Bokeh em retratos

Olá,

Comprei esses dias a lente AF Nikkor 85 mm f1.4 IF D, fiquei muito empolgado com os resultados dela e resolvi atualizar meu artigo sobre bokeh.

http://www.rbfotografia.com.br/artigos.htm

O artigo tem fotos de exemplos de 3 lentes que eu mais gosto para retrato:
AF Nikkor 85 mm f1.4 IF D
Nikkor 105 mm f1.8 Ai-S
Nikkor 55 mm f1.2 Ai

Espero que gostem em comentem.
Se quiserem postar exemplos e comentários sobre as lentes que vcs mais gostam, seria ótimo…

Abs
Romulo Lubachesky

www.rbfotografia.com.br
fotos - artigos - reviews

Excelente artigo, Romulo!

Simples, direto e didático :clap: :clap:

muito bom,muitas pessoas que querem pegar umas dessas lentes poderiam olhar esse post
,parabens

Obrigado pelo comentário…
Abs
Romulo Lubachesky

Obrigado, :ok:
Abs
Romulo Lubachesky

Legal, só faltou um fator que também entra na equação da formação
do desfoque: a distância do diafragma para o plano do filme/sensor.

Um abraço.

Olá,
Acabei de adicionar a distancia focal as caracteristicas da lente que controlam o bokeh.
Deixei de fora pq essa questão influencia no tamanho dos discos do bokeh…
Me concentrei mais as questões que controlam a forma dos discos,
Na verdade meio propositadamente pq estou terminando de escrever um artigo sobre o circulo de confusão.

Obrigado pela sugestão!
Abs
Romulo Lubachesky

Excelente artigo. Parabéns! Super fácil de entender, bem didático mesmo. Os exemplos ilustram bem!
Obrigado por compartilhá-lo conosco.

Excelente seu artigo!
Já conhecia o seu trabalho do Flickr. Uma das minhas fotos favoritas é sua. A da mocinha sentada com os cabelos azuis… Fantástica!

Romulo,

Excelente artigo, de fácil entendimento e, principalmente, que faz quem o lê aprender a pensar no resultado que deseja para seus retratos.

Parabéns pelo artigo e por compartilhar seu conhecimento.

Abs
Chello

Ótimos artigos! Como ja comentado acima, simples, objetivo e direto ao ponto!

Muito bom!!! :smiley: :ok:

Obrigado por todos os comentários,
Estou sempre pensando em novidades para colocar no site…
Abs
Romulo Lubachesky

Muito bom mesmo. São meu tipo preferido de fotos.

Excelente matéria sobre o assunto e muito bem ilustrada amigo!

Parabéns

Por isso que eu adoro fotografar com luz natural e a minha Nikkor 50mm 1.8D, ela isola completamente o motivo principal e gera um Bokeh excelente.

Mas com aberturas até 5, 5.6 dá para conseguir um bom bokeh, só vai depender da distancia focal da objetiva e da distancia entre o fotógrafo e o assunto, mas com estas 1.4 e 1.2 é sacanagem, a PC é mínima nestas lentes e o desfoque é animal!

Fotos desde tipo são naturalmente agradáveis, pois o nosso cérebro trabalha sempre com o foco no ponto em que você dá atenção, assim, uma foto com bokeh é naturalmente agradável aos ólhos, por gerar uma visão tridimencional em uma imagem plana com 2 dimensões.

É isso, excelente trabalho amigo, obrigado!

Obrigado pelo comentário Lucas Vieira.

RicSaldivar, realmente, maiores distâncias focais conseguem mesmo com aberturas não tão luminosas bons bokeh. Minha 300 mm f4 tem um bokeh lindo, mas como não uso ela pra retratos deixei de fora do artigo e me concentrei nas distâncias focais mais clássicas para retrato.
Muito obrigado pelo comentário,
Abraço
Romulo Lubachesky

Saiu hoje um artigo do Ken Rockwell muito legal, comparando o bokeh de várias lentes em 85mm.

http://www.kenrockwell.com/nikon/85mm-bokeh.htm

Abraço,

Marcelo.

Obrigado por compartilhar conosco, tinha acabado de ver no site dele. Tenho que admitir que não sou muito fã do Ken Rockwell pq discordo de algumas opiniões dele e formas que ele coloca algumas coisas. Mas sempre entro no site dele pq tem varias coisas interessantes.
Nesse teste dele da pra ver claramente como o bokeh muda de uma objetiva para outra. Tb estou preparando artigos comparativos entre objetivas 85 mm e 50 mm, na verdade só está me faltando arrumar uma 50 1.4.
Mais uma vez obrigado e abs
Romulo Lubachesky

Já que o nome do cara apareceu…

• Ken Rockwell’s camera has similar settings to ours, except his are: P[erfect] Av[Awesome Priority] Tv[Totally Awesome Priority] M[ajestic].
  • On Ken Rockwell’s desktop, the Trash Icon is really a link to National Geographic Magazine.
  • Ken Rockwell’s shots are so perfect, Adobe redesigned photoshop for him: all it consists of is a close button.

Para outras máximas é só acessar o link abaixo. Ok, é maldade mas é engraçado.
http://www.bahneman.com/liem/blog/article.php?story=Ken_Rockwell_Facts