Coloco esta dúvida, por que, desde já, conto com a experiencia dos demais colegas…
Embora eu faça poucas fotos de pessoas atrás de mesas de bolo, quase sempre que o faço, tenho problemas com o bolo, especialmente os brancos ou com cores muito claras…
Uso flash rebatido (no teto ou com difusor stofen). Mas, como o bolo está há meio metro a frente das pessoas a serem fotografadas, a luz chega mais forte nele. As pessoas ficam na exposição correta. O bolo, perde detalhes, vira uma massa branca.
Fotografo em RAW e consigo salvar um pouco da desgraça toda, mas é um saco. Perder horas, por causa do bolo (que é para comer e não o personagem principal).
Tenho usado o bloqueio de flash, mas de pouco adianta, por que travo a medição no rosto das pessoas e o bolo é que é o problema. Se o bolo fica OK, as pessoas ficam escuras…
Peço dicas, de como contornar esta situação. Desde já, agradeço.
Uma tática que sempre uso é não só rebater para cima, e sim para traz de mim mesmo! Assim difundindo mais ainda a luz e forçando um pouco mais a claridade geral!
Mas o ideal mesmo é sempre controlar a medição pontual de luz ou até mesmo utilizar o fotomêtro de mão para medição!!!
Se você está rebatendo pra cima, a luz tem que vir de cima, então chegaria igual nas pessoas e no bolo…
Tá vazando luz pra frente diretamente do seu flash. Você está usando aqueles cartões brancos rebatedores no flash? pode ser isso que está fazendo ir luz direta pra ele…
O iluminador de led daria o mesmo resultado: a luz chegando primeiro no bolo e, 50cm (ou um pouco mais ) depois, nas pessoas. Ou seja, ela estaria mais forte, no bolo e perderia um pouco de força ao chegar nas pessoas.
Neste caso, da mesma forma, eu teria que escolher ente a fotometria correta para o bolo ou para as pessoas atrás dele.
Ah… Quanto a colocar as pessoas na frente do bolo, era uma situação que pensei. Mas, como convencer o cliente, que pagou uma baba pelo bolo e pela mesa com belos arranjos, a vir para a frente da mesa ?
Quando é possível, eu falo isto e evito fotos atrás da mesa do bolo, e faço de meio corpo, o que deixa a foto mais bonita, por que as pessoas aparecem mais. Mas tem clientes que querem foto atrás do bolo e não tem conversa.
O segredo é rebater o seu flash na parede mais distante que houver. Quanto mais distante a parede onde ele for rebatido, menor vai ser a distância relativa entre o bolo e os convidados, e aí a luz que vai chegar neles vai ser praticamente a mesma. Não dá pra rebater na parede de trás? Rebate na parede do lado então. Pra esse tipo de foto eu sempre miro em alguma parede do lado, aponto o flash um pouco pra trás, na junção entre a parede e o teto. A luz vem de forma oblíqua (evitando as sombras nos olhos) e chega de forma suave tanto ao bolo quanto aos noivos.
Existem muito mais formas de rebater o flash do que pra cima, ou pra trás. Experimente, arrisque, dá pra tirar belíssimos resultados usando luz lateral, luz oblíqua.
Mas o iluminador de led tem regulagem de intensidade, você pode colocar uma luz bem fraca para que ilumine a cena suficiente sem estourar nada, além do fato de vir com difusor e géis coloridos que você pode modificar a cor da luz.
Eu em casa uso um octobox com lampada econômica dimerável e regulo no dimmer a potência da minha luz até hoje não estourei nada.
Nunca usei um iluminador desses, mas pelo princípio que eu usei acima eu acredito que dê certo.
Mas isso que o Humberto disse paraçe ser o mais correto. :ponder:
Rsrs, você respondeu pra pessoa errada, quem falou do LED foi o Fabio Pedro, e não eu…
E concordo com você, o iluminador de LED, se usado na sapata da câmera, vai ter o mesmo efeito do flash, ou seja, superexpor o primeiro plano e subexpor o que estiver mais afastado…