aprendizado em softwares

Olá a todos,

gostaria de conversar com outros foristas a respeito do aprendizado do pós processamento de imagens fotográficas. Sei o básico sobre o photoshop e sobre lightroom.

Provavelmente vou me concentrar no uso do lightroom, mas estou em um ponto onde, me aprofundando em qualquer um deles, vou estar partindo do mesmo ponto. Então, gostaria de saber a opinião de outros fotógrafos a respeito disso, principalmente aqueles que tem idéias contrárias.

É mais interessante investir no estudo do lightroom ou do photoshop? (embora muitas coisas sejam comuns aos dois, visto que tratam de imagens)

É mais interessante a leitura de livros ou a própria internet fornece todo o material necessário? O principal problema de procurar coisas na internet é que muitas vezes procuramos e encontramos as mesmas coisas, o que deixa algumas lacunas… Cursos presenciais estão fora de cogitação, porque não tem aqui por perto e porque não usarei estes programas comercialmente.

E, além disso, que outros softwares vocês utilizam como uso principal ou complemento?

Um grande abraço a todos!

Se pretende só converter, Lightroom e se pretende manipulação, Photoshop.

BTW, na Internet tem tudo…
Uso Photoshop, mas não gosto das conversões via LightRoom ou ACR, então uso o
DXO, C1, SilkyPix e os gratuitos RawTherapee e Photivo… :slight_smile: