Bater fotos de ráios

Galera…
Andei pesquisando aqui, e não achei nada sobre como bater fotos de raios…

É bem complicado clicar um raio bem no momento que cai…claro…

A técnica consiste em deixar o obturador aberto por 30 segundos por exemplo, e torcer para que caia algum raio?

Vlwww

achei isso aqui…
acredito que seja por ai mesmo…
http://rafalopes.com.br/blog/como-fazer-fotos-de-raios-e-fogos/

Foto de raio é a técnica da “Ratoeira”.

Faz longa exposição e espere cair um raio no tempo. Não caiu? Faça mais uma e espere.

Raios são imprevisíveis, então não adianta ficar esperando pra clicar na hora que dá o raio.

E também são muito intensos, sempre vão estourar na sua foto mesmo.

É… uma hora quero um tripézinho só pra tentar!!!

Sim,
o mais eficiênte é o tripé e trabalhar com 30s ou até em bulb até o dito cujo cair (isso se não houver iluminação artificial por perto). Bem, como pode ver, assim é ideal que seja a noite.

http://www.santos.fot.br/jpegs/sv0102ms.jpg

Mas existem raios que são longos, dando dois ou três repliques. São “capturáveis” com a máquina na mão, pois dá tempo de clicá-los. Como esse abaixo, que embora tenha sido capturado usando tripé (1/4s), isso era totalmente desnecessário, pois também usei f22, e disparei assim que ele deu o primeiro flash.

http://www.santos.fot.br/jpegs/DSC_2389.jpg

O que eu acho mais difícil em clicar raios, é tê-los em boa posição numa paisagem interessante, que torne a fotografia bonita ou impactante. Isso eu ainda não consegui.

abraços

Marcelo muito loca essa de baixo… :S

fotógrafo não “bate fotos”.

(e modelos não “pousam” para fotos).

melhor corrigir e cortar o mal pela raiz que continuar vendo espalhado por ai.

http://www.lightningtrigger.com/

:wink:

Legal, vlw as dicas pessoal

Seguinte, quando o assunto são raios pra começar todo cuidado com a sua integridade física é pouco, então, tenha sempre em mente que fotografá-los é uma atividade que pode deixar você exposto a uma descarga, ainda mais quando estiver usando Grande Angular.

Tenha em mente que o raio é uma descarga elétrica e nessa condição as núvens funcionam como uma bateria que carregam-se e descarregam-se através do raio, em intervalos de tempo bem previsíveis enquanto ocorre uma tempestade elétrica. Então observe a média de tempo que ocorre entre os raios e abra sempre uns 10 ou 15 segunos antes do tempo médio medido, isso aumenta suas chances de sucesso.

No restante, o site que o Ig indicou já fala praticamente tudo a respeito.

Aproveito para deixar uma minha que já tá na Internet, tenho mais, mas tenho de procurar no HD aqui, essa foi feita há algum tempo de sacanagem na varanda de casa, já com a fuça cheia de Glenfiddich no quengo (nesse dia).

heim??? :ponder:

Não entendí! Por que?

abraço

Grande-angular te faz aproximar mais do assunto que fotografa, e na expectativa do “raio perfeito”, ou de um raio que ocupe uma posição de destaque em uma cena com ângulo de cobertura muito grande é normal negligenciar a aproximação excessiva da tempestade elétrica.

Aliás, com GA é normal negligenciar qualquer coisa que se aproxime de você, pois ela te mostra tudo mais longe do que realmente está.

Concorda ?

De preferência esteja em um lugar protegido, hehe.
Essa eu fiz da janela do meu apartamento:

Depois de uns 15 minutos tentando acertar onde o raio ia cair, caíram três seguidos durante a mesma exposição =D

Ah, sem dúvida!
Mas pior ainda é não estudar o terreno em que se encontra. Tipo se expor em área muito aberta como campo, praia, lugares altos. Com relação à objetiva nunca me ocorreu isso, porque acho que nunca me vi num lugar em que eu tivesse oportunidade de me deslocar em direção aos raios, apenas procurar um melhor posicionamento.

abraço

Na falta de tripé, usei dois sacos de 1kg de açucar sobre uma cadeira.

Exposição de 30s, feita em Guapimirim-RJ


2 crops para ver os raios em detalhe.


Ah, sim. No meu caso foi tripé + bulb mode + remote + mirror lockup :slight_smile:
Mirror lockup nem precisava tanto já que tinha remote, mas coloquei só pra garantir.

Saco de açúcar foi boa! :smiley:

Eis o perigo!

Normalmente as pessoas não vão realmente ao encontro da tempestade, é a tampestade que aproxima-se das pessoas sem que essas percebam, já que é um processo que pode levar desde alguns minutos até algumas horas.

Há algum tempo estava fotografando do Corcovado alguns raios que estavam caindo na região de Duque de Caxias, (que eu estava usando como fundo para fotos do Pão de Açúcar), a tempestade veio se aproximando do Rio por Niterói e o maior campo ocupado pelo raio, dado à maior proximidade adquirida proporcionavam-me imagens cada vez melhores pois afetava o impacto causado pela imagem ao observador.

Só me dei por conta da minha “negligência” quando um desses raios caiu no próprio Pão de Açúcar (Eu estava no corcovado, a menos de 1000 metros, mas bem mais baixo que o Corcovado)… Momento em que literalmente deixei o local às pressas ( o que não é das coisas mais rápidas).

Se estivesse fotografando de um ponto mais baixo, e usando uma normal ou uma meia-tele talvez já tivesse obtido a foto e teria ficado menos à mercê do clima para obter a foto que desejava, mas como estava usando Grande Angular procurei um local mais alto para obter maior tridimensionalidade, dado ao ganho de profundidade.

Hussin…
dei uma busca sobre esse Mirror lockup, achei algumas coisas… mas viagei um pouco…normalmente os textos tem partes tecnicas, que como iniciante leio e tb viajo… quase igual a ler uma bula de remédio hehehe…

Poderias me dar uma explicação mais simples sobre ele ?
Nas buscas que fiz, fala-se sobre trava do espelho etc etc…:confused:

Mirror lockup é um recurso que levanta o espelho um pouco antes da exposição, ao invés de levantar no exato momento em que ela acontece.

O negócio é que, dependendo da situação, esse levantar do espelho pode tremer a câmera e atrapalhar sua foto. Utilizando o mirror lockup com timer o espelho levanta 2s antes para evitar que esse tremido aconteça. Sem timer você dispara uma vez e o espelho levanta, tendo que disparar de novo para começar a exposição. Como pode ver, ele é útil para longas exposições.

Nas Canon esse recurso está nas Custom Functions e ele também serve como “gambiarra” para se ter um timer de menos de 10 segundos (a XTi mesmo só tem o de 10s).