1 - Antes de “vender” sua imagem de fotógrafo, procure um curso ou uma escola, fazendo uma analogia, não é olhando um médico fazer uma operação que faz de você capaz de operar também, mesmo com conteúdos digitais, estude e faça um curso presencial, entenda as regras e o que você pode e não pode fazer.
2 - Não desmereça seus concorrentes, apenas para conseguir vender. Eles vão saber. Os clientes não precisam e não gostam de vendedores sujos, que difamam os adversários. Procure valorizar os seus pontos fortes, e não faça afirmações do tipo: “Ah, o meu serviço é igual ao dele, mas bem mais barato!”
3 - Antes de “avaliar” e criticar uma fotografia, tente ao menos entender seu valor artístico, pois todo fotógrafo expõe em suas fotos sua bagagem cultural, suas influências e seus sentimentos, tornando-as únicas e incomparáveis. Lembre-se que nem só de regras vivem os homens. Artistas podem usam da simetria para criar lindas imagens assimétricas, e etc.
4 - Respeite seu cliente, antes de se comprometer a fazer um trabalho fotográfico, certifique-se que possui o conhecimento necessário para isso e os equipamentos necessários para isso. Não deixe a possibilidade de perder tudo sequer existir. Tenha equipamentos reserva e um sistema de backup e não esconda do seu cliente que estás começando (caso seja este o caso)
5 - Comprei uma câmera virei fotógrafo…cuidado…é a mesma coisa de um analfabeto comprar um lápis e dizer que é escritor…na fotografia se desenha/escreve com a luz, assim, cuidado com a pressa de ter reconhecimento e mostrar para as pessoas o que você está fazendo, deixe o trabalho mostrar. Na intimidade, sozinho na frente do espelho demora-se anos para olhar no olho e conseguir dizer, sou fotógrafo, em respeito a aqueles que tem anos de profissão, é o mínimo que podemos fazer, inclusive eu. (usei aqui palavras de Oswaldo S. Lima, sócio-diretor da Omicron Fotografia)
6 - Puxe os problemas pra você. Ao invés de culpar o cinegrafista que está com luz de LED alta, ou do tio que está entrando na frente das suas fotos, pense que a culpa é sua e que você deve fazer algo a respeito e contornar a situação. Além de ficar de bem com todo mundo, você exercita sua mente ao buscar novas visões e novas formas de fazer o seu trabalho e as suas imagens.
7 - Ao fotografar LifeStyle na rua em grupo, pelo amor de Deus, saia da frente do motivo e possibilite que outros colegas consigam um registro também.
8 - Creditar a equipe. Ao terminar qualquer trabalho, pense nas pessoas que foram responsáveis ou influenciaram o resultado do seu trabalho, direta ou indiretamente. Lembre-se delas e não saia “correndo” com as fotos ficando com todo o crédito. Aquela tia que fez o lacinho de cabelo, quem fez o vestido, quem emprestou a casa…e muito, muito cuidado com ela, a maquiadora. Esta profissional precisa da sua melhor atenção, pois você pode fazer um tratamento que goste nas fotos e para ela, você “fodeu” a make dela. Então verifique se pra ela ficou bom, etc…e não saia marcando-a nas fotos de qualquer modo. É a mesma coisa que um cliente pegar uma foto sua, aplicar um filtro verde e vinheta e te creditar a foto, pra todo mundo ver, pense nisso.
9 - Nunca encare fazer um casamento com apenas 1 corpo de câmera, 1 cartão SD, 1 jogo de pilhas carregado…“ah, mas é um casamento simples”…simples pode ser para os convidados e para fotógrafos, para os noivos, é o dia mais importante da vida deles, se sua câmera travar, o que vc vai fazer? Lembre-se da frase “quem tem um não tem nenhum”.