Eu particularmente nunca tinha visto um adaptador M42 para Nikon F sem elemento ótico e que focasse ao infinito.
o anúncio no menu do canto esquerdo “anéis diversos”
Adaptador m42 (rosca)/Nikon AF
PROMOÇÃO ESPECIAL!!!
Adaptador que permite o uso de lentes antigas de rosca padrão m42 (mecânicas) em câmeras Nikon AF (filme ou digitais). Permite foco no infinito.
Exclusividade macrofotografia.com.br.
Natão, não sou perito em Nikon, mas até onde sei essa questão de lente M42 nas Nikon focando no infinito é muito complicado. A distância de registro da Nikon é muito grande, para que uma lente M42 consiga fazer foco no infinito ela precisa, literalmente, entrar para dentro do corpo da camera. Ou então o adaptador precisa de um elemento óptico para fazer a correção. Aí vc já pode prever o resultado, se um TC de boa marca já acarreta perda de nitidez, imagina um vidro qualquer em um adaptador de 10 dólares.
Existem adaptadores em que aparentemente vc consegue colocar a lente mais para dentro do corpo da camara, como este aqui a venda no ebay, mas realmente não sei se funciona e acho que não é qualquer lente que vc consegue encaixar neste adaptador.
Devido a essa diferença no tamanho do registro, a Nikon não se presta para usar lentes de outros mount´s, ao contrário de Sony e Canon que aceitam praticamente qualquer tipo de baioneta, desde M39, M42 até Leica-R e até mesmo Nikon.
Mas isso também não chega a ser problema para quem gosta de lentes manuais, a Nikon tem excelentes lentes antigas também que a princípio funcionam na Nikon.
Fiquei curioso com a resposta que a loja vai dar. Depois, se possível poste aqui.
[b]
temos sim, ele foca no infinito sem elemento ótico
[/b]
----- Original Message -----
From: tacio@macrofotografia.com.br
To: tacio@macrofotografia.com.br
Cc: natanaellorenzi5@yahoo.com.br
Sent: Friday, December 03, 2010 10:29 AM
Subject: Contato macrofotografia.com.br
Mensagem enviada 03/12/2010 10:29 por NATANAEL LORENZI
natanaellorenzi5@yahoo.com.br
Busca no google
Conteúdo da mensagem:
Olá, gostaria de saber de vocês sobre o adaptador de lentes m42 para Nikon F. Ele foca ao infinito mesmo sem ter o elemento ótico ao centro? Pois a foto não mostra nenhum elemento e no anúncio diz fico infinito. Obrigado.
Foi essa a resposta AlexandreS e pessoal, e aí, vale a pena, comprar e depois brigar se não fizer isso? HAHAHAH
Hehehe. O problema é que provavelmente aqui é caro. No ebay um adaptador destes custa 8 dólares. Eu fico desconfiado, durante muitos anos sempre se falou que as Nikon não focavam no infinito com M42, inclusive dito por quem experimentou e comprovou. Para que isso mude, o adaptador deve ter mudado, provavelmente fazendo isso, empurrando a lente mais para dentro do corpo. Se vc comprar e funcionar, é uma boa notícia para usuários Nikon. Vc consegue lentes manuais excelentes com preços relativamente baixos.