Pessoal, gostaria de saber de vocês como utilizam o balanço do branco, no modo automático ou configuram manualmente para cada situação?
Aprendendo ainda…
Pessoal, gostaria de saber de vocês como utilizam o balanço do branco, no modo automático ou configuram manualmente para cada situação?
Aprendendo ainda…
Auto.
90% das vezes auto! Com o Back digital sempre é individualizado, e quando vou fazer uns retratos eu uso Custom com colorchecker!
Eu deixo em AUTO, mas isso não importa muito por que geralmente eu fotografo em RAW e bato o branco no vestido da noiva na pós.
Como eu fotografo em RAW, deixo o balanço de branco sempre no automático.
Gosto de fazer assim pois ele quase sempre acerta a cena, então a necessidade de ajustes na pós é pequena
Não tenho a necessidade de um controle tão rigoroso do branco
Eu aprendi a fotografar em JPG, aí desde sempre fiquei fuçando no Kelvin. Ou uso também os presets da camera, quando é um tipo de luz só.
Até hoje não consigo confiar em deixar no automático, mesmo fotografando em raw.
Costume, mas fazer o que?
Abraço
Exatamente como eu. Tenho feito bastante o balanço pela temperatura e sempre em Jpeg.
Uso no automático também, mas tenho vontade de pegar as “manhas” de configurar na raça, mas isso fica para o futuro…
Pessoal, agradeço pelas dicas. Percebi que utilizar ele no modo manual exige bastante técnica, vou deixar isso para o futuro também.
Obrigado!
Auto + RAW.
eu uso bastante um um pré q tem bater a foto de algo branco para medir, não gosto de deixar no automatico pq alem de ter q arrumar depois eu posso olhar no lcd e ja ver como ta ficando.
Deixo no auto só quando troca muito a iluminação mas acho meio ruim pq no mesmo lugar as fotos ficam com cor diferente
Isso é verdade. E é uma zica, kkkkkk
ME habituei tanto a ajustar o wb que mesmo em estudio eu deixo em Kelvin. Coloco 5400~5600 já era, kkkk
A minha 60d está com o botão “SET” configurado para WB.
A mesma coisa aqui. O balanço de brancos é das poucas coisas que se pode mudar à vontade no tratamento do RAW sem qualquer prejuízo à qualidade da imagem. Então nem gasto tempo ajustando isso na hora, deixo para a pós mesmo, já que faço tratamento do RAW em absolutamente todas as minhas fotos.
Deixo no Auto e fotografo em RAW + JPEG.
Se a foto ficou ok, não preciso trata-la no Photoshop. Se for uma foto muito boa, mas a câmara errou no WB, dá pra salva-la.
Esse método é mais lento (para a câmera) mas pelo menos não corro riscos…
Eu faco White Balance individualizado na camera quando faço retratos por um motivo bem simples:
Acertar o tom de pele depois é um saco!
Então faço o seguinte:
Peço para a pessoa segurar o greycard ao lado do rosto e fotografo, ajusto o WB para aquele tom neutro, já com os flashes todos ajustados, com isso o WB na pele esta acertado, meu tom de pele fica certo e resto eu ajusto depois no LR ou Capture One.
Linda técnica.
gostei de verdade, vou fazer uns testes.
Abraço.
Nesse caso eu bato o branco pelo branco dos olhos na PP e, se necessário, faço um ajuste fino.
Quase sempre automático. Mas as vezes acabo fazendo o pré por algo branco na cena.
Também dá, mas com o Leaf é mais Fácil ajustar com o graycard, com DSLR e LR deste seu jeito é realmente facil, desde que a esclera do camarada seja realmente branca, tem gente que tem amarelada ou acinzentada!
Ou avermelhada… :assobi:
Ah… Mas back digital é covardia, né, Pope?!
Tô falando de DSLR “normal”…rs