[ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet

Gostaria de reunir em um tópico específico um compilado de dicas, em forma de perguntas frequentes, sobre como vender fotos na internet através de agências de microstock.

As dicas a seguir representam um pequeno guia para aqueles que querem conhecer o básico sobre a metodologia de vendas de fotos em agências de banco de imagens. É importante deixar claro que não sou nenhum expert no assunto e que estou há poucos meses engajado na venda de imagens na internet, mas já venho conseguindo um ganho relativo que tem me mantido otimista quanto ao empreendimento.

O que é microstock?
Uma forma de venda de imagens livres de royalties em bancos de imagens por um pequeno preço (alguns dólares ou centavos de dólares).

Como funciona a venda de imagens em microstock?
O fotógrafo interessado envia suas fotos para as agências de microstock. Quando aceitas, as imagens passam a fazer parte do banco de imagens da agência e são ofertadas ao público interessado. Sempre que uma imagem é vendida, o fotógrafo recebe uma comissão do valor da venda.

Quem pode vender imagens em microstock?
Qualquer pessoa. Não é preciso ser fotógrafo profissional para enviar fotos para microstock. Todas as grandes agências analisam as imagens enviadas, sejam por renomados profissionais ou amadores e as aceitam por critérios técnicos, independentemente de quem as enviou.

Algumas agências solicitam uma amostra do portfólio para cadastro do colaborador, indicando um número de imagens a serem enviadas e a quantidade de aprovações necessários para o registro.

Que imagens podem ser enviadas?
Praticamente qualquer imagem pronta para uso por um terceiro. As imagens normalmente ilustram campanhas publicitárias, notícias e inúmeras outras formas de comunicação visual.

Quais as melhores imagens para vender?
Imagens que contam uma história ou que representem uma metáfora ou conceito. Imagens que sugerem “trabalho em equipe”, “stress”, “organização”, “lucro” etc., são bons exemplos de imagens vendáveis. Os bancos de imagem não estimulam o envio de imagens clichês ou já saturadas, como flores, animais de estimação e fotos da janela do avião. Fine art ou um belo por de sol também não costumam ser do interesse dos compradores desse tipo de agência.

Quais são os melhores sites para vender as minhas imagens?
Atualmente, as maiores agências são:
Shutterstock - Sell photos, footage clips, illustrations & vectors | Shutterstock
iStock - iStock
Fotolia - Fotos, imagens, vetores e vídeos de bancos de imagem isentos de royalties | Adobe Stock
Dreamstime - http://www.dreamstime.com/register#res4513527

Quanto posso ganhar por venda?
Por aqui impera a seguinte regra: as agências em que as fotos mais vendem são as que pagam menos, as agências menores, normalmente pagam um pouco mais. De todo modo, o ganho médio por venda é na casa de alguns centavos de dolar, entre 0,20 e 0,30.

Entretanto, tem que ter em mente que a mesma imagem pode ser vendida infinitas vezes por todo o tempo que seu portfólio permanecer online.

Posso carregar a mesma imagem para mais de uma agência?
Sim. A mesma imagem pode ser enviada para várias agências. Entretanto, algumas agências oferecem exclusividade, dando mais visibilidade e maior remuneração ao portfólio exclusivo, entre outras regalias.

Como os compradores vão encontrar minha imagem?
As imagens devem ser enviadas contendo título, descrição e palavras chaves (normalmente em inglês) que a representem. A pesquisa por texto é que remete o comprador à sua imagem.

Como recebo os valores das vendas de imagens?
A forma mais usual de recebimento dos valores é através do Paypal, na forma de crédito em seu cartão de crédito. Para receber o valor, o fotógrafo deve alcançar o mínimo necessário estipulado por cada agência. Algumas agências adotam valores de U$100, U$50, U$30 etc como pagamento mínimo.

Os rendimentos são tributados?
Sim. Há uma retenção média de 30% sobre os rendimentos já na fonte (a própria agênia efetua).

Compensa enviar fotos para bancos de imagem?
Essa pergunta cada interessado terá que responder. No curto prazo os ganhos serão irrisórios tendo em visto o pequeno portfólio e o pouco conhecimento do mercado. Com o passar do tempo, ampliando o portfólio e investindo em imagens bem produzidas, para nichos com pouca concorrência é esperada uma solidez maior nos rendimentos podendo até vir a se tornar uma excelente fonte alternativa de renda ou até mesmo o principal negócio.

Que sites posso seguir para me manter atualizado?
MicrostockGroup | Professional Microstock Forum [EN]- Maior fórum sobre microstock
https://blog.fotolia.com/us [EN]
Shutterstock Blog Português [PT-BR]
Shutterstock Blog - Image & Photo Tips to Empower to Create [EN]

Conteúdo adicional:
Guia do colaborador Shutterstock: Baixar nosso Guia de Sucesso do Colaborador | Shutterstock

Partilhando minha experiência.

Agências que envio fotos e percentual de ganhos:
Shutterstock - 64,28%
Fotolia - 11,83%
Dreamstime - 7,83%
Depositphotos - 6,98%
Bigstock - 5,35%
iStockphoto - 2,62%
123RF - 1,11%
Alamy - 0,00%

Tamanho do portfólio por agência:
Shutterstock - 159
Fotolia - 132
123RF - 64
Dreamstime - 97
Depositphotos - 138
iStockphoto - 29
Alamy - 65
Bigstock - 88

Esse topico veio na hora certa rs, eu estava atras dessas informações a alguns dias

muito bom

parabéns pela paciência de escrever tanta coisa… rs…

Valeu, Luciano. Sinta-se convidado a colaborar com sua experiência ou corrigir qualquer impropriedade que eu tenha falado.

Vou tentar aprimorar o tópico com novas dicas e mais específicas.

Como escolher as palavras chaves

Abaixo algumas dicas de ferramentas para auxiliar na escolha das palavras chaves das imagens.

Feito por um dos microstockers mais famosos do mundo, Yuri Arcurs. Insira algumas palavras chaves e em seguida selecione imagens semelhantes à sua. Na sequência é gerada uma relação com uma média de 50 palavras chaves comuns às imagens selecionadas.

http://submit.shutterstock.com/portfolio/suggestions.mhtml
Ferramente disponível aos colaboradores cadastrados no Shutterstock (Sell photos, footage clips, illustrations & vectors | Shutterstock). Funciona da mesma forma da ferramenta acima, mas costuma retornar um número menor de palavras chaves.

A sistemática aqui é diferente. Ao invés de informar a(s) palavra(s) chave(s) você faz o upload da imagem e o site retorna palavras chaves de imagens visualmente semelhantes. É possível ampliar a relação selecionando novas imagens ou digitando novas palavras chaves.

Show o tópico. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Quando chegar em casa vou fixar esse tópico no fórum pela grande valia.

Valeu, Thales. Fico feliz em contribuir.

Fixado por aqui. Ainda não sei se aqui é o melhor local.

Bom dia, pessoal!

Estou tentando superar essa rotina inicial de rejeições e comissões ínfimas por venda.
E para manter a motivação, tenho publicado alguns relatos no Youtube. Afinal, se eu assumo um compromisso e não conto para ninguém, fica muito mais fácil desistir.

No vídeo do link abaixo eu conto quanto tempo levou para eu vender minha primeira foto, e quanto me pagaram.
No meu caso, foram 45 dias para fazer minha primeira venda.
Fiquei super feliz! Mas quando olhei quanto eu ia ganhar… É meio decepcionante…

Eu nem botava muita fé na foto, nem gostava tanto dela assim.
Eu só dei uma olhada nas imagens mais vendidas, para tentar entender o que o mercado estava procurando, e mandei algumas que eu achei “quase parecidas” com o estilo.

O valor pago por foto é ridículo, mas eu fico pensando… se eu, que me dedico meia hora por dia, não sou profissional (trabalho como agrônomo), e tenho apenas pouco mais de 10 fotos online, consegui fazer 8 vendas em três meses, imagina quando eu tiver umas 1000 fotos?

Um passinho de cada vez… acredito que chegaremos lá!

Para quem quiser conferir o vídeo. Ficarei muito feliz com o feedback de vocês:

Abraços

Poxa, Wagner! 45 dias para a primeira venda. Mesmo no Shutterstock?

Meu primeiro envio no Shutterstock foi em 09/09, a primeira venda dia 18/09. E a partir dela já com uma certa regularidade.

Kléber,

Minha primeira foto vendida foi no Fotolia, 11 dias após o upload da mesma.
Na Shutterstock, a primeira venda aconteceu 24 dias após a minha aprovação como colaborador (só fui aprovado na segunda tentativa, pois na primeira tive 5 das 10 fotos reprovadas).

Os 45 dias a que me refiro no vídeo foram contados desde o primeiro envio (quando tive a ideia de vender fotos).

Meu portfólio ainda é restrito, pois infelizmente desanimei com a quantidade de fotos rejeitadas.
Mas vou fazer uma resolução de ano novo e procurar manter uma regularidade nos envios.

Para mim, você é um ótimo exemplo de como a persistência e a disciplina são recompensadas com o passar do tempo.

Abraço!

tô vendo vocês falarem desse Fotolia, vou me cadastrar lá tb…

Kleber, você que é fuçado deve conhecer…

Anos atrás, quando comecei com essa ideia, descobri um software de gerenciamento de bancos de imagem. Funcionava da seguinte forma, você enviava os arquivos pra esse servidor específico com as informações todas, e ele redirecionava pros bancos onde você tinha conta. Então era uma mão na roda porque em vez de ter que fazer vários envios e indexações (? essa palavra existe?) em bancos diferentes, fazia o upload pra um lugar só e ele cuidava do resto.

Lembro que na época custava coisa de 10 dolares por mês pra ter acesso a esse serviço. Mas eu não ganhava dinheiro com isso ainda que justificasse, então nunca cheguei a usar o serviço…

Mas depois dessas conversas me lembrei disso… Só que fui procurar e não encontro nada a respeito… Já viu algo do tipo por aí???

Com licença.
Desculpe-me por opinar onde não fui chamado, Luciano, mas talvez você esteja se referindo ao StockUploader (www.stockuploader.com).

Esse programa servia para enviar imagens para múltiplas agências, carregando-as uma única vez.
Porém, infelizmente, ele deixou de funcionar há exatas duas semanas.
Uma cópia para uso pessoal poderá ser solicitada por todos aqueles que contribuíram financeiramente enquanto o software estava ativo.

Abraço!

P.S.: visitei seu site. Meus parabéns, você é um artista de talento polivalente mesmo! Inspirador isso.

Valeu… realmente acho que era esse mesmo… pena que parou de funcionar…

Sobre sua postagem, não desanima não… é difícil, muito difícil, mas com perseverança os lucros começam a aparecer…

Já comentei em outros tópicos do tipo mas deixo registrado aqui também.

Meu interesse por esse tipo de venda surgiu pra tentar remunerar um pouco meu gasto com fotografia na época, coisa de 4 a 5 anos atrás… Fotografo principalmente natureza, em minhas andanças por aí… Levei muito tempo pra compreender um pouquinho do esquema de envio de imagens, principalmente porque meu inglês não é lá essas coisas… Então nunca fui muito metódico pra enviar imagens… Enviava 30, eles rejeitavam 29 sem eu entender porque, demorava 6 meses pra mandar mais 30…

Mas hoje já dá pra começar a tirar uma grana… não dá pra viver disso ainda, mas em pouco tempo pode dar sim… E se não dá pra viver com isso, já dá pra pagar umas 6 viagens por ano pra mim, que uso sempre pra fotografar mais e aumentar o portfolio nos bancos…

Só não me dedico mais porque a internet aqui é uma droga!!! Hoje pra terem ideia o plano máximo que o Speedy pode me oferecer é de 2Mb (quando funciona)!!! E não tenho outra empresa melhor pra contratar… Então imaginem ficar subindo arquivo nessa velocidade!

Luciano, só vi a resposta agora. Mas felizmente o Wagner já contribuiu com a informação, que inclusive eu não tinha.

Já havia ouvido falar sobre esses tipos de softwares. Recente marquei como tarefa futura instalar um desses (acredito que seria o stockuploader mencionado), mas não toquei a ideia.

Nesse mesmo período também encontrei a seguinte postagem no microstockgroup:

O google tradutor deve dá uma força, mas é basicamente sobre um novo software com a mesma proposta:
http://ribtoks.github.io/xpiks/screenshots/

Eu ainda estou gerenciando o envio múltiplo na unha mesmo. Tá dando pra suportar, mas acabo priorizando o Shutterstock pelo grau de retorno e as vezes fico com preguiça de mantar para os menos rentáveis.

Se toparem usar o software e puderem relatar a experiência, talvez mude de planos. hehe.

Quanto ao Fotolia, acho bastante válido tentar o envio pra lá. No momento representa a minha 2a maior rentabilidade com 11% (Shutterstock tem 63%, Dreamstime 8,8%). Se a média se aplicar pra seu portfólio vai ter um incremento de quase 20% nas receitas. E o mais bacana é que fotos que não costumam vender no Shutterstock têm vendido no Fotolia. Parece que a demanda é diferenciada, acaba otimizando nosso portfólio.

Wagner, então está na média mesmo.

Acho que a maior lição que teria pra dá nesse início de jornada é não encanar com as rejeições. Estava super empolgado com minha última produção, imaginei que seria um tema bacana e subi mais de 20 fotos da sessão. Duas fotos eu não queria enviar porque o flash que iria iluminar o fundo não disparou, mas resolvi enviar ainda assim. Resultado, só essas duas das 20 e tantas foram aprovadas. Motivo da rejeição: falhas no recorte do fundo.

Reconheci que não fiz um serviço muito acurado e reenviei as fotos sem a edição do fundo, deixando com sombras mesmo e não 100% branco como tentara. Todas aprovadas.

O curioso é que nas outras agências estão sendo aceitas com o fundo “mal recortado”. Fazer o que? Dançar conforme a música e ser feliz. hahah

Ainda tô amargando algumas rejeições com fotos externas, paisagens. Mas vejo só como um desafio a ser vencido e procuro um jeito de adequar as fotos às necessidades deles e não somente ficar indignado.

Isso é assim mesmo… coisa do perfil de clientes do banco… tem foto que vende muito em determinado lugar e nem é aceita em outro…