black foamie thing - modificador para flash on camera

Depois de muito tempo finalmente fiz meu “black foamie thing”.

Salvador ainda é uma cidade complicada para achar certos materiais e não consegui achar a folha de e.v.a. preta com 2mm.
Por a caso achei a de 4mm e resolvei tentar a sorte, achei um pouco rígida mas vamos ver se com o uso fica mais maleável.

Para quem ainda não conhece, a ideia é evitar o “espirro” do flash no assunto ao usar flash rebatido na câmera.
Na falta de um assunto mais fotogênico, usei essa caixa de papelão:

http://i.imgur.com/8F9wQGjl.jpg

Flash Rebatido a esquerda

http://i.imgur.com/bjNsro9l.jpg

Flash Rebatido a esquerda com o modificador

Mantive a mesma configuração nas fotos, para enfatizar a diferença do antes e depois.
Por isso a com o flag saiu mais subexposta.
Mas é notório, verificando as sombras, como faz diferença.

http://i.imgur.com/gmnVVq9l.jpg

yn 460 com o flag e o 568 esperando o dele.

perceptível o uso do flash sem o tal acessorio Vangelism…vai usar em eventos?E qd rebatido no teto,vc testou?Poste mais exemplos por favor

No teto não testei porque só rebato no teto senão tiver nenhuma parede.
Vou ver se faço um teste e coloco as fotos.
Pretendo usar em eventos sim.

e como seria se fosse um material branco?Sera q ficaria melhor?

Segundo o “inventor”, Neil van Niekerk, o branco espalha muito a luz, impedindo uma luz mais direcional.
A ideia dele é sempre transformar uma parede em um softbox.

Exemplo do site dele:


Interessante esse acessório. Eu particularmente já pensei em fazer um de cartão (bem Tabajara) mas acabei desistindo. Por enquanto rebater o flash sem qualquer acessório adicional tem me satisfazido.


Rebatido na esquerda com modificador.


Rebatido na esquerda sem modificador

Com o modificador a parede se comporta mais como um softbox, deixando o lado oposto da carranca mais escuro.
Sem o modificador o lado oposto fica mais claro, e as sombras no fundo parecem mais com flash direto. A base do teclado faz um sombra bem definida na parede.


Rebatido no teto com modificador.


Rebatido no teto sem modificador.

Aqui o modificador ressalta como uma luz rebatida no teto é feia.
Ela vem de cima para baixo, deixando sombra nos olhos.
Na foto sem o rebatedor as sombras no assunto são abertas pelo espirro do flash.
Mas a sombra da base do teclado denuncia a luz frontal.

Fotometrei a cena sem flash para ter uma imagem praticamente preta e assim ressaltar a luz do flash sem interferência da luz ambiente.

Isso já é bem antiguinho, lembro que o teté falou dele no primeiro WS de Flash, e a desvantagem desse em relação ao do link que postei é que vc pode usar ele aberto na parte branca com o flash direto, quando não tiver onde rebater

http://www.dx.com/p/folding-fabric-reflector-box-for-speedlight-black-silver-size-m-122762#.VS_sS85qNQo

Nesses casos de não ter onde rebater, acho melhor apontar o flash diretamente.
Apontar o flash pra cima com um modificador desse é desperdiçar bateria.
Pois ira usar mais potencia para “espirrar” luz frontal pelo rebatedor.

Só fiquei na duvida se o velcro desse do link permite usar ao contrario, parte preta para dentro e a branca para fora.

usando o modificador do link q o Lucas postou,no caso qd nw ha parede,usa o flash pra cima e o modificador atras do flash ou na frente?

seria atras para jogar a luz pra frente.

Sim, é possível usar ele de várias maneiras, inclusive enrolado, para trás, para frente… Estou usando ele até no Flash popup para rebater, já que muitas vezes não quero nem preciso andar com um Flash dedicado, e ele sobra de maneira que cabe em um bolso de calça.
Como explicado no workshop de Flash, usar o Flash rebatido nesse modificador é uma última alternativa, já que até em teto preto vc pode rebater o Flash. Mas caso seja necessário usar, ele funciona como um pequeno softbox à curtas distâncias, coisa de 1m, sendo melhor que o Flash direto! Quando voltar de viagem faço uns testes para verem a diferença. Mas ele também pode ser usado para preencher as sombras, algumas pessoas rebatem no teto/parede e também em um modificador como esse, assim ele diminui um pouco aquelas sombras que ficam embaixo/lado do nariz, é questão de gosto.
Quanto as pilhas, qualquer profissional que se preze deve ter pelo menos uns 2 jogos de pilha reserva, então essa deve ser a menor das preocupações!

Como eu já disse antes, vc pode usar qualquer coisa para rebater, até uma árvore ou uma pessoa, sempre se levando em conta a cor do objeto que vc está usando. Quanto mais uso meu Flash, mais vejo as capacidades dele e percebo que usar o Flash direto sim, é desperdício de pilhas e cliques! A não ser que seja remoto, que fica muito bom, aliás!

e aquele acessorio q coloca no flash,parece um mini softbox,alguem ja usou?

Jamais aponte o flash direto para uma pessoa de frente pra você, a fim de que esta sirva para rebater sua luz.

Acho que não entendeu a ironia, exemplificando que pode rebater em qualquer lugar…

De fato, não entendi.

O consumo da pilha foi só para exemplificar o “desperdício” de luz, pelo fato de só uma fração da luz ir para o assunto.
Outro ponto é o tempo de reciclagem que vai ser bem menor.

Sou péssimo em distancias mas 1m me parece perto demais para ser útil na pratica.

vangelismm, muito legal saber que outras pessoas daqui do fórum têm esse interesse em buscar novos aprendizados em flash. O “bft” é na prática o único modificador de luz que utilizo no flash, acho ele muito útil pra diversas aplicações. Até mesmo os géis de correção de temperatura de cor eu quase não tenho usado mais…

No começo eu usava bastante em eventos, mas com o tempo fui abandonando, porque percebi que perdia um pouco de agilidade. Além de escolher a parede onde rebater e girar a cabeça do flash pra onde desejo, tinha também que girar o bft, e a mesma coisa quando mudava da posição paisagem pra retrato e vice-versa, acabava tomando mais tempo do que gostaria. No fim das contas, abandonei o uso durante a cerimônia e só uso ele em ocasiões mais tranquilas, como a preparação da noiva e durante as fotos formais.

Nos nossos WS eu costumo dedicar um tempo só pra falar sobre os modificadores, explico rapidamente como cada um funciona e porque e quando usar cada um. E aí tento “convencer” todo mundo de que o bft é o único que realmente vale a pena usar, ahahahah.

Vamos trocando figurinhas aqui, se precisar de alguma dica no uso, fique á vontade pra perguntar! :ok:

@Humberto Yoji
Valeu, eu gosto bastante de flash.
Quando eu encomendei minha primeira dslr, passei 6 meses estudando até ela chegar.
Fiquei louco quando soube que precisaria dominar uma 4 variável, além do triangulo de exposição.
E quando vi os preços dos flshs TTL, na época não imaginava fotografar profissionalmente, tive que estudar sobre flash manual.

O lado bom da demora foi que não gastei dinheiro com os trocentos modificadores que vendem por ai.