…para fazer um teste com o Fujifilm Camera Remote, para ver se é um problema do app ou um bug com a minha câmera?
Esse app é meio instável mesmo. Tá usando com qual celular? Qual versão do Android, se é que vc está usando Android?
Android 10, Galaxy S9. O problema é exatamente o mesmo desse vídeo (e pesquisando achei monte de gente relatando a mesma coisa, e não só com a X-S10):
Ao usar o app para controlar a câmera remotamente, ao mudar o ponto de foco ou tirar uma foto, o app e a câmera travam - inclusive a câmera deixa de responder completamente e só volta ao normal ao tirar a bateria.
Vejo mais relatos com a X-S10, mas vi gente com X-T30 e X-T3 reclamando da mesma coisa.
Baixei APKs das versões anteriores do app, inclusive de antes do lançamento da X-S10 - mesma coisa com todos. Porém, ao iniciar o app, ele baixa alguns dados - aparentemente uma tabela de dados de câmera, pois a X-S10 apareceu listada mesmo em versões anteriores ao lançamento da câmera (a versão do app não mudou).
Vi relatos do defeito ocorrendo com iOS também.
Minha X-T20, com o mesmo app e o mesmo celular, funciona sem problema algum. Parece que é algum problema com as versões com X-Trans IV.
Eu tenho uma X-T4 e nunca reparei esse problema. Acabei de testar de novo porque, sei la, o bug pode ter sido
introduzido com alguma atualização. Mas nada de errado ocorreu. Também uso o Galaxy S9. Não tirei muitas fotos, não sei se o problema se manifesta depois de algum tempo ou já de primeira. Conheço quem tem X-S10, depois posso perguntar.
A versão do aplicativo agora é 4.6.1.2. Eu deixo desligada a opção “Definição de Transferência Automática” e ligadas as opções “Aceitar … de várias câmeras” e “Aplicação em segundo plano”.
Valeu pela ajuda, Eduardo. O problema aparece logo de cara, basta tocar na tela uma vez para mudar o ponto de foco que app e câmera travam completamente.
A versão que uso atualmente é a 4.6.1.2 também, com as mesmas opções que você usa.
Tentei debugar com pessoal de fóruns gringos, mas é aquela coisa de fanboy…resposta padrão foi “app não funciona bem, não uso e isso não me incomoda”, parece até ofensa você querer resolver um problema. Outra resposta comum é “uso leitor de cartão para transferir as fotos, então pra mim o app é inútil” - isso eu também faço, só uso app pra transferir foto quando quero compartilhar imediatamente via celular, e isso até funciona na X-S10 (mas bem mais lento que na X-T20).
Tentando reviver um iPad morto que tenho aqui para tentar com o Cascable, um app que aceita câmera Fuji e que segundo relatos funciona muito melhor.
Se puder pedir pros seus conhecidos que tem X-S10 para testarem, agradeço.
Atualizando: instalei o Firmware 2.0 na câmera e…o problema melhorou bastante. O live view ainda tem lags, às vezes precisa tocar duas vezes na tela para o ponto focal mudar, está bem mais lento que com a minha X-T20, mas ao menos não ocorre mais o travamento da câmera e do app.
Passou de bug impeditivo de uso para ruim de usar, heheheh
Daqui a pouco atualizam o app e fica bom. Fico feliz que pelo menos já é possível usar.
Ainda parece ser a câmera, pois a X-T20 que eu tenho funciona super bem. Mas vamos ver.