FOTOS DE CASAMENTOS
A fotografia de casamentos é um dos caminhos que exigem mais responsabilidade e cuidados do fotógrafo. Não se pode repetir um casamento ou pedir que se repita algo que você não fotografou direito, como a entrada da noiva por exemplo.
Iremos ver algumas idéias e reflexões sobre este tipo de fotografia. São conclusões pessoais e você pode nem concordar com boa parte delas, mas algumas são de grande valia para se buscar bons resultados. Recebi algumas mensagens pedindo dicas e aqui vai o início de algumas opiniões. Antes de ir à cerimônia vou tratar do “antes”. Depois escrevo mais. BYE
ANTES
Para começar a oferecer seus serviços você precisa de um mostruário. Como ter um se você está entrando no ramo agora? Você pode se oferecer para fotografar o casamento de algum amigo, mas desaconselho fazer qualquer casal de cobaia em tão significativa data. O mais fácil é você começar auxiliando um profissional estabelecido. Desta forma aprenderá dicas essenciais ao trabalho e poderá, em algum tempo, ser designado para fazer parte do evento e, após demonstrar talento, fará tudo sozinho. Poderás então negociar o uso de algum serviço feito como mostruário. Lembre que precisa de autorização por escrito dos fotografados para direito de uso das imagens.
Não compensa ir logo abrindo micro empresa. Você pode buscar um registro de autônomo na Prefeitura da cidade. Paga-se uma taxa anual e só. Imposto só o IR. Quando crescer aí abre-se a empresa. O cliente não poderá exigir nota fiscal, só recibo (que você indicará ao IR).
Caso não possa alugar um local evite atender clientes em sua casa. Vá até ele com tudo em mãos para uma visita em domicílio. Se possível com o casal, pois os dois poderão expressar melhor que tipo de foto eles esperam que você faça.
Faça um modelo de contrato em duas vias onde descreverá todos os direitos e deveres de ambas as partes, bem como uma descrição do tipo de serviço(incluindo aí a escolha entre fotos formais, fotojornalismo ou ambos), preço e forma de pagamento.
Caso não tenha um bom capital de giro peça antecipado um valor que cubra todo seu custo, o lucro (segunda parte do valor) fica para quando você entregar tudo pronto. É comum os casais ficarem “sem nenhuma banda” após a festa, o que poderá fazê-los adiar a encomenda final, ficando muito tempo com as provas sem haver uma definição. Enquanto isso nada de dinheiro.
Se for indicar outros profissionais conhecidos, ligue a eles avisando que o cliente irá procurá-los. A indicação é um caminho de duas mãos. Se tiver sido indicado ligue agradecendo. Evite indicar cinegrafistas que fotografem. O pacote de serviços deles pode te por pra fora do evento.
PRIMEIRO CONTATO
A primeira pergunta que te fazem normalmente por telefone é: quanto custa? Evite este caminho. Explique que você não pode informar o preço de algo que a pessoa não está vendo, não conhece. Se insistirem desista. Cliente que só vê preço normalmente causa problemas. Afinal você busca oferecer algo mais, um trabalho focado na qualidade.
Ao mostrar o mostruário explique que você mesmo fará as fotos. Mostruários de empresas são feitos pelo melhor fotógrafo e na hora mandam outro da equipe, dizendo que é tudo igual. Explique que este é o “calcanhar de aquiles” de grandes empresas e que o cliente, com você, receberá exatamente o que está sendo oferecido. É bom que se faça um albinho 10X15 ou 9X12 com poses e efeitos artísticos. Cada foto é numerada. O cliente irá dizer de quais gostou mais. Anote e leve as provinhas no dia. Nem você nem ele esquecerão o que foi combinado. Mostrar as fotos na hora das pose vai facilitar o serviço. Os noivos, olhando a prova fazem a pose rapidinho. Não vai parecer amadorismo de sua parte, mas uso da inteligência para agilizar o serviço. É comum os noivos não terem paciência para perder muito tempo nas poses. Tudo que agilizar é bem vindo. E você não corre o risco de esquecer as poses escolhidas quanto fecharam o negócio.
Mas cuidado. Se você mostar poses tiradas de fotos escaneadas de revistas de noivos (uma boa fonte de inspiração e plágio) tenha cuidado para estudar com cuidado a iluminação. Normalmente é feita estilo clássico(não sei o termo técnico). Uma luz principal a 45 graus da modelo e a luz da camera sendo de enchimento. Treine bem com o auxiliar e no ajuste do equipamento para obter o resultado esperado.
Ofereça para que o cliente coloque no álbum umas cinco fotos manipuladas artísticamente. E que escolha logo as que deseja, de umas vinte possibilidades que você vai oferecer. Assim você anota e não esquece depois. Não venda dezenas de fotos manipuladas artísticamente num evento. O álbum vai parecer um carnaval e você vai ficar muitas horas trabalhando no computador sem o retorno financeiro viável, a não ser que se cobre a mais por fotos extas manipuladas. Mas lembre que o álbum busca mostrar um evento real, não um mundo de fantasia com imagens que são bonitas mas não existem, na realidade é uma beleza virtual criada para embelezar o álbum e não mudar a realidade totalmente.
EQUIPAMENTO
Não importa que marca de euipamento vá usar, mas tenha os devidos cuidados. Tem um ditado que diz: “quem tem duas cameras tem uma e quem tem uma não tem nenhuma”. Procura levar duas cameras ao serviço. Se uma pifar na hora e não houver outra será um desastre. Lembre que você escolheu um tipo de foto de grande responsabilidade. Se usar digital e só tiver uma, busque comprar uma de filme, aprenda a usá-la e leve alguns rolos de filme junto. Enfim nunca leve só um equipamento, se não quiser correr o risco de ter sérios problemas no dia e depois do casamento.
Baterias e pilhas de reserva. Filmes e cartões de memória a mais. Flashes, fotocélulas e cabos sobrando. Faça uma lista padrão do equipamento e principalmente cheque tudo ANTES de sair e não na véspera. Ninguém é prefeito e você pode esquecer algo.
Lembre que você vai precisar de um equipamento que te dê um ângulo de cobertura equivalente a 28mm em filme. Fotos de grandes grupos, como família e padrinhos, em recintos pequenos são comuns. Cobertura de 24mm seria ideal. E veja se seus flashes iluminam toda imagem.
VOCÊ E A EQUIPE
Escolha bons auxiliares, que saibam se concentrar e que tenham reponsabilidade para não sumirem no dia do evento e te deixarem na mão. Treine-os com antecedência, não só como se posicionar mas como se portar. Normalmente são jovens e precisam saber se portar com profissionalismo. Nada de conversinhas, paqueras e risadinhas no evento, principalmente na cerimônia. Comer na recepção. Eis algo que divide opiniões. Alguns obrigam a toda a equipe a uma abstinência total. Outros permitem um refrigerante, quando oferecido pelo garçom, lá pelo meio da recepção. Se for comer, só se conhecer o dono do buffet e ele por tudo em local reservado. Mas somente quando terminar o serviço e estiver naquela hora de “estar à disposição” do cliente para fotos eventuais.
Use terno e gravata. Todos estarão assim e você tem que se misturar visualmente. Quem tem que chamar a atenção são os noivos. Os auxiliares poderão usar blusa de manga comprida com gravata. Tudo limpo, arrumado, discreto e elegante.
Com o passar do tempo você conhecerá cerimonialistas, decoradores, cinegrafistas, donos de buffet, maquiadores, enfim profissionais que, como você, estão ali para ganhar o seu pão. As amizades irão surgir e no fim você verá que, mesmo sendo independentes, vocês estarão entrosados e trabalharão em conjunto para o êxito total do evento. Além de que poderá fazer parcerias do tipo “eu te indico, tu me indicas”. Faça fotos da decoração para uso do buffet, é um bom início de amizade profissional.