Fuçando a internet li em um site algo a respeito de Bracketing de Foco. Alguém sabe do que se trata?
São softwares como o helicon, vc faz um monte de fotos com foco em planos diferentes e depois junta, tipo um “hdr de foco”, eu já tentei bastante antes de comprar uma TS, que é uma solução muito mais eficaz pra controlar a profundidade de campo em still.
Fazer várias fotos pra obter maior área de foco é como fazer uma foto em grande angular usando uma 50mm, vc também consegue juntar tudo depois, mas o melhor é ter a objetiva certa.
Obrigado pelas informações. Achei que fosse isto mesmo. De certa forma, esta técnica chega a incomodar, pois vai contra a natureza da fotografia. Mas é sempre bom aprender algo novo.
Está aí uma coisa que nunca tinha ouvido falar…
Pesquisando mais sobre o assunto, encontrei o termo certo: Focus Stacking
Quem se intressar, pode começar pela Wikipedia:
Se não me engano a Canon G5 tinha esse recurso de braketing de foco entre suas funções.
Muito interessante, até hoje minha única preocupação tinha sido a abertura, mas com esse recurso a abertura não chega a ser preocupante.
De qualquer forma acho que esse é um recurso meio específico (macros ou paisagens), não acho que usaria na prática.
É muito interessante para stills, poder trabalhar no melhor range e no melhor aprovitamento da luz com objetos que tenham uma profundidade elevada. Nunca tinha pensado nisso!!
Abraços
Serve também para fotografar quando o foco for impreciso. No caso da G5, acho que era por aí, porque o foco dela com pouca luz era terrível.
isso é fa´cil de fazer na mão mesmo… usando PS
vc faz algumas focos com planos diferentes…
depois os põe justapostos no PS em layers, e vai alterando o blending…
tenho algumas fotos assim…
exemplo disso: http://lh4.ggpht.com/_57ljeWBgr8A/SjlU2BVC3iI/AAAAAAAAAfQ/YjLOrQhQVyE/s512/reflexo%20copo.jpg
existe 1 plano de foco na cadeira e outro no reflexo dela… 2 layers em bleding mode…
resolvido…
A minha oly e-500 tem esse recurso, mas nunca usei
Não é tão fácil assim “HDR de foco”. Dependendo do ângulo que se está fazendo a foto mudando somente o foco, os resultados nem sempre são perfeitos, por causa da alteração do plano nodal. Já tentei fazer umas fotos de alimentos usando a técnica e depois ajustar via PS. Apesar de ter ficado bom, sofri pra ajustar as regiões onde parecia que certas regiões da sobremesa estavam maiores numa foto em relação a outra.
Tem uma discussão sobre isso aqui:
Só para esclarecer, a G5 tem esse recurso sim!
Eu tenho uma e, realmente, o foco dela em baixas luzes é muito difícil! Nunca utilizei esse recurso, mas é algo a se pensar, acho q irei fazer alguns testes! :ponder:
Vlw.
posta o resultado! D:
Essa era a piada. É tao difícil o foco da G5 que só com braketing de foco -risos.
Mas é uma excelente câmera, sem dúvida. Esse é um ponto fraco dela para interiores, festas de aniversário, etc. Tenho um amigo que tinha uma, e quando fui à casa dele pediu-me que fotografasse o aniversário do seu filho… Caramba… Era quse impossível e a luz nem era tão pouca.