ampliação em 20x30 com 5 MP

Queria saber se a qualidade da foto tirada em 5mp, feita com uma compacta em JPG e com devido tratamento, fica legal?

pois telavez faça uma pequena exposição sobre uma viagem que farei, e as fotos serão tiradas com uma A610…

…mais uma coisa… este formato (20x30) seria o ideal para uma exposição?

Obrigado.

20 x 30 cm com 5 MP é moleza, pode imprimir tranquilo… Agora, pessoalmente acho pequeno pra uma exposição, mas não tenho experiência com isso prá afirmar nada.

Para uma exposição seria melhor usar papel fosco ou com brilho??

Para uma exposição seria melhor usar papel fosco ou com brilho??
Na minha opinião o fosco. Não sei te explicar, mas dá uma impressão de mais profissionalismo... :denken:

Não sei pq, eu não gosto do tamanho 20x30, parece muito com uma tela widescreen, hehe, talvez para panoramicas, paisagens seja uma boa. Mas prefiro o tamanho 20x25, acho mais convencional e menos esticado! na foto 20x30 tem q cortar bastante a imagem.

Talvez para exposições seja melhor papel fosco, até por causa da iluminação, papel com muito brilho e iluminação forte reflete muito, pode ate atrapalhar em alguns casos.

Qual seria o tamanho próximo a estes (se é que este é um tamanho bom para uma exposição?) que se enqaundra no formato da foto digital (4:3, é isso né?)?

20X25 e 30X40

Duplicado por engano. Ver abaixo

Dá perfeitamente para fazer fotos de 20X30, mesmo tendo de cropar para ajustar ao tamanho. Se a foto for em RAW, aí então dá com facilidade, desde que bem exposta e bem convertida.

Quanto aos papéis, há um grande problema: Nenhum papel fica da proporção certa nessa faixa, só o 30X40, que já é o dobro da área.

Solução?

Bem, as soluções são:

1. cropar na vertical para diminuir a imagem e colocá-la na proporção certa;

2. deixar margem para fazer a foto certinha e depois cortar a parte que fica branca do papel.
    2.a se ajustada na altura do papel a foto ficaria com 20X26,6

3. usar papel 20,5X25, o que obrigaria a um ajuste cropando na largura, mas um crop de cerca de 10% somente

Quanto ao tipo de papel:

Se for o Kodak Royal, aconselho o brilhante, que é lindo
Se for o Fuji Crystal, aconselho o fosco.

Essa história de tamanho de papel e tamanho de foto é sempre complicada, pois os papéis não são ajustados aos filmes, e fica uma mixórdia mesmo. Minha preferência sempre foi deixar margens, pois gosto da inteireza da foto.

kaure um formato grande em 4:3 que eu uso muito é o 24X30, ele praticamente não requer cortes no formato 4:3 e é uma cópia bem grandinha, eu uso muito para exposições e books.

Quanto ao papel eu uso o fosco da Fuji, mas ultimamente tenho usado um tanto o metálico tbm, ele tem um pouco mais a ver com meu estilo contrastado e dessaturado. :slight_smile:

kaure um formato grande em 4:3 que eu uso muito é o 24X30, ele
O 24X30 é bem legal. Ainda exige algum corte, mas dá para deixar uma moldura pequena e aproveitá-lo quase todo. Tenho algumas fotos nele.

Atualmente como estou usando 2:3, termino no 20X30 ou no 30X45 mesmo. Estou com vontade de fazer alguns 25X38 no Frontier, pois acho que é um formato já legal para expor.

Na verdade para encher um 20X30 a interpolação será a mesma que para encher um 24X30.

Obrigado pela infos… me ajudaram muito!