O Mike é macaco véio dessa bateria.
Eu tb tenho, mas as minhas são meio de lua.
Paguei acho que 140 o kit com 4 e o carregador duplo.
Pra usar no estúdio eu prefiro ela… se estragar jogo fora com zero remorso.
Agora pra fazer algo mais competente eu vou com a original e deixo a Batmax de backup.
Conforme o Mike falou, a Batmax não segura a carga muito tempo… digamos que vc carregue e deixe um mês parada, quando vc pegar ela vai estar descarregada. Tem que carregar no dia anterior.
Ela não carrega no carregador original muito menos na câmera. A RP tem como ligar um cabo USB-C power delivery e carregar a original, a paralela não.
Tem esse lance também do mostrador da bateria não funcionar. Aí quando ela acaba, só fica piscando vermelho e não deixa mais disparar. Na original mesmo piscando vermelho ela ainda dá alguns disparos.
Dizem que se acabar a bateria paralela durante uma gravação de vídeo, você perde o vídeo porque não fecha o arquivo. Dizem que fica um arquivo de 0kb no cartão. Como falei ela acaba sem dar aviso.
Teve uma vez que eu estava fazendo fotografias corporativas num salão de cabeleireiros… Aí Mirrorless gasta mais bateria por ser tudo eletrônico e eu ter que ficar mostrando como estava ficando as fotos para os fotografados. Sei que gastei uma bateria e fiz umas 200 fotos. Daí peguei uma reserva Batmax que tinha carregado no dia anterior. Essa não durou nem 30 fotos. Fiquei com o cool na mão pq ainda tava na metade do job, só tinha mais uma bateria da Batmax e tava longe de casa. Aí nessa última eu fiz desligando tudo que não fosse essencial na câmera (IS, LCD…) e desligava a câmera quando não estava compondo.
O comportamento do carregador da Batmax também é meio estranho. Tem vezes que demoro umas 3 horas pra carregar uma bateria original no carregador original Canon (para termos um parâmetro). Aí tem vez que o carregador Batmax fala que a bateria está sem carga (no carregador mostra o nível) mas leva 30 minutos pra dar uma carga completa. Então vc usa essa bateria e ela faz meia dúzia de foto e acaba. Quando ele demora pra carregar, eu geralmente sei que a bateria vai durar bastante. Tem essa inconstância de as vezes carregar muito rápido outras demorar tanto quanto o original para carregar uma bateria que estava zerada.
Enfim, as Batmax LP-E17 funcionam, mas não são muito “católicas”, pelo menos as minhas.
Falo isso da LP-E17. Agora a LP-E12 que é a da M50, eu também tenho da Batmax e funciona totalmente o contrário do que falei. A E12 já tem medição de nível e carrega no carregador original da Canon. A única coisa mesmo é que vai descarregando conforme passa o tempo. Nunca passei aperto com a LP-E12, sempre funcionou 90% igual a original.
Então, em resumo a LP-E12 da Batmax vale a pena enquanto a LP-E17 é quebra galho.