Eu gosto de discussoes filosoficas sobre fotografia, entao vou enbarcar nesse topico.
Em primeiro lugar, nos dias de hoje existe muita poluicao fotografica. Para todos os lados que olhamos, existe uma fotografia, boa ou ruim. Na epoca que quase nao existia fotografia, qualquer foto era fenomenal. Hoje, para uma foto ganhar um segundo a mais de nossa atencao, ela deve ser inusitada. No exemplo da foto do LaChapelle, a sala toda pintada de azul eh o toque inusitado, criativo. Quando eu comparo minhas fotos com a de grandes fotografos em busca das diferencas, eu noto que as grandes fotos sao muito simples, ao passo que as minhas sao conturbadas, complexas. Uma vez eu li uma entrevista de um grande mestre da fotografia (acho que era o Kappa) falando que o grande desafio nao eh decidir o que incluir, mas sim o que tirar do seu frame.
Continuando nessa foto, a intencao eh clara, o fotografo quis mostrar o movimento dos dancarinos. O boombox esta ali, teoricamente tocando uma musica. Se os dancarinos estivessem bem definidos, congelados, o fotografo falharia em comunicar o movimento. Se o cara teve tempo de pintar uma sala para uma foto, ele teria congelado os dancarinos para obter o foco perfeito, certo? Entao a foto nao esta nitida porque existe uma razao para a foto nao estar nitida.
Eu participo de diversos forums de fotografia, em portugues e em ingles, genericos como este ou especializados em rangefinders ou grande formato. E sempre existe uma orda de “fotografos” que dao mais importancia aa tecnica do que aa mensagem. Veja bem que nao estou advocando que a tecnica nao eh importante. Eh e muito. Como em qualquer coisa na vida, vc so pode quebrar uma regra para ser criativo aa partir do momento que voce conhece bem aquela tecnica ou regra, e sabe exatamente quais sao os efeitos em quebra-la. Esses “fotografos” que criticam uma foto por nao estar com um foco tao afiado que ate corta os seus olhos, ainda estao em um estagio inferior da fotografia, ainda estao aprendendo as tecnicas, e entao quando olham uma fotografia, nao estao atras da mensagem, e sim em aplicar o que acabaram de aprender, varias vezes dentro de um ciclo de auto-massageamento de ego.
No artigo do Ivan, outra questao eh abordada, o populismo de algumas obras de arte. Esse fenomeno nao eh novo e nao ocorre somente na fotografia. Por exemplo Andy Warhol uma vez criou um quadro pintando com uma tinta metalica, e enquanto fresca, mijou sobre a tela. O trabalho chama Oxidations, e veja o que o proprio Warhol fala sobre a obra: “The Oxidations are metaphors for transubstantiation, the transformation of base materials into precious objects.”
Nao me leve a mal, mas eu sou um engenheiro e muitas vezes tenho um olhar mais pragmatico da vida. Eu leio esse quote do Warhol da seguinte maneira: “Eu sou um artista famoso, e nao importa o que eu pinte, as pessoas vao achar que eh realmente arte, ate meu mijo vira arte.”.
O flickr eh o melhor exemplo disso, da uma passada no meu flickr, mas nao para ver as minhas fotos, que sao mediocres, mas para ver as minhas favoritas. Tem muito fotografo no flickr que eh tao anonimo quanto eu e tem um trabalho muito melhor que bresson ou adams. A diferenca? Comprometimento, oportunidade, contatos… vai saber.
Eu sou fanzasso do HCB, mas nao o idolatro. Assim como qualquer outro fotografo, o cara tem umas fotos realmente geniais, mas varias outras em numero ate maior que sao mediocres.