalhes sobre o que você encontrou para qualificar o trabalho como sem qualidade, se puder ser mais específico poderemos estabelecer um debate que pode agregar a muitos.
Quer saber na lata? Eu cobraria R$ 140,00 pelo trabalho.
Cobraria esse valor apenas pelo trabalho que teve de tirar os fios.
Agora, você poderia cobrar até mais se melhorasse em alguns pontos:
Destacar um pouco mais o letreiro “caixa aqui” (+ saturação, talvez);
Diminuir um pouco o estouro das luzes em cima de “Colina Imóveis”;
Explorar cores um pouco mais vivas. O verde da faixada, por exemplo;
O céu poderia estar mais escuro, sem aparecer as nuvens (questão de gosto pessoal).
Enfim, acho R$ 140,00 um preço justo…
Parabéns pelo trabalho!
Tenho um amigo que diz que o trabalho perfeito é aquele que o cliente acha perfeito e não aquele que, tecnicamente está perfeito.
Eu sempre fotografo os eventos da família dele. Aniversários, casamentos, etc. E ele sabe que não tenho know how, nem equipamento para fazer esse tipo de foto e nem o tratamento que ele desejava. Por isso me chamou e disse “confio em você”.
No entanto, até a agência que fez o folder elogiou o trabalho. Nessas horas que a gente pensa… nem sempre aquilo que é do ponto de vista técnico é o melhor do ponto de vista do nosso cliente.
Para a finalidade a que se destina, achei satisfatório, as imperfeições não serão visíveis em um panfleto. Eu apenas teria corrigido um pouco a distorção causada pela perspectiva.
Penso que R$300,00 seria um valor mais justo, pois ao meu ver houve a execução de um trabalho diferenciado do normal, e que envolveu tudo que já foi citado anteriormente pelos colegas acima…