Olá,
Acabei de adicionar a distancia focal as caracteristicas da lente que controlam o bokeh.
Deixei de fora pq essa questão influencia no tamanho dos discos do bokeh…
Me concentrei mais as questões que controlam a forma dos discos,
Na verdade meio propositadamente pq estou terminando de escrever um artigo sobre o circulo de confusão.
Excelente seu artigo!
Já conhecia o seu trabalho do Flickr. Uma das minhas fotos favoritas é sua. A da mocinha sentada com os cabelos azuis… Fantástica!
Excelente matéria sobre o assunto e muito bem ilustrada amigo!
Parabéns
Por isso que eu adoro fotografar com luz natural e a minha Nikkor 50mm 1.8D, ela isola completamente o motivo principal e gera um Bokeh excelente.
Mas com aberturas até 5, 5.6 dá para conseguir um bom bokeh, só vai depender da distancia focal da objetiva e da distancia entre o fotógrafo e o assunto, mas com estas 1.4 e 1.2 é sacanagem, a PC é mínima nestas lentes e o desfoque é animal!
Fotos desde tipo são naturalmente agradáveis, pois o nosso cérebro trabalha sempre com o foco no ponto em que você dá atenção, assim, uma foto com bokeh é naturalmente agradável aos ólhos, por gerar uma visão tridimencional em uma imagem plana com 2 dimensões.
RicSaldivar, realmente, maiores distâncias focais conseguem mesmo com aberturas não tão luminosas bons bokeh. Minha 300 mm f4 tem um bokeh lindo, mas como não uso ela pra retratos deixei de fora do artigo e me concentrei nas distâncias focais mais clássicas para retrato.
Muito obrigado pelo comentário,
Abraço
Romulo Lubachesky
Obrigado por compartilhar conosco, tinha acabado de ver no site dele. Tenho que admitir que não sou muito fã do Ken Rockwell pq discordo de algumas opiniões dele e formas que ele coloca algumas coisas. Mas sempre entro no site dele pq tem varias coisas interessantes.
Nesse teste dele da pra ver claramente como o bokeh muda de uma objetiva para outra. Tb estou preparando artigos comparativos entre objetivas 85 mm e 50 mm, na verdade só está me faltando arrumar uma 50 1.4.
Mais uma vez obrigado e abs
Romulo Lubachesky