Estou calibrando (ou tentando) pela primeira vez um 2209wa com o X-Rite i1Display2. Fiz primeiramente a medição da luz ambiente, depois tentei calibrar no automático. Não gostei do resultado (muito brilho). Parti para o manual e o resultado foi absolutamente o mesmo. Tudo ok com as cores, mas, o controle de brilho do monitor zerado e as imagens excessivamente brilhantes. Que parte do processo que eu não entendi??
Uso como referência as melhores impressões em off set que temos aqui e as respectivas imagens FINAIS (em CMYK).
Outra coisa: O Editor de Perfis não fica disponível. Aliás nem outro dispositivo fica habilitável (impressoras, scanners…).
Experimenta usar brilho 5 e contraste 55, desliga o Dynamic Contrast…
Calibre usando o Argyll+dispcalGUI Monitores LCD, Calibradores e Color Space
No dispcalGUI para não ficar confuso use somente a opção 2) White Point (Color temperature,R,G,B gain/contrast)
Valeu a aula!!!
Vou ler (e entender), com bastante calma. Então quer dizer que não adianta usar o software que vem no i1???
Só pra esclarecer, como eu disse as cores e a temperatura do branco estão ok, o que está pegando é o brilho mesmo. Veja, ele está zerado e algumas imagens (bem) impressas estão aparecendo no monitor (que é novo) até com estouros. Isso significa que não é problema de iluminação.
Outra coisa, enquanto o calibrador não chegava eu ajustei usando apenas o Adobe Gamma e, comparando com os últimos impressos, consegui resultados bem satisfatórios, inclusive, quando efetuamos as impressões, o processo todo, passando pela prova até o material gráfico entregue, estava bastante confiável.
Para uso prático eu desisti de calibradores e ajustei o monitor usando apenas uma prova impressa e usando o Adobe Gamma.
Método grosseiro segundo alguns mas que nunca me deixou na mão. O q eu imprimo em Lab (com calibração em dia) é muito próximo do q vejo na tela, diria q 95%. Com relação as áreas claras e escuras diria q o acerto me dá quase 100% de confiabilidade.
Um amigo também desistiu de calibrador e passou a usar o métódo “guerreiro” mesmo.
Mesmo em impressões grandes usando Jato de tinta sofisticadas e bem calibradas o resultado é praticamente idêntico ao q vejo na minha tela.
Isso tudo no padrão SRGB.
-É necessário um monitor com um mínimo de qualidade e que o mesmo seja ajustado adequadamente, notebook geralmente tem a tela muito xexelenta, simplesmente não consegue reproduzir as cores direito.
-Que o calibrador não esteja muito descalibrado e seja adequado ao tipo de painel
-Que o software usado para calibrar seja adequado, o software default da Datacolor(Spyder)
comigo nunca apresentou um resultado satisfatório.
-Que o profile da impressora seja fiel
-Que a iluminação do impresso seja adequada
-Que o operador saiba o que está fazendo…
Se qualquer um desses quesitos for deficiente, já era…