[ARTIGO] SENSORES DE MERCADO

Pessoal,

Sabendo que tamanho dos sensores tem uma relação muito estreita com qualidade de imagem (Latitude, cores, ruído, etc, etc), segue abaixo uma imagem mostrando a relação de tamanhos entre os atuais sensores do mercado.

Vale lembrar que apesar do tamanho do sensor ter uma relação com a qualidade da imagem, existem sensores com tecnologia e design diferenciados de forma que também contribuem com diferenças significativas na qualidade da imagem (CCD, CMOS, Super CCD, CMOS-Foveon), veja isso no tópico do Leo ([ARTIGO] Ruído X Pixels II - O retorno).

Obs. As informações dimensionais foram tiradas do site dpreview.com.

Muito obrigado

Interessante, acho que já tinha visto um desenho parecido no próprio DPReview.

Ah, só uma correção: Sony H5 é 1/2.5", não 1/1.8".

Interessante!

Mas estou com dúvida:
Alguns sites e no ML, para algumas câmeras até a 400d, falam que o sensor equivale oao mesmo tamanho do Filme35mm, não entendi.

abra[cos
MateusZF

Mas estou com dúvida: Alguns sites e no ML, para algumas câmeras até a 400d, falam que o sensor equivale oao mesmo tamanho do Filme35mm, não entendi.

abra[cos
MateusZF

Isso é para a Canon 5D, 1Ds, etc.

Ah, só uma correção: Sony H5 é 1/2.5", não 1/1.8".
Ricardo,

Obrigado pelo toque, eu troquei as bolas… :thmbup:

Mas estou com dúvida: Alguns sites e no ML, para algumas câmeras até a 400d, falam que o sensor equivale oao mesmo tamanho do Filme35mm, não entendi.

abra[cos
MateusZF

Isso é para a Canon 5D, 1Ds, etc.

Tdo Bem, mas não estou duvidando de vc, mas olha aí

Seria propaganda enganosa?

obrigado
MateusZF

Mateus,

Se trata deste texto?

“Sensor CMOS de 10.1 Megapixels Tamanho APS-C
O Sensor CMOS (complementary metal oxide semiconductor) de área grande da Canon captura imagens com excepcional nitidez e faixa tonal, oferecendo o maior número de pixels da categoria. Esse sensor tamanho APS-C (22,2 x 14,8mm) possui o mesmo formato que o das câmeras de filme, permitindo um ângulo efetivo de visão, o que equivale a 1.6x a distância focal de uma Lente EF normal”

O mesmo formato não que dizer mesmo tamanho. O fator de multiplicação é de 1.6x, se fossem do mesmo tamanho, o fator de mutiplicação seria de 1.0x.

Valeu

Tdo Bem, mas não estou duvidando de vc, mas olha aí [img=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52101102-canon-rebel-xti-400d-c-lente-18-55mm-pronta-entrega--_JM]My Webpage[/img] Seria propaganda enganosa?

obrigado
MateusZF

Só complementando o que o lfedersoni já falou, não é propaganda enganosa não, pois existem câmeras de filme de tamanho APS. E o cara colocou o tamanho do sensor, 22,2 x 14,8mm. Seria propaganda enganosa se falasse que tem o mesmo tamanho de filme 35 mm.

Entendi,
tanks!

Uma correção no tamanho do filme.

Leandro tem um post do Caetano Vidal no digifórum que é nesse sentido.
http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=25492