Dando início a esta série sobre astrofoto, vou falar um pouco sobre equipamentos e técnicas sobre o assunto. Vamos começar com equipamentos simples, e evoluir pros casos mais sofisticados.
Pra começar em astrofoto, a primeira coisa é gostar de olhar para o céu, ver coisas que não observava antes, e imaginar que existe muito mais coisas ali que o olho pode ver. Isso, por vezes é frustrantemente verdadeiro, pois várias vezes nosso objeto só vai ser visível na foto, ou ainda no dia seguinte.
Normalmente se pode começar simplesmente com um tripé, câmera e lente. Isso facilita grandemente as coisas, pois se pode aplicar a regra dos 500, 400 ou 300, a depender da resolução e tamanho do sensor: quanto maior a resolução/menor sensor, menor tem que ser o número. A regra é simples: a velocidade em segundos vai ser o número acima dividido pela distância focal da lente. Então, por exemplo, uma câmera FF de 12 Mp pode perfeitamente usar a regra dos 500. Sendo assim, esta câmera poderia fotografar as estrelas sem borrar usando uma lente 50mm com exposição máxima de 10 segundos. Com este equipamento (câmera e tripé), já dá pra fazer fotos da Via Láctea, da Lua e do Sol (USE FILTROS ESPECIAIS PRO SOL!!! Para um eclipse, pelo menos 16 pontos, ou 100.000x).
Esta regra funciona bem para lentes mais curtas, que ainda conseguem um tempo razoável de exposição. Quando se usa uma lente longa, a exposição fica muito curta. Usando a mesma câmera acima com uma lente 200mm, a exposição seria de no máximo 2.5 segundos. Isso considerando uma câmera já um tanto antiga, como a Nikon D700. A solução mais imediatista seria aumentar o ISO, para captar mais luz em menos tempo. Isso porém diminui a qualidade do sinal captado, por causa do ruído. No exemplo abaixo, puramente matemático, pode-se ver o efeito do ruído.
Note-se que embora os círculos maiores sejam bem idetificáveis mesmo com ruído maior, os objetos menores praticamente desaparecem. Isso significa que mesmo empilhando várias imagens (falo sobre isso mais tarde), aquele detalhe perder-se-á. Mas o exemplo mostra como é importante manter o ruído sobre controle. Ao se perder detalhes, estes nunca mais se recuperam. Veja que somente os detalhes permitiram a (veja o pontinho que surge na imagem):