Apontador laser danifica sensor?

Essa semana vi um apontador laser do tipo chaveiro pra vender por 7 reais. Não resisti e comprei, e agora tô feito criança com brinquedo novo apontando pras coisas. Daí tô pensando em fazer umas fotos bacanas com o laser, usar vapor ou fumaça pra ver o feixe, passar por vidro, água, gelo, etc. Mas aí surge uma dúvida.

Eu sei que se botar o laser contra a lente posso machucar meu olho se tiver olhando no visor, mas será que se eu tirar uma foto pode danificar o sensor da câmera também? Eu testei com webcam, botar o laser incidindo direto faz a câmera meio que enlouquecer com umas cores esquisitas, e borradas, mas logo depois volta ao normal. Alguem já tentou algo assim antes?

Que eu saiba só é prejudicial a visão humana.

Até onde sei, essas pequenas canetas laser não danificam a visão pois são classe 1. O risco só começa em lasers da classe 2 para cima. Procure na embalagem ou no próprio aparelho qual a classe do laser.

E teoricamente o laser não deveria danificar o sensor, ainda mais sendo de classe baixa.

As cores na webcam devem acontecer por causa da correção de cor automática que ela tenta fazer, e como entra muito vermelho, ela fica maluca tentando compensar.

*Edit: Pesquisando aqui, percebi que MUITOS pointers desses são classe 2. Talvez pq deva ser mais barato produzir um classe 2 do q um classe 1.

Eu não arriscaria, afinal nossos olhos são as partes mais sensiveis do corpo humando…

Eu não arriscaria nem a pau. A menos que tenha uma Sony P-qualquer coisa dando sopa na gaveta, que aí é lucro :smiley:

Não danificam, não precisa se preocupar, é necessário uma temperatura muito alta para danificar o sensor, nem o por do sol (passando pela lente) e nem as canelas LASER são potentes o suficiente para danificar um fotodiodo do sensor.

Mas não coloque isso no olho, ou olhe pela câmera :wink:

Até onde sei, essas pequenas canetas laser não danificam a visão pois são classe 1. O risco só começa em lasers da classe 2 para cima. Procure na embalagem ou no próprio aparelho qual a classe do laser.
rsrsrs.... eu naum diria isso....

eu tenho umas “manchas” no meu olho por causa de laser.

umas “nuvenzinhas pretas” com trasnparencia … digamos de 87% …

Pedro, o que vc tem não é aquele negócio conhecido como “moscas volantes” ?

Brincando com o laser…

O laser desses apontadores tem entre 3mW a 5mW, potência bem pequena.
O problema e que essa energia toda esta concentrado em um ponto muito pequeno, suficiente para prejudicar o super sensivel olho biologico. Portanto, NUNCA amponte o laser para o olho de pessoas ou animais.

Quanto a apontar para a camera, a não ser que no caminho optico tenha algo muito sensivel a luz, não deve danificar. Mas, se tem algo assim, até o proprio flash deveria danificar.

Eu disse :thmbup:

Esse laser é legal!! Fiz umas brincadeiras com ele !!

Pedro, o que vc tem não é aquele negócio conhecido como "moscas volantes" ?
olha . o meu oftalmologista nunca me deu o nome diso não...

mas parecem nuvens voadoras no olho… não dá pra perceber no dia a dia … naum incomoda… mas se prestar atençao dá pra percebe-las.

eu digo que foi do laser pq elas apareceram justamente na epoca q akela caneta a laser era um vício… todo mundo tinha…
ai as vezes algum corno apontava esta porcaria pro meu olho…
daí então eu comecei a perceber essas “rabiscos escuros” na vista.

mas o nome eu não sei não =\

Pedro, isto é uma “condensação” do humor vítreo no olho. Muito comum e não é relacionada ao laser.
Para ver é só olhar para o céu claro e ver as “cobrinhas”.

Pedro, isto é uma "condensação" do humor vítreo no olho. Muito comum e não é relacionada ao laser. Para ver é só olhar para o céu claro e ver as "cobrinhas".
Acho que tenho esse troço, mas só percebo às vezes, e não incomoda. A única coisa que às vezes me incomoda é que percebo uma diferença de "white balance" entre um olho e outro. Isso é normal?
Pedro, isto é uma "condensação" do humor vítreo no olho. Muito comum e não é relacionada ao laser. Para ver é só olhar para o céu claro e ver as "cobrinhas".
é verdade! são cobrinhas mesmo! =)

ah . então pode ter sido coincidencia de aparacer depois da época da febre dos lasers, sei la …
mas é isso aí memso … cobrinhas =D

As vezes eu vejo uns pontinhos brilhantes passando voando. rs…

As vezes eu vejo uns pontinhos brilhantes passando voando. rs..
Isto é outra coisa :risada2: :risada2: :risada2:

Eu jah tinha pensado em brincar com esse laser, mas apontando para os objetos. O negócio é que nunca mais achei o meu! ahuauhahu!

Abraços!

E um desses, será que danifica o sensor: http://www.laserglow.com/hercules.html ? :mf_w00t2: