AS 50 DICAS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO SUGERIDOS PARA INICIANTE SEGUIR

Olá!
Depois do tópico “OS 50 PASSOS SUGERIDOS PARA INICIANTE SEGUIR” onde os colegas deram suas opiniões técnicas para suprir as dúvidas dos iniciantes, onde me incluo, segue aqui mais um tópico voltado agora para questões éticas, de educação fotográfica e companheirismo entre a profissão e os profissionais da fotografia. Seria interessante ler todas as suas opiniões, imprimir e colar na porta do guarda roupa, para ler uma por dia…rs

Da mesma forma, coloque um tópico que não seja repetido e vamos até chegar a 50. Ficou em dúvida? veja como foi o tópico acima.

1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.
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1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.

2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”

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1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.

2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”

3 - Antes de “avaliar” e criticar uma fotografia, tente ao menos entender seu valor artístico, pois todo fotógrafo expõe em suas fotos sua bagagem cultural, suas influências e seus sentimentos, tornando-as únicas e incomparáveis. Lembre-se que nem só de regras vivem os homens. Artistas podem usam da simetria para criar lindas imagens assimétricas, e etc.

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1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.

2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”

3 - Antes de “avaliar” e criticar uma fotografia, tente ao menos entender seu valor artístico, pois todo fotógrafo expõe em suas fotos sua bagagem cultural, suas influências e seus sentimentos, tornando-as únicas e incomparáveis. Lembre-se que nem só de regras vivem os homens. Artistas podem usam da simetria para criar lindas imagens assimétricas, e etc.

4 - Respeite seu cliente, antes de se comprometer a fazer um trabalho fotográfico, certifique-se que possui o conhecimento necessário para isso e os equipamentos necessários para isso. Não deixe a possibilidade de perder tudo sequer existir. Tenha equipamentos reserva e um sistema de backup e não esconda do seu cliente que estás começando (caso seja este o caso)

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1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.

2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”

3 - Antes de “avaliar” e criticar uma fotografia, tente ao menos entender seu valor artístico, pois todo fotógrafo expõe em suas fotos sua bagagem cultural, suas influências e seus sentimentos, tornando-as únicas e incomparáveis. Lembre-se que nem só de regras vivem os homens. Artistas podem usam da simetria para criar lindas imagens assimétricas, e etc.

4 - Respeite seu cliente, antes de se comprometer a fazer um trabalho fotográfico, certifique-se que possui o conhecimento necessário para isso e os equipamentos necessários para isso. Não deixe a possibilidade de perder tudo sequer existir. Tenha equipamentos reserva e um sistema de backup e não esconda do seu cliente que estás começando (caso seja este o caso)

5 - Comprei uma câmera virei fotógrafo…cuidado…é a mesma coisa de um analfabeto comprar um lápis e dizer que é escritor…na fotografia se desenha/escreve com a luz, assim, cuidado com a pressa de ter reconhecimento e mostrar para as pessoas o que você está fazendo, deixe o trabalho mostrar. Na intimidade, sozinho na frente do espelho demora-se anos para olhar no olho e conseguir dizer, sou fotógrafo, em respeito a aqueles que tem anos de profissão, é o mínimo que podemos fazer, inclusive eu. (usei aqui palavras de Oswaldo S. Lima, sócio-diretor da Omicron Fotografia)

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1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.

2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”

3 - Antes de “avaliar” e criticar uma fotografia, tente ao menos entender seu valor artístico, pois todo fotógrafo expõe em suas fotos sua bagagem cultural, suas influências e seus sentimentos, tornando-as únicas e incomparáveis. Lembre-se que nem só de regras vivem os homens. Artistas podem usam da simetria para criar lindas imagens assimétricas, e etc.

4 - Respeite seu cliente, antes de se comprometer a fazer um trabalho fotográfico, certifique-se que possui o conhecimento necessário para isso e os equipamentos necessários para isso. Não deixe a possibilidade de perder tudo sequer existir. Tenha equipamentos reserva e um sistema de backup e não esconda do seu cliente que estás começando (caso seja este o caso)

5 - Comprei uma câmera virei fotógrafo…cuidado…é a mesma coisa de um analfabeto comprar um lápis e dizer que é escritor…na fotografia se desenha/escreve com a luz, assim, cuidado com a pressa de ter reconhecimento e mostrar para as pessoas o que você está fazendo, deixe o trabalho mostrar. Na intimidade, sozinho na frente do espelho demora-se anos para olhar no olho e conseguir dizer, sou fotógrafo, em respeito a aqueles que tem anos de profissão, é o mínimo que podemos fazer, inclusive eu. (usei aqui palavras de Oswaldo S. Lima, sócio-diretor da Omicron Fotografia)

6 - Puxe os problemas pra você. Ao invés de culpar o cinegrafista que está com luz de LED alta, ou do tio que está entrando na frente das suas fotos, pense que a culpa é sua e que você deve fazer algo a respeito e contornar a situação. Além de ficar de bem com todo mundo, você exercita sua mente ao buscar novas visões e novas formas de fazer o seu trabalho e as suas imagens.

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1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.

2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”

3 - Antes de “avaliar” e criticar uma fotografia, tente ao menos entender seu valor artístico, pois todo fotógrafo expõe em suas fotos sua bagagem cultural, suas influências e seus sentimentos, tornando-as únicas e incomparáveis. Lembre-se que nem só de regras vivem os homens. Artistas podem usam da simetria para criar lindas imagens assimétricas, e etc.

4 - Respeite seu cliente, antes de se comprometer a fazer um trabalho fotográfico, certifique-se que possui o conhecimento necessário para isso e os equipamentos necessários para isso. Não deixe a possibilidade de perder tudo sequer existir. Tenha equipamentos reserva e um sistema de backup e não esconda do seu cliente que estás começando (caso seja este o caso)

5 - Comprei uma câmera virei fotógrafo…cuidado…é a mesma coisa de um analfabeto comprar um lápis e dizer que é escritor…na fotografia se desenha/escreve com a luz, assim, cuidado com a pressa de ter reconhecimento e mostrar para as pessoas o que você está fazendo, deixe o trabalho mostrar. Na intimidade, sozinho na frente do espelho demora-se anos para olhar no olho e conseguir dizer, sou fotógrafo, em respeito a aqueles que tem anos de profissão, é o mínimo que podemos fazer, inclusive eu. (usei aqui palavras de Oswaldo S. Lima, sócio-diretor da Omicron Fotografia)

6 - Puxe os problemas pra você. Ao invés de culpar o cinegrafista que está com luz de LED alta, ou do tio que está entrando na frente das suas fotos, pense que a culpa é sua e que você deve fazer algo a respeito e contornar a situação. Além de ficar de bem com todo mundo, você exercita sua mente ao buscar novas visões e novas formas de fazer o seu trabalho e as suas imagens.

7 - Ao fotografar LifeStyle na rua em grupo, pelo amor de Deus, saia da frente do motivo e possibilite que outros colegas consigam um registro também.

1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.

2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”

3 - Antes de “avaliar” e criticar uma fotografia, tente ao menos entender seu valor artístico, pois todo fotógrafo expõe em suas fotos sua bagagem cultural, suas influências e seus sentimentos, tornando-as únicas e incomparáveis. Lembre-se que nem só de regras vivem os homens. Artistas podem usam da simetria para criar lindas imagens assimétricas, e etc.

4 - Respeite seu cliente, antes de se comprometer a fazer um trabalho fotográfico, certifique-se que possui o conhecimento necessário para isso e os equipamentos necessários para isso. Não deixe a possibilidade de perder tudo sequer existir. Tenha equipamentos reserva e um sistema de backup e não esconda do seu cliente que estás começando (caso seja este o caso)

5 - Comprei uma câmera virei fotógrafo…cuidado…é a mesma coisa de um analfabeto comprar um lápis e dizer que é escritor…na fotografia se desenha/escreve com a luz, assim, cuidado com a pressa de ter reconhecimento e mostrar para as pessoas o que você está fazendo, deixe o trabalho mostrar. Na intimidade, sozinho na frente do espelho demora-se anos para olhar no olho e conseguir dizer, sou fotógrafo, em respeito a aqueles que tem anos de profissão, é o mínimo que podemos fazer, inclusive eu. (usei aqui palavras de Oswaldo S. Lima, sócio-diretor da Omicron Fotografia)

6 - Puxe os problemas pra você. Ao invés de culpar o cinegrafista que está com luz de LED alta, ou do tio que está entrando na frente das suas fotos, pense que a culpa é sua e que você deve fazer algo a respeito e contornar a situação. Além de ficar de bem com todo mundo, você exercita sua mente ao buscar novas visões e novas formas de fazer o seu trabalho e as suas imagens.

7 - Ao fotografar LifeStyle na rua em grupo, pelo amor de Deus, saia da frente do motivo e possibilite que outros colegas consigam um registro também.

8 - Creditar a equipe. Ao terminar qualquer trabalho, pense nas pessoas que foram responsáveis ou influenciaram o resultado do seu trabalho, direta ou indiretamente. Lembre-se delas e não saia “correndo” com as fotos ficando com todo o crédito. Aquela tia que fez o lacinho de cabelo, quem fez o vestido, quem emprestou a casa…e muito, muito cuidado com ela, a maquiadora. Esta profissional precisa da sua melhor atenção, pois você pode fazer um tratamento que goste nas fotos e para ela, você “fodeu” a make dela. Então verifique se pra ela ficou bom, etc…e não saia marcando-a nas fotos de qualquer modo. É a mesma coisa que um cliente pegar uma foto sua, aplicar um filtro verde e vinheta e te creditar a foto, pra todo mundo ver, pense nisso.

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1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.

2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”

3 - Antes de “avaliar” e criticar uma fotografia, tente ao menos entender seu valor artístico, pois todo fotógrafo expõe em suas fotos sua bagagem cultural, suas influências e seus sentimentos, tornando-as únicas e incomparáveis. Lembre-se que nem só de regras vivem os homens. Artistas podem usam da simetria para criar lindas imagens assimétricas, e etc.

4 - Respeite seu cliente, antes de se comprometer a fazer um trabalho fotográfico, certifique-se que possui o conhecimento necessário para isso e os equipamentos necessários para isso. Não deixe a possibilidade de perder tudo sequer existir. Tenha equipamentos reserva e um sistema de backup e não esconda do seu cliente que estás começando (caso seja este o caso)

5 - Comprei uma câmera virei fotógrafo…cuidado…é a mesma coisa de um analfabeto comprar um lápis e dizer que é escritor…na fotografia se desenha/escreve com a luz, assim, cuidado com a pressa de ter reconhecimento e mostrar para as pessoas o que você está fazendo, deixe o trabalho mostrar. Na intimidade, sozinho na frente do espelho demora-se anos para olhar no olho e conseguir dizer, sou fotógrafo, em respeito a aqueles que tem anos de profissão, é o mínimo que podemos fazer, inclusive eu. (usei aqui palavras de Oswaldo S. Lima, sócio-diretor da Omicron Fotografia)

6 - Puxe os problemas pra você. Ao invés de culpar o cinegrafista que está com luz de LED alta, ou do tio que está entrando na frente das suas fotos, pense que a culpa é sua e que você deve fazer algo a respeito e contornar a situação. Além de ficar de bem com todo mundo, você exercita sua mente ao buscar novas visões e novas formas de fazer o seu trabalho e as suas imagens.

7 - Ao fotografar LifeStyle na rua em grupo, pelo amor de Deus, saia da frente do motivo e possibilite que outros colegas consigam um registro também.

8 - Creditar a equipe. Ao terminar qualquer trabalho, pense nas pessoas que foram responsáveis ou influenciaram o resultado do seu trabalho, direta ou indiretamente. Lembre-se delas e não saia “correndo” com as fotos ficando com todo o crédito. Aquela tia que fez o lacinho de cabelo, quem fez o vestido, quem emprestou a casa…e muito, muito cuidado com ela, a maquiadora. Esta profissional precisa da sua melhor atenção, pois você pode fazer um tratamento que goste nas fotos e para ela, você “fodeu” a make dela. Então verifique se pra ela ficou bom, etc…e não saia marcando-a nas fotos de qualquer modo. É a mesma coisa que um cliente pegar uma foto sua, aplicar um filtro verde e vinheta e te creditar a foto, pra todo mundo ver, pense nisso.

9 - Nunca encare fazer um casamento com apenas 1 corpo de câmera, 1 cartão SD, 1 jogo de pilhas carregado…“ah, mas é um casamento simples”…simples pode ser para os convidados e para fotógrafos, para os noivos, é o dia mais importante da vida deles, se sua câmera travar, o que vc vai fazer? Lembre-se da frase “quem tem um não tem nenhum”.