Apostila Fotografia Para Divulgar Na Net - Colaboradores Serão Bem Vindos

Olá. Estou tentando montar uma pequena apostila sobre fotografia. Vou postá-la aqui e gostaria de receber correções e sugestões sobre o que mais poderia incluir. Também aceito correções em acentos, pontuações e língua portuguesa, pois não sou muito bom nisso. A idéia é disponibiliza-la em fóruns de fotografia e em uma nova comunidade sobre fotografia no orkut. Visto que nas várias comunidades existentes e lotadas de usuários a discussão sobre o assunto é praticamente zero. Meu e-mail e msn para contato é renatolaus@renatolaus.com.br. Não tentem acessar meu site pois ele está inativo por falta de um webmaster que possa montar um portfólio de qualidade para mim. Para quem quiser acessar a comunidade do orkut o endereço é http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=29802843. Colocarei o nome de todas as pessoas que contribuírem ao final da apostila. A idéia não é divulgar meu nome, nem minha comunidade, e sim disponibilizar informações sobre fotografia para os usuários. Espero que alguém se interesse. Muito obrigado. Aguardo contato dos interessados.

Para fazer download do arquivo clique na url hospedagemdearquivos.com.

Por favor, quem chegou a ler o arquivo. Deixe sua opinião. Obrigado.

20 Visualiazações e nenhum comentário? >:( Alguém leu pelo menos? Obrigado.

Renato eu li, é um resumão básico…
Comentários… A colocação do número do diafragma está certa se ele for colocado na forma de fator focal, se for na forma de abertura relativa (como a maioria das lentes) então está errado, porque abertura relativa é dada em forma de fração 1/2.8 1/4.0, então quanto MAIOR o número MAIOR a abertura relativa.
O Modo P é o modo programa, ela não é um modo completamente automático, porque nele você pode mudar a relação do programa mudando a relação entre abertura e velocidade.

O que você quer dizer com isso?

[QUOTE]O RETORNO DA LUZ NUNCA PODE SER MAIOR QUE O DA LUZ PRINCIPAL
[/quote]
São 4 os fatores que influenciam a profundidade de campo, faltou o tamanho da mídia.

Quanto ao ISO não necessariamente quanto maior o ISO maior o ruído. Isso depende do ponto de ótimo desempenho da mídia. Leia:

Quanto mais aberto o diafragma realmente menor a profundidade de campo, mas não tem nada a ver essa história de mais nítido o elemento em foco, o ponto de maior nitidez de uma objetiva é onde o tamanho dos círculos de confusão se iguala ao tamanho dos círculos de airy, o que na maioria das objetivas modernas ocorre entre f/8.0 e f/11, em f/2.8 qualquer lente é menos nítida do que em f/5.6.

Colméia → Luz concentrada e SUAVE (isso é o mais importante)
Back light é a própria luz de fundo e não um tripé para luz de fundo.
O Rebatedor reflete a luz e não tira a luz de um lado para o outro, é apenas uma fonte de luz secundária que reflete a luz de uma fonte primária para onde você direcionar.

Se for usar estas informações não se esqueça de creditar.

Sim, a idéia é ser um resumão básico para ajudar iniciantes. Você poderia no p´ropio documento fazer essas alterações para que eu pudesse entender melhor? depois é só me mandar para renatolaus@renatolaus.com.br
q eu posto aqui novamente atualizado
se não for encomodar, muito obrigado léo

Ninguém mais diz nada? Todos só querem aprender mas ng quer ajudar a ensinar?
Abraços. :frowning:

Bom,eu dei uma passada de olho sem ler direito,mas pelo que pude perceber é um resumo bem resumido mesmo. :assobi:
Se ele está direcinado para principiantes,ele chega á ser apenas um guia de tópicos que se tem que seguir no estudo da fotografia.Pois não possui uma explicação de que modo ou o que influencia na exposição.
Desculpe a sinceridade,mas se der esse material na mão de iniciante é bem provavel que ele fique “boiando”.

Eu estive pensando e eu acho que uma apostila para iniciantes deve ter a seguinte ordem:
-O que é fotografia?
-tipos de cameras.
-tipos de midia
-conceito de exposição
-como controlar a luz
-tecnicas de composição
-equipamentos complementares(Flash,tripé,filtros,etc…)

Na minha opnião se não seguir essa ordem o iniciante tende é ficar perdido.

PS:É apenas a minha opnião.

Renato, aqui tem um link onde você poder colher material pra sua apostila:
http://www.herbario.com.br/fotoweb/a1.html

Renato, além do link citado acima, o site da kodak disponibiliza um bom guia para quem se interessa por fotografia abrangendo esses tópicos:
História da fotografia
Curso de fotografia
Luz
Câmera fotográfica
Como usar sua câmera
Exposição à luz, diafragma e obturador
Velocidade x abertura, focalização e profundidade
Acessórios para câmeras
Flash
Flash eletrônico
Flashes manuais
Regras simples para obter boas fotos
Composição fotográfica
Fotos de movimento
Glossário
Fotografia digital
Tipos de câmeras
Principais conceitos
Pixel e resolução
Baterias
Zoom
Memória
Formatos de imagem
Monitor LCD/Visor
Histograma
Recursos mais comuns das câmeras
Dicas para uma boa foto
Exposição de fotografia
Entenda fotos

O site é: Eastman Kodak Company | Kodak
Muito bom por sinal. Sempre que tenho uma dúvida ou curiosidade faço uma visita lá. Talvez ajude como referência na sua apostila.
abs.

Acho que a produção colaborativa de um documento desses deveria ser feita em um sistema estilo Wiki ou mesmo CVS. Wiki é mais fácil de operar, o CVS possibilita o desenvolvimento colaborativo de documentos em um formato mais amigável para impressão (doc, pdf, odt, etc).

Francisco nós disponibilizamos a área de artigos do fórum para quem quiser postar documentos do tipo e podemos inclusive cadastrar editores para isso… :slight_smile:

Eu tentei … mas o link esta quebrado e nao consegui baixar … abraços

Pra mim tb apareceu quebrado. :frowning:

Renato, eu gostaria muito de ver a apostila, e se possível dar alguma colaboração (pelo menos quanto ao português), mas ela não abre nesse link. Voce pode, por favor, reenviá-lo? Ficarei muito grato. Grande abraço, e olha: excelente iniciativa.

Também tentei mas não abre, talvez por já ter passado o tempo limite.