Alguém tem experiência com fotos macros desse tipo?
Ontem a noite, fiquei brincando com umas objetivas Canon FD que eu tenho aqui (58mm f/1.2 e 100-300 f/5.6; ambas usam filtro 58mm). Inverti a lente e fiquei segurando na mão. Tentei tirar umas fotos da ponta de uma caneta, do dedão do pé… rssssssssss
Acho que dá pra brincar de fazer macro… Apesar de serem lentes Canon…
Achei esse anel reversor no Ebay. Pelo que eu entendi, Custa 14,50 (dolares Australianos). O que deve dar uns 25 reais…
Pergunto, já que nunca comprei nada no Ebay, só umas coisinhas no Mercado Livre, será que o preço total é esse mesmo? + - R$ 25,00 ? Esse vendedor é confiável? Será que tem mais despesas de envio além desses R$ 25,00?
Davi, comprar no Ebay é tranquilo, voce só precisa de uma conta no Paypal.
O vendedor é bem qualificada e o preço é este mesmo. Com este valor não dá problema na receita e o negócio vem da China, demora umas 3 a 4 semanas para chegar.
Tirar foto com lente invertida é difícil, a profundidade de foco é muito pequena e voce precisa ficar muito perto do assunto. Voce não vai controlar o diafragma, exceto se a lente for auto, com aquela chavinha.
Voce pode tentar um esquema tabajara de colar 2 anéis step-up com durepox e inverter uma lente na frente da outra.
Tem um esquema pra controlar o diafragma com a lente invertida, pelo menos nas lentes EOS da Canon. Você monta ela normalmente, seleciona a abertura, e remove a lente do corpo enquanto que ao mesmo tempo mantém pressionado o botão de preview do DOF. Ela vai ficar travada na abertura desejada, e ao recolocar ela no corpo o diafragma se reabre.
Macro com lente invertida é muito divertido e difícil, e os resultados são extremos. Eu usava a minha lente do kit em 18mm, e ela conseguia uma ampliação maior do que em 55mm.
Hoje eu tentei novamente umas macros no jardim, e realmente eu vi como é difícil conseguir um resultado mais ou menos. É dificílimo conseguir focar… :aua:
Paulo, acho que vou acabar investindo numa lente macro mesmo. Essa Vivitar pelo preço pareceu realmente bem interessante!