Levantei essa questão meses atrás e alguns interpretaram errado quando falei sobre fotografia de rua com esse estilo. Pra deixar claro (confundiu o CROIX, por exemplo) eu concordo que lente wide é amplamente usado pra tudo que é trabalho, como nosso colega afirmou. De retrato à fotografia de rua. Não há dúvidas mas dificilmente vejo essa dinâmica lente wide com objeto super próximo da câmera em fotografias de rua. Coisa de 20-30cm do objeto principal. Mais especificamente quando o objeto principal é uma pessoa.
Muita gente não curte pq distorce demais e acha extremamente desagradável distorcer uma pessoa ainda mais quando é trabalho de ensaio (deixa cabeçudo, engorda ou até deforma). Eu concordo em partes. Acho que não tem caminho errado nisso… vc pode usar duas abordagens num mesmo trabalho desde que esteja ciente dessas distorções pra usar a seu favor
Quem usa 15mm sabe o quão perto estou da pessoa e mesmo assim parece que estou bem afastado. É um exemplo que não extrai bem exatamente o que queria passar mas nas próximas fica mais compreensível. Nas seguintes imagens eu consigo preencher melhor o espaço com pessoas
Aí eu conheço os trabalhos do Emmanuel Lubezki (gravidade, filhos da esperança, o regresso, birdman, etc), que aliás se inspirou em um outro grande diretor de fotografia mais antigo, e imaginem a minha alegria em ver os trabalhos do cara
Eu gosto de brincar com alguns estilos e acho que esse é um dos que mais gosto. Isso não quer dizer que não tive uma base antes. De tempos em tempos mudo o jeito de fotografar pra não ficar acomodado.
Eu compre em Florença numa lojinha bem mirrada de fotografia. Uma usada por 400 euros (comprei em 2012 e já estava fora de linha há alguns anos)
Comecei só pela brincadeira e fui me adaptando. Antes dela tinha acabado de comprar uma 70-200 em Portugal. Confesso que fiquei perdidão e nem sabia se ia gostar de uma, das duas ou nenhuma delas
O segredo é não se limitar e testar todas. Vai saber, né? Acho que vale o risco. Até pq o mercado de revenda no mundo fotográfico é ótima
Aliás falando na 70-200 to pensando em desfazer dela. Muito tempo parado e não vejo utilidade para os meus trabalhos. Até pq gosto de retrato com wide mesmo. Nem a 50 me agrada tanto
As primeiras de noite? Mais lavadas? Foi com uma Canon e o tratamento é bem básico. Pretos lavados e só
Qual é a lente kit da NEX F3? Tenho uma NEX7 parada comendo poeira com uma lente muito bacana 24mm 1.8. Era do meu pai e acabou desistindo de usar depois de um tempo
Que seria algo equivalente a 28mm apesar do campo de visão real da imagem ser de uma 18mm
É praticamente a minha X100T com conversor quase Eu to amando o conversor. Acho que vc não precisa ir ao extremo comprando uma fisheye. Mesmo assim se tiver alguma oportunidade futuramente pode pegar sem medo.
Mas mesmo antes da GoPro e selfies de celulares, 35mm e 28mm sempre foi muito usada para se fazer fotos de rua, desde de antes da era digital. E tem gente hoje em dia que profeca que fotos de rua, para ser realmente fotos de rua, tem que ser feita com lente grande angular (ao qual acho baboseira).
Ensaios tambem. Desde muito tempo se usa grande angular em fotos de moda ou sensual para fazer a modelo ficar com as penas bem logas em fotos de moda por exemplo. Ou realcar o busto ou quadril da modelo em fotos sensuais.
Tem um grande fotógrafo brasileiro, Tiago Santana, cearense, da região do Cariri, ele retrata a religiosidade do nordestino na figura do Padre Cicero, a romaria, a vida do sertanejo de Crato, Juazeiro do Norte, Canindé e outras cidades do nordeste. A marca dele como fotografo, além de ser bastante adepto a fotografia de filme, é fotografar com lentes grandes angulares, ele chega muito próximo da pessoa e cria aquelas distorções sensacionais, as fotos dele sempre te leva a pensar em todo contexto da fotografia como enquadramento, composição, história, está sempre muito próximo ao assunto, as fotos deles são espetaculares…
acho que agora estamos na mesma página Gostei dessas fotos. Acho que é só nesse fórum mesmo que as pessoas acham meio desagradável. Usei parâmetro errado talvez :ponder: A percepção e a conclusão que cheguei foi pela dificuldade em achar reações positivas entre fotógrafos nas rede sociais, fóruns, grupo de fb, etc. Não quis dar a entender que é raro e que quase ninguém faz. Acho que a minha colocação não foi boa. Usar Wide pra retrato/rua não é incomum. Obviamente que não fui o primeiro e nem o único a fazer isso. Seria babaquice da minha parte afirmar tal coisa
Quando digo pouco, é pouco comparado com o resto das fotografias. Pouco pode ser (supondo) 10 milhões de fotos neste estilo em um banco de dados com 100 milhões. 10 milhões é coisa pra cacete. É muita gente tirando foto assim. Só que não tanto comparado com o cenário geral. Foi mais ou menos nessa idéia que escrevi o texto. Por isso que “raro” não foi a melhor palavra pra elaborar o tópico
Não que seja cada vez mais comum. Sempre foi comum mas não de maneira tão íntima. Foi essa a questão levantada. Fisheye, GoPro, e lentes wide sempre foram populares pra tirar foto.
Só que com uma Gopro ou qualquer fisheye vc não conseque intimidade através da fotografia mesmo que vc entre na “bolha” da pessoa fotografada. Vc pode tirar a foto quase encostando no nariz que o corpo todo aparece ainda. Não era exatamente essa idéia e errei ao postar fotos com a 15mm. Vacilo meu hehe
Acho que fui infeliz em adicionar fotos da 15mm. Minha idéia é mais próxima da X100T. Onde a pessoa preenche mais espaço que o background. Com uma Gopro e uma fisheye isso não é possível. A pessoa sempre vai aparecer pequena não importa o quanto vc tente :no: Se desse eu até apagava as primeiras imagens
essa, por exemplo, não encaixa bem com a definição que estava propondo.
Expliquei melhor no post anterior o que estava querendo buscar.
A palavra chave seria intimidade. Dar essa percepção de intimidade através da foto e não no ato de fotografar. Com um 15mm colada na cara da pessoa não vai passar intimidade através da imagem por mais que vc esteja quase encoxando a pessoa no ato de clicar
Para fazer isso com uma tele é muito mais fácil preencher todo o espaço da imagem com uma pessoa.
Acabei colocando uns exemplos ruins que confundiram o pessoal. Falha minha :assobi:
cortei alguns exemplos ruins pra mostrar o que estou querendo dizer