[ARTIGO] Distância Focal, Zoom e Crop: entendendo os mm da lente.

Caralho…
to me sentindo um “nada” em meio a essa discurssão…
mas posso garantir q alem d o artigo estar mt bom…
a galera termina q sai explicando ainda mais!

aprendi um monte d coiz akew!
kekoekook

parabens aew!

:clap:

Grande artigo Léo.
Pra gente que está começando é tudo muito esclarecedor, vlw!!
to pronto pra dar uma aula “básica” (devagar com o andor!!hehehe)!!!
Valeu pelo artigo!!
Sandro Amaral.
:thmbup:

Olá Pessoal,

O Léo Terra, negócio é o seguinte, quando sairá esse livro?

Pessoal, excelente tópico!
Excelentes explicações!
Obrigado à todos.

upzinho!!!

esse artigo é muito bom! :clap:

a propósito, algum “matemático” sabe como encotrar o ângulo cuja tangente é X?? por exemplo, consigo encontrar a tg de alfa, mas para achar o ângulo fico na base da tentativa e erro :mf_w00t2: . tem um jeito mais fácil??? :doh:

O jeito mais fácil é usar a função Atan (Arco tangente) na calculadora heheheh!

ih, então ferrou!! minha científica não tem essa função, hehe. o negócio é usar de paciência mesmo :mf_w00t2:

As científicas tem sim, normalmente é só você teclar a tecla inv (inverter a função) e depois clicar na tecla que calcula a tangente.
A calculadora do Windows faz essa operação, é só selecionar inv e a tangente no modo científico.

é verdade. A calculadora faz parte do meu dia-a-dia e nem sei usar direito :stuck_out_tongue:
agora consegui :thmbup:

abraços!! :thmbup:

Li todo o tópico, mas realmente não encontrei nada que pudesse responder a minha pergunta que é simples.
Se tenho uma lente de 50mm, 100mm até 600mm, cada lente.
Quantos em metros perceberei que aumentou, igual a um binóculo, que aumenta 200x é a mesma coisa?
Quala equivalência em metros para as diversas lentes usadas?
Grata
Mara

Mara, não ocorre nenhum “aumento” trocando lentes. A escolha da lente correta depende de muitos fatores. A lente que vc tira um foto de um elefante a 50 metros não vai servir para fotografar um beija flor nos mesmos 50 metros, entende.

Veja exemplos praticos:

http://web.canon.jp/Imaging/enjoydslr/p_2_013.html

http://www.usa.canon.com/app/html/EFLenses101/focal_length.html

Att., Ricardo.

Galera atualizei o artigo :wink:

Muito bom esse artigo.

Eu não sabia que para conseguir um “zoom” nas câmeras mais profissionais era necessária a troca de lentes. Eu imaginava que elas funcionavam como as compactas: bastava apertar um botão e pronto… :stuck_out_tongue:

Mto bem, Leo,

Matéria do curso, que vc também disponibilizou a todos. Belo exemplo de altruísmo.
Esse é só um exemplo, e por acaso, até agora a parte mais técnica do curso. Parabéns.

gde abraço,

Um enigma para vocês: esta distância focal é pequena ou grande?

http://www.herbario.com.br/atual03/sadseal.jpg

Antes de responder essa pergunta você precisa dizer se a mídia é grande ou pequena. :wink:

Sinval vc ainda deve estar bem no comecinho do curso, porque em abertura a coisa fica bem mais sofisticada, a parte de exposição então é beeeem mais intensa.

:laughing:

:laughing:
São fatores relacionados, você deu a perspectiva (que associada à profundidade de campo e ao tamanho que estimo ter esse bichinho o permite uma avaliação superficial da distância), falta o tamanho da mídia e a distância focal, é impossível resolver uma equação com duas incógnitas, isso é matemática básica, para ter noção da distância focal é preciso saber o tamanho da mídia (incluíndo se houverem cortes na foto) e da distância na qual essa foto foi realizada, da mesma forma que é possível fazer esta avaliação em outros sentidos, como estimar a distância sabendo o tamanho da mídia, a distância focal e uma noção da dimensão do animal fotografado. :)

Leo, foi só uma piada, o bicho da foto é uma foca. :laughing:

Como a cara dela está grande na foto, a distância focal parece pequena. Mas pode ser que o fotógrafo tenha usado uma objetiva tele. Nesse caso ele poderia estar longe, mas parecia estar perto.

Sacou? Este é o enigma da distância focal. rs

Se ela estivesse num bando, então seria preciso usar pelo menos uma lente bifocal. E, de preferência, uma multifocal.

Diaemus essa sua interpretação sobre a distância focal é um equívoco muito comum.
Ela não tem função compositiva de simular proximidade, na verdade proporcionar cortes é apenas uma das funções da distância focal, mas a principal função da distância focal é possibilitar que possamos obter os mesmos enquadramentos em diferentes distâncias para pordermos ter controles das perspectivas.
As perspectivas são contrladas pela relação de distância entre o plano focal e a câmera e o plano focal e os damais elementos do quadro, por isso que o uso da distância focal é tão importante, porque ela nos permite controlar as noções de distancia e perspectiva.
No exemplo da foca foi uma imgem claramente feita por uma teleobjetiva, o achatamento dos planos é típico das fotos feitas a longas distâncias, minha questão sobre o tamanho do sensor foi para conseguir definir uma distância focal aproximada, mas que a foto foi feita a distância as próprias perspectivas já deixam absolutamente claro.
Você deverá usar a distância focal como uma ferramenta que lhe permita exatamente controlar a distância na qual você pretende ficar para obter o enquadramento e assim obter o controle da perspectiva.
É devido a essa importância que eu introduzo o conceito no curso fotografia avançada, porque na parte de recursos de composição eu explico detalhamente como obter cada um desses efeitos de achatamento ou distânciamento usando para isso a distância focal.