Anti-mofo eletrônico é perigoso para máquinas fotográficas?
Fiz uma caixa plástica fechada com anti-mofo eletrônico. Pode ressecar minha máquina fotográfica e minha lentes?
O importante é manter a umidade entre 40 e 50%. Use um higrometro para medir.
– editado
-
alterei o texto pois o anterior poderia dar a entender que o higrômeteo controlaria a umidade e nao somente medir seu valor.
-
uso silica como desumidificador.
Esse link abaixo tem uma longa discussão sobre como guardar equipamentos de fotogrfia:
Olá! Não sei qual modelo você está pretendendo utilizar, eu comprei 4 pelo mercado livre e quando testei usando o higrômetro, simplesmente não alterou nada. Devolvi e comecei a utilizar os anti-mofo tradicionais, naquela caixinha. Sempre funcionou muito bem. Até porquê é visível quando a umidade começa a ser retirada, a água fica depositada dentro dele.
Boa noite, a sílica tem prazo de validade? Como vou saber se já expirou?
Você usa sílica em caixa fechada?
Estou pensando em adotá-la.
Estou receioso de manter meus equipamentos na caixa fechada com este anti-mofo eletrônico. O calor é pequeno, mas receio pelo ressecamento.
Nosso equipamento é muito caro.
Anti-mofo tradicional usa na caixa fechada?
Estou grilado com Anti-mofo eletrônico. O modelo é pequeno, de 10cm, com consumo de 7W.
Ele esquenta bem. Amanhã vou colocar o higrômetro dentro.
A silica gel tem a aparencia abaixo, antes (azul) e depois de saturada/usada (rosa).
Ficando rosa não funciona mais, mas só abro a caixa com os equipamentos quando a humidade atinge os 50%.
Deve ser aquecida então no forno por alguns minutos para retomar suas propriedades originais (volta a ficar azul). Deixe esfriar e pode ser usada novamente. Dura anos fazendo isso.
Eu tenho aqui os dois métodos: Minhas câmeras usam siliga gel (é um pouco diferente do discutido aqui, mas o princípio é o mesmo: quando satura, aquece - eu uso microondas na potência média), e meu filamento da impressora 3d usa secador eletrônico. Esse eu acho forte demais pra câmeras, justamente pelas partes de borracha, embora meu secador eletrônico também aqueça a caixa. Realmente a sílica em caixa fechada me parece ideal.
Costumo deixar meus equipamentos dessa forma.
Acredito que a temperatura fica de boa por estar em prateleira aberta e a luminosidade vinda da janelinha ajuda também
Felipe, estou abortando o anti-mofo eletrônico. Vou passar a usar a sílica gel. Já estou comprando 1kg de sílica azul, para desidratar posteriormente quando estiver saturada (rosa).
Coloquei hoje o higrômetro e verifiquei que não cai mais do que 57 rh. Fora isso. Ele emite calor que considero perigoso para as engrenagens sensíveis dos nossos equipamentos.
Já tenho a tudo pronto, então é só colocar a sílica gel no potinho furado em cima e avaliar a umidade dentro da caixa fechada. Acredito que dará certo.
Difícil a conclusão, mas acho que esta é a melhor solução. Posteriormente vou estudar o uso de UV e seu custo. Avaliar se também não coloca em risco as engrenagens (ressecamento).
Vou dar semanalmente um banho de luz, não é banho de sol, apenas claridade indireta proveniente do sol.
A LUZ TEM QUE ENTRAR E ATRAVESSAR QUANDO POSSÍVEL, PELAS LENTES. Montada no corpo, apenas entrar.
Acredito que o conjunto dará certo.
Obrigado pela opinião. Abs.
Diel, achei perfeita a luminosidade que você tem. Eu deixava antes assim. É ótimo, porém tudo deve ficar destampado, se não, como a luz vai entrar e para evitar os fungos?
Obrigado pela opinião.
Abs.
Eu fico pensando se compensa o risco de deixar aberto para não arranhar a lente. Estão sem filtros UV. Mas vou deixar !
Eu concordo que dá pena ver essas coisas lindas desprotegidas, porém essa é a opinião da assistência técnica que envio minhas lentes e máquina em São Paulo (sou do Rio, mas só envio para lá). Lá eu via várias máquinas nas prateleiras, em exposição, se não me engano, com as lentes expostas.
Também é a opinião de um fotógrafo profissional que faz Lives, que tem uma longa experiência. Câmeras e lentes com tampa enquanto guardadas é incompatível, afinal elas estão exposta para entrar luz natural, como a sua.
Chamo a atenção que na prateleira, estáveis, não sofrerão arranhões, pode apenas pegar poeira.
No meu caso, vou deixar as minhas na caixa plástica transparente, fechada, com sílica e banhos de luz, intermitentes.
Veja bem, não sou o dono do conhecimento, apenas me esforço para mitigar ao máximo, a necessidade de ficar enviando meus equipamentos para limpar fungos. Isso é péssimo!
Acabei de adquirir uma lente que namorava há meses. Não quero vê-la viajando como a minha máquina viajou este ano, para limpar o sensor.
Recebi muita informação importante desde ontem aqui no forum. Já mudei todo meu processo de conservação das lentes e máquina.
Agora vou testar a Sílica. Acredito muito nela.
Vou devolver os 2 anti-mofos eletrônicos comprados no Mercado Livre. Não baixou mais do que 57 em todo o dia.
Agradeço a boa vontade de todos.
Excelente forum.
Isso. ![]()
obrigado.
Eu uso anti-mofo de silica, que aqueço de tempo em tempo no microondas para manter o estante de vidro onde guardo tudo a 40.
Em relação a luz, instalei LEDs em toda a estante por dentro, e deixo as luzes ligadas 12 horas por dia. As lentes ficam viradas pra cima, sem tampa, claro.
Acham que isso é suficiente?
Estou assim há uns 7 anos e não tive fungos, não que eu perceba eles… E tenho muitas lentas antigas aqui.
Esse tipo de equipamento é mais resistente do que imaginamos. Tudo bem que esfregar areia nas lentes ou deixar cair vai dar resultado ruim, mas lentes são mais difíceis de arranhar do que a gente espera. Basta não usar muita força pra limpar. Eu uso um pincel de maquiagem, dedicado só pra isso.
O que mata o fungo é a luz UV. Não creio que os leds comuns possuam essa linha de emissão. Há leds UV, mas não precisa deixar 12 horas direto, não. Meia hora já seria o bastante. Um exemplo:
Luz UV usaria com muita precaução.
Vá ao tópico " Riscos à saúde humana"
O que impede o aparecimento de fungos é basicamente a baixa umidade. Tente manter abaixo de 40%.
-
UV de led não mata fungo. Zero eficácia. Led UV tem comprimento de onda de 390-400 nm, isso tecnicamente nem é UV, é a rabeira do espectro visível.
-
UV para matar fungo tem, que ser UVC e sinceramente você não vai querer brincar com isso. Causa catarata, cegueira e cancer de pele (isso não é brincadeira)
-
Os elementos de vidro das objetivas bloqueiam quase totalmente o UVC, ago tipo 99,9%. Não vai adiantar absolutamente nada irradiar uma objetiva, você no máximo vai estrelizar a superfície e danificar todas as borrachas.
-
Reduzir a umidade por aquecimento não funciona bem. Para ser eficiente, precisa de temperaturas acima dos 45 graus e você não vai querer deixar seu equipamento armazenado nessas condições.
Usem dessecador quimico (silica, clireto de cálcio, etc) associado a um compartimento HERMETICO. Senão não funciona. Ou um Dry Cabinet que use condensador de umidade.
Tem risco, sim. Especialmente o UV-C que o Shalders falou. Por isso tem que expor por pouco tempo e de preferência cobrir a caixa enquanto o led estiver ligado.
Mas vc leu a página que eu enviei?
UV-C LED Light Strips - Shortwave Ultraviolet Light for Sterilization
Poderia explicar melhor? Nunca vi nada sobre isso, não. Sei que há sensores que bloqueiam parte do UV (na verdade é o filtro protetor na frente do sensor, mas faz parte do mesmo), mas nunca ouvi falar de lentes.