Regulamento do Concurso – 2008
1 As organizações promotoras
do concurso são a BBC Worldwide
Limited e o Natural History Museum
Trading Company Limited (os
Organizadores). O concurso anual
é aberto a todos exceto aqueles que
fizerem parte dessas organizações e
empregados da BBC, BBC Worldwide
Limited ou do Museu de História
Natural.
2 As fotografias inscritas devem ser
imagens digitais ou slides coloridos,
tiradas até três anos antes da data
de encerramento das inscrições.
Material escaneado ou impresso não
é permitido. Até três imagens digitais
ou transparências coloridas, montadas
como slides, podem ser inscritas em
cada categoria. Nenhuma foto pode
ser inscrita em mais de uma categoria.
Séries de fotos não serão aceitas, favor
enviar uma imagem da série. Imagens
recortadas podem ser enviadas, mas
assegure-se da qualidade da imagem.
3 Orientações para material digital
Formato Você pode se inscrever pelo
site Gallery | Wildlife Photographer of the Year | Natural History Museum ou
enviar todas suas imagens em um CD/
DVD compatível com sistema Windows
para PC.
Imagens devem ser enviadas em sua
resolução original sem interpolação.
Trabalhos escaneados ou
impressões não serão aceitos.
Salve as imagens em formato
JPEG na qualidade mais alta
possível (por exemplo: 12 no
Photoshop).
Não use sub-arquivos quando estiver
salvando imagens em CD/DVD.
Caso você chegue às etapas finais do
concurso, a imagem original capturada
pela câmera, sem manipulação (por
exemplo *.DNG, *.JPG, *.NEF, *.CR2,
*.CRW), será solicitada e deverá ser
enviada até o início de maio de 2008.
Entraremos em contato para esta
solicitação.
Requisitos para o tamanho do arquivo
As imagens devem ser
capturadas em uma câmera cuja
resolução é suficientemente alta
(recomendamos pelo menos 6
megapixels) para que sua imagem
possa ser reproduzida no mínimo em
300dpi em tamanho A2.
Calibragem e cores
As imagensdevem ter suas cores padronizadas/
corrigidas fazendo uso de um monitor
corretamente calibrado e utilizando
modo de cor Adobe RGB 98, antes de
sua apresentação ao concurso. Não
serão feitas concessões para imagens
com cores mal manipuladas ou mal
tratadas. Em especial, assegure que
suas imagens não estejam saturadas e
que representem seu tema de modo
fiel.
Ajustes de imagem
Ajustes digitais só serão aceitos se limitados
a trabalhos mínimos de limpeza, ou
trabalhos sobre os níveis, curvas, cores,
saturação e contraste. A representação
fiel daquilo visto no momento em
que a foto foi tirada deve ser mantida.
Montagens e exposições múltiplas não
serão aceitas. A correção de nitidez
é permitida (mas deve ser usada
com moderação – muitas imagens
são arruinadas por um excesso de
tratamento para obtenção de nitidez).
Recortar é permitido, mas atente para
os efeitos no tamanho do arquivo
Nome do arquivo digital
O arquivo deve conter seu nome, número de
sua categoria ou título e tema chave
(por exemplo: JohnBrown.gato2aguia.
jpg ou JbrownGeraldDurrell.aguia.jpg).
Favor nomear todos os arquivos de
imagens utilizando o mesmo formato.
Dados pessoais completos e dados
das imagens devem estar contidos
no campo IPTC (File>File Info no
Photoshop).
Outras informações necessárias
Dados de hardware (ou seja, o nome da
câmera).
4 Orientações sobre slides e médio formato
Os slides devem estar montados para projeção.
Transparências que não estiverem
montadas ou montadas em vidro não
serão julgadas. Favor enviar originais
quando possível. As cópias devem
ter o mesmo formato que o original.
Não serão admitidas cópias de má
qualidade. Das imagens selecionadas
no concurso serão solicitados os slides
originais, que deverão ser fornecidos
na etapa final.
Identificação de slides
Seu nome e endereço devem ser escritos na
moldura do slide (não utilize etiquetas
adesivas). A orientação da imagem
deve estar indicada por um ponto
grande na parte frontal, no canto
esquerdo inferior. Recortes serão
aceitos.
Coloque cada slide em um envelope
separado, com os seguintes dados:
número e nome da categoria, o seu
nome e endereço, uma descrição do
tema da foto (ver regra nº 9); e onde e
quando a foto foi tirada. Os envelopes
não devem ser lacrados.
Imagens em formato médio devem
estar montadas. Favor limitar o
tamanho das molduras na medida do
possível, e identificá-las na parte de
trás.
5 Preto e branco
Arquivos digitais,slides ou impressões em preto e
slides ou impressões em preto e
branco podem ser enviadas. As
imagens podem ser tiradas em preto e
branco, convertidas de filme colorido
ou, no caso de imagens digitais, ser
convertidas para um arquivo preto
e branco. Trabalhos escaneados não
são permitidos. Caso sua imagem
chegue às etapas finais do concurso,
serão solicitados os slides originais
ou arquivos de câmeras. O uso de
ferramentas de superexposição ou
sobrexposição de imagens digitais é
permitido. Consulte a regra nº 3 para
saber todas as outras regras referentes
ao formato digital.
6 Inscrições pelo correio
As inscrições devem ser feitas em um
único pacote. Favor indicar na parte
de trás do pacote se seu trabalho é em
formato slide, digital ou slide e digital.
Incluir uma cópia do formulário de
inscrição (disponível em Gallery | Wildlife Photographer of the Year | Natural History Museum ),
a taxa de inscrição de £ 27 (por pessoa, não por imagem),
mais o valor do custo de devolução do
material e envelope auto-endereçado
(quando for o caso).
7 Prêmio Eric Hosking
Você deve apresentar dez imagens, a
partir das quais os jurados comporão
um portfólio final. Imagens digitais
devem ser fornecidas conforme a
regra nº 3. Slides devem ser enviados
em saquinho plástico (tipo fichário),
com uma lista relatando o conteúdo
de cada foto e onde e quando foram
tiradas (ver regra nº 4). Coloque o
saquinho em um envelope com a
referência “Eric Hosking Award”, e com
seu nome e endereço na frente.
8 Direitos autorais
Você deve ser o único autor e proprietário dos
direitos autorais de todas as imagens
enviadas. Ao inscrever suas imagens
no concurso, você concede ao Museu
de História Natural uma licença nãoexclusiva
para reproduzir as imagens
para qualquer fim relacionado ao
concurso, incluindo, sem se limitar a
elas, as seguintes finalidades:
• julgamento das obras do concurso;
• exposição das obras vencedoras no
Museu de História Natural e dentro
do Reino Unido, além das turnês
internacionais subseqüentes;
• inclusão no livro e revista Portfolio
18 ou semelhante;
• inclusão na divulgação do concurso
e exposição organizada pela revista
BBC Wildlife;
• inclusão (caso seja selecionado
como uma imagem de divulgação)
nos materiais promocionais e de
marketing do Museu de História
Natural (incluindo material para
imprensa) para a exposição no
museu ou em turnê;
• uso em produtos relacionados ao
concurso e à exposição a serem
vendidos pelo Museu de História
Natural.
Serão pagos royalties pelos usos
comerciais de imagens.
Para evitar dúvidas, os Organizadores
selecionarão imagens dentre as
vencedoras para o marketing e
divulgação da exposição (e para
uso em produtos comercializados).
Além disso, você concede ao Museu
de História Natural o direito de
sublicenciar imagens à imprensa para
reprodução associada ao concurso e à
exposição.
9 Temas
Animais domésticos (gatos,cachorros, animais de fazenda etc.) e
plantas cultivadas (espécies ou híbridas
que crescem em ambientes cultivados)
não contam como vida selvagem e
não são temas aceitos. Na entrega de
uma imagem, você deve declarar se
a imagem foi produzida em cativeiro
ou em condições não-naturais (por
exemplo: se foi utilizada isca viva).
Neste caso, favor marcar um grande C
nas molduras dos slides. Informações
sobre o tema e locação devem ser
fornecidas nos dados do arquivo
(File Info). Em alguns casos, pode ser
solicitado ao fotógrafo que assine
uma declaração detalhando como e
quando uma imagem foi tirada. Caso
os Organizadores ou jurados suspeitem
de práticas cruéis ou anti-éticas, a
inscrição será desclassificada.
10 Questões legais
Quando necessário,de acordo com a Wildlife and
Countryside Act ou legislação
nacional ou internacional equivalente
(por exemplo: no caso de espécies
protegidas), as imagens devem
estar acompanhadas de cópias das
autorizações pertinentes. Concorrentes
do Reino Unido devem atentar ao fato
de que fotografar certos pássaros em
seu ninho, sem autorização da Natural
England, do Countryside Council for
Wales ou Scottish Natural Heritage, é
prática ilegal.
11 Outros concursos/publicações
Uma imagem que já venceu algum
prêmio em algum concurso importante
(com inscrição de mais de 500
imagens) não pode se inscrever no
concurso. Por favor, evite inscrever
imagens que foram amplamente
publicadas nos últimos 12 anos ou que
participaram de outro concurso de
fotografia da natureza.
12 Manipulação
Deve-se preservar a representação fiel do que você viu
no momento em que a fotografia
foi tirada. Imagens sobrepostas,
exposições duplas, fotografias que
consistem, de alguma forma, em mais
de uma imagem e imagens que foram
manipuladas digitalmente fora da regra
nº 3 não são elegíveis.
13 Jurados
Os jurados serão indicados pelos Organizadores para selecionarem
os vencedores. As decisões dos
Organizadores serão definitivas no
que diz respeito a todos os assuntos
relacionados ao concurso, e nenhuma
correspondência será considerada
no que se refere à organização ou
julgamento do concurso. Caso a
qualidade das imagens inscritas esteja
abaixo do padrão mínimo requerido, os
Organizadores reservam-se o direito de
não conceder prêmios.
14 Notificação
Os fotógrafos vencedores e que recebam menção
serão notificados em junho de 2008.
Slides que não obtiveram êxito
serão devolvidos a partir de agosto.
Fotografias vencedoras e que recebam
menção poderão ser mantidas até o
período após a abertura da exposição
em outubro. Os resultados serão
publicados na edição de novembro de
2008 da revista BBC Wildlife e no site
do concurso.
15 Reprodução
O Museu de História Natural e a revista BBC Wildlife
reservam-se o direito, além da regra nº
8, de reproduzir e expor as fotografias
vencedoras e que recebam menção
em qualquer mídia (já conhecida ou
que venha a ser criada), mas somente
para fins relacionados à promoção e
publicidade do concurso, exposição e
turnê.
16 Produtos comercializados
O Museu de História Natural reserva-se o direito,
além da regra nº 8, de reproduzir
fotografias vencedoras e que recebam
menção sobre produtos promocionais
do Wildlife Photographer of the Year
ou em materiais relacionados.
17 Responsabilidades
Todas as inscrições enviadas são de total
responsabilidade do fotógrafo. Os
Organizadores lamentam não poder
assumir qualquer responsabilidade pela
perda ou dano de qualquer imagem
inscrita no concurso (qualquer que seja
a forma pela qual foi causado) nem por
qualquer outra perda ou dano disso
resultante.
18 Devolução de slides
Os slides somente serão devolvidos caso os
fotógrafos encaminhem o seguinte:
• no Reino Unido – um envelope
com selo (não carimbado ou
pré-pago), auto-endereçado e
com o pagamento da taxa de
inscrição de £ 27;
• em outros países – um envelope
auto-endereçado, taxa de inscrição
de £ 27 e valores corretos para o
re-envio;
• trabalhos enviados em CD
não serão devolvidos, mas sim
destruídos e reciclados pela
Organização do Concurso após o
período de julgamento.
19 Pagamento
Não podemos efetivar sua inscrição se não recebermos o
pagamento completo da taxa de
inscrição. Taxas de inscrição e custos
de envio de correspondência podem
ser pagos apenas pelo cartão de
crédito ou cheque (cheques em libras
esterlinas devem ser nominais ao
The Natural History Museum Trading
Company Ltd., cheques em euros não
serão aceitos). Atenção: só podemos
aceitar pagamentos em cheques de
bancos britânicos em libras esterlinas.
Caso queira pagar por cartão de
crédito, este deve ser válido no
mínimo até setembro de 2008;
para isso, será necessário baixar
um formulário de cartão de crédito
em nosso site Gallery | Wildlife Photographer of the Year | Natural History Museum .
20 Encerramento das inscrições
A data final para a inscrição pela internet
é segunda-feira, 31 de março de
2008. As inscrições feitas pelo correio
deverão ser recebidas pela Organização
do Concurso até o prazo de segundafeira,
24 de março de 2008.
Regulamento para jovens fotógrafos
As regras nos 3, 4, 8 a 18 e 20 do concurso
para adultos aplicam-se juntamente
com as seguintes:
1 Esta parte do concurso é aberta a
todos que tenham 17 anos ou menos
até a data final de inscrição. As
inscrições para o concurso jovem são
gratuitas.
2 As obras podem ser imagens digitais
ou slides coloridos tirados até três
anos antes da data final do concurso.
Impressões coloridas ou em preto e
branco somente serão aceitas se não
tiverem sido capturadas com máquina
digital ou em filme de slide.
3 Arquivos digitais originais podem ser
demandados se sua imagem chegar até
o estágio final do concurso. Favor ler o
regulamento 3 do concurso adulto para
todas as outras regras relacionadas à
entrega de imagens digitais.
4 Você pode inscrever até seis
fotografias (imagens digitais ou
slides coloridos) em sua categoria
etária. Você deve escrever seu nome
e endereço em cada slide. Cada slide
deve ser colocado em um envelope
diferente com a categoria (A,B ou C),
o nome do autor e uma descrição da
imagem. Favor preencher e assinar
o formulário de inscrição (incluir
a assinatura de um dos pais ou
responsável) e enviar conjuntamente
em um só pacote. Escrever Young
Wildlife Photographer of the
Year 2008 claramente no exterior do
envelope.
Jurados da pré-seleção
Phil Hurst – fotógrafo, Museu de História Natural
Paul Lund – fotógrafo, Museu de História Natural
Tor MacIntosh – editor de imagens/pesquisador
Wanda Sowry – pesquisadora de imagens,revista BBC Wildlife
Kevin Webb – fotógrafo, Museu de História Natural
Jurados
Tom Ang – fotógrafo e escritor
Mark Carwadine – (presidente do júri)zoólogo, escritor e fotógrafo
Ross Hoddinott – fotógrafo de história natural
Phil Keevill – diretor de criação, Kitcatt Nohr Alexander Shaw (KNAS)
Rosamund Kidman Cox – editora e escritora
Jouni Klinga – fotógrafo de natureza
Tom Mangelsen – fotógrafo de vida selvagem
Cristina Mittermeier – diretora executiva,International League of Conservation
Photographers (ILCP, Liga Internacional de Fotógrafos pela Preservação da Natureza)
Flip Nicklin – fotógrafo
Norbert Rosing – fotógrafo de vida selvagem
José Ruiz – fotógrafo de natureza e escritor
Sophie Stafford – editora, revista BBC Wildlife