Tipos esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3139741802-flash-45w-compacto-e27-c-fotocelula-s-entrada-cabo-220
Cara isso é muito antigo, ja faz tempo que não via esse produto.
Nunca usei pq sempre pensei que isso não tem qualidade tanto de durabilidade quanto de qualidade técnica da luz, muito menos potencia.
Mas assim, dependendo do uso que vc vai fazer pode ser que sirva.
O ideal seria vc dizer suas intenções e objetivos com o equipamento pra te dizer se vai servir, ou então sugerir algo que se enquadre nas condições que vc pretende, inclusive de preço.
Deixa o Fernando ver isso aqui que ele compra pra testar rsrsrs
Acho que era usado naquelas antigas cabines de fotos 3x4.
Haha, pior que eu já quis comprar hein haha. Já cheguei até a postar nos garimpos se não me engano. Sei que tinha nos favoritos.
A questão é que esse não vale a pena, não tem regulagem de carga, então você fica limitado à abertura e à distância do assunto, o que na minha opinião acaba sendo inviável.
Já vi um modelo assim que tinha ajuste de carga, nesse caso talvez pudesse ter algum valor, mas era bem difícil de achar.
O ruim da lâmpada é que vaza luz pra todo lado. Vai acabar ficando limitado à somente sombrinha como modificador.
Agora se tú só precisa de um flash fuleiro pra estourar o fundo, fazer uma luz de recorte, ou usa pra fazer como o Lindsay disse de cabine de foto que é foto c/ receita de bolo, ou se faz foto de formatura para aquelas fotos da beca/canudo capaz que quebre o galho.
Na verdade me deparei com esse produto e fiquei curioso.
Eu prefiro os speedlights mesmo.
Mas obrigado pelas informações.
Eu usava essas tranqueiras aí no tempo de filme, lá no Foto Maringá, kkkkk
Só serve pra cabine de foto-documento.
Antigamente a Fuji (outras marcas tbm) fornecia uma cabine, estrutura metálica e painéis de acrílico, patrocinada pela marca.
Nessas cabines havia três dessas lâmpadas: uma pra estourar o fundo ( havia um acrílico branco ali) e duas de frente, uma em cima e uma na parte de baixo, na abertura onde o fotógrafo fazia o clique.
Potência igual, a gente usava filme 200, 1/60, f/5.6. Cabinho de sincronismo PC/PC na frontal inferior, e foto-célula nas outras.
Não falhava uma, era relativamente rápido pra reciclar.
A cabine era toda em acrílico rígido, espesso, colorido com as cores da marca.
Essas partes verdes, o acrílico leitos branco mais fininho, pra espalhar a luz.
Um retangulo em cima, um embaixo da abertura, cada um com uma luz.
E uma placa grande, do mesmo material, fazendo as vezes de fundo.
Interessante que essa placa do fundo corria verticalmente numa espécie de trilho: havia o branco, um cinza e uma azul! Pra quando algum mundiça ia de camisa branca, ou se era pra crachá, e a pessoa achava o fundo branco feio e queria algo “diferente”. Lógico que documento era tudo com fundo branco, então a pessoa ficava com aquele monte de foto 3x4 fundo azul sobrando, e ia tirar novas, no fundo branco kkkķkkk
Mas não era sacanagem nossa. Sempre perguntava no que ia usar. “Ah, é só pro crachá da firma”. Aí podia usar o cinza/azul.
Se falasse que era pra identidade, passaporte, etc, aí a gente avisava, “Olha, tem que ser branco”.
Se quisesse manter no azul, azar.
Lembro até hoje, identidade tinha que por aquele simulacro de terno, kkkkk
Mulher sem brinco e com cabelo atrás da orelha.
Pasaporte era 5x7 com data. Aquela data com número de plástico colado na roupa, não podia ser inserido depois, quando veio digital.
E tinha um documento, acho que era organização de classe, que pedia foto 2x2. Que coisinha miúda kkkkk
Cheferson vai zoar meu desenho, Mas nem ligo, sou um artista incompreendido :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Legal Mike, interessante saber com tanta riqueza de detalhes por alguém que trabalhou com isso. Essa cabine faz parte da historia da fotografia no Brasil e merecia mesmo haver um tópico exclusivo sobre ela!!!
Minha carteira profissional (CRMV) tem essa foto 2x2. Me lembro que estava tão aflito para recebê-la que tirei a foto num lambe-lambe que tinha próximo da minha casa. E ele nunca teve qualquer preocupação com configurações, a exposição era feita tirando a capa da lente e recolocando rapidamente. É claro que cada foto sai de um jeito…
Valeu Lindsay! Eu até que usei pouco, quando entrei no Foto, já tava implementando digital, e a cabine só tinha na outra filial. Na loja em que eu trabalhava, usávamos estúdio, mesmo para 3x4.
Então como eu ia lá só pra cobrir férias/folga/falta, não usava tanto assim, rsrs. Só corriam me chamar quando pifava.
Preciso arrumar tempo, e ir passear nos fotinhos da cidade ver se ainda têm essas traquitanas para uso.
Rapaz do céu, expor a foto tirando a tampa da lente, quase uma pinhole, hahaha!
Ali no Foto a gente usava Pentax K-1000 com cinquentinha, era caprichadinho. Depois, para as digitaizinhas, Fuji FinePix S-7000, adaptador pra sapata do flash, pra poder usar o cabo PC nela.
Curiosidade: essa FinePix S7000 foi primeira digital que usei em casamento. A gente fazia 3x4 com ela no sábado até meio dia, e depois ia pro evento, rsrs. Pensa numa bichinha guerreira.
O mais curioso da cabine, é que essa luz que vinha de baixo, deixava a foto com um aspecto que hoje a gente acha esquisito, porém ficava bonito.
Arrisco dizer que hoje em dia poucos fotógrafos tem conhecimento pra iluminar de baixo pra cima, sem deixar aquele jeitão de contos da cripta/zé do caixão, rsrrsrs
Poxa tenta achar uma foto aí nesse estilo caprichada. :snack:
Sobre iluminar de baixo pra cima, aprendi colocando um rebatedor na altura do peito da pessoa e o soft no eixo da câmera inclinado pra baixo.
Tem jeito mais prático que isso?