Quem responde é um fotógrafo de Vermont, USA, que perdeu a camera durante o inverno (havia caido da sua mochila). Durante meses sua OMD E-M5 II ficou “sofrendo” sob a neve, degelo, chuvas pesadas e todo tipo de intemperismo.
Depois de 4 meses e meio teve a sorte de conseguir encontra-la. Para a sua surpresa camera e lente (também selada) estavam intactas, tudo funcionando depois de uma breve seção de secagem ao Sol…
Quem responde é um fotógrafo de Vermont, USA, que perdeu a camera durante o inverno (havia caido da sua mochila). Durante meses sua OMD E-M5 II ficou “sofrendo” sob a neve, degelo, chuvas pesadas e todo tipo de intemperismo.
Depois de 4 meses e meio teve a sorte de conseguir encontra-la. Para a sua surpresa camera e lente (também selada) estavam intactas, tudo funcionando depois de uma breve seção de secagem ao Sol…
Bacana. O sealing das E-M1 mark I e II eu sabia que era extrememente eficaz, bom saber que o da E-M5 II também é.
Da EM-5 I deve ser também, né?? é a que pretendo usar na minha próxima viagem desafiadora, com bastante frio… conto com o selamento, rsrs.
Frio não é exatamente um desafio pra selagem, lugares úmidos e chuvosos sim.
Não me refiro ao artigo, me refiro à associação frequente de selagem com lugares frios.
Concordam?
Câmeras “saboneiteira” à prova dágua costumam ser à prova de queda, água e… frio. Então, imagino que tenha algo a ver!
Ainda mais pensando que em lugares frios, a gente fica num entra/sai em/de lugares com aquecimento para o frio, e vice-versa. E imagino se isso não pode favorecer alguma condensação.
então Helena, mas mesmo com selagem, a condensação afeta as câmeras… estive ano passado em lugares frios (muito frios) e minha câmera mesmo não sendo selada resistiu bravamente… Sorte? Talvez, mas eu nem me recordava de deixar a câmera desligada por um tempo e tal como normalmente se diz.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Selagem e consensação são coisas muito diferentes e não tem nada a ver uma com a outra.
A consensação do vapor d’água é função da temperatura e da umidade, e essa função é chamada de ponto de orvalho. A câmera NUNCA tem umidade zero dentro, mesmo porque quando você troca de lente, cartão ou de bateria a umidade ambiente penetra na câmera e depois de fecha-la a umidade fica presa dentro. Basta então que a temperatura de qualquer superficie interna caia abaixo da temperatura de ponto de orvalho para que ocorra a condensação.
É por isso que binoculos profissionais são preenchidos com nitrogênio seco e são permanentemente selados. Aí no máximo embaça por fora.
Realmente resistir a degelo e chuva é uma grande coisa. Não li a matéria, mas se a bateria resistiu ao frio, é uma graaaaande coisa, sim!
tenho uma em5 e mal coloco ela no sereno…vou ver se tomo coragem depois de ler esse toppico
Com certeza a EM5 tem selagem confiável, mas nao esqueça que a objetiva também tem q ser selada.