Assunto inspirado em artigo do fotógrafo thephoblographer.com (Link da Matéria no final do artigo)
by , no Flickr
Lente Pentax 43MM 1.9 - uma das poucas lentes com DF de 43MM produzidas
Muitos fotógrafos detestam as lentes de 50MM, por vários motivos. Talvez o maior deles seja que é a lente com distância focal única mais produzida e mais lucrativa da indústria da fotografia. Há um verdadeiro “glamour” e até mesmo “adoração” pela distância focal de 50MM. Essa ideia foi tão propagada pela indústria de câmeras e lentes, quanto por diversos fotógrafos ao redor do mundo, por diversas gerações, principalmente a partir dos anos 50 do século 20. Tal mito ainda persiste nos dias atuais.
Para tentar agradar os que falam mau da distância focal de 50MM (há os que não são fãs como eu por exemplo :D) a indústria tentou resolver esse problema fabricando lentes fixas com distância focal um pouco maior (58MM por exemplo é uma distância focal bem comum de se encontrar), ou pouco menor (como exemplo a Tamron 45MM 1.8 ou a Canon-Nikon 40MM 2.8 ) .
Mas apenas a Pentax no passado projetou uma lente 43MM . E porque 43MM são um ângulo perfeito para fotografia? Porque a diagonal de um filme 35MM (não confundir com a distância focal de 35MM) é exatamente a distância de 43MM. Os sensores digitais conhecidos como “Quadro completo” ou “Fullframe” possuem também a mesma dimensão diagonal.
Assim o campo de visão da distância focal de 43MM num filme fotográfico padrão ou sensor fullframe digital, daria exatamente o campo de visão que os olhos humanos enxergam.Claro que não estamos falando aqui de distorções, apenas do campo de visão.
Diversos fabricantes produziram lentes fixas com distâncias focais entre 35 a 50MM como exemplo a Minolta 40MM F2.0; ou a Zeiss F2.0 Batis. A Canon tem uma prime de baixo custo 40MM 2.8; a Nikon idem; a Tamron produziu uma 45MM com abertura 1.8 ; recentemente a Sigma também lançou uma 45MM 2.8 DG DN. Outros motivos pelos quais as fabricantes produziram lentes intermediárias entre 35 a 50MM foi para encontrar um “meio-termo” entre esses dois campos de visão.
Outro fator que contribui muito para que uma lente 43MM fosse produzida é que as cãmeras digitais tem tido poucas inovações ao longo dos anos, já as lentes ainda podem produzir uma melhora significativa em termos de ótica e eletrônica embutida. Um exemplo bem claro são as novas lentes RF da Canon que tem proporcionado inovações significativas na eletrônica e na ótica. Idem para os sistemas da Nikon Z.
Imagine uma Canon RF 43MM 1.8; Tamron SP 43MM 1.8, Sigma 43MM 1.4, Leica 43MM 1.0 …
Imagine como uma DF fixa de 43MM daria uma nova estética visual para fotografia de rua, gastronomia e retratos. Uma combinação das melhoras tecnológicas como controle de aberrações, distorções,etc, que as lentes produzidas nos últimos tempos vêm apresentando e teríamos uma distância focal efetiva que seria muito bem aproveitada em fotos e até mesmo no cinema.
Link para o artigo original: https://www.thephoblographer.com/2020/10/05/why-the-photography-world-needs-more-43mm-lenses/