Segundo o “sítio” Fujirumors , a Fujifilm lançará a X-H2 no próximo ano :snack:
“…BREAKING: Fujifilm X-H2 Will Come in 2022 and be Worth the Wait…”
[i]"…FujiRumors preferred not to join the “X-H2 in 2021” club. What we did, though, is to contact our sources and ask them what they think about it.
Well, according to multiple trusted sources, the Fujifilm X-H2 will come in 2022.
Also, our top trusted Japanese source enthusiastically wrote me it will be “well worth the wait“. We scheduled a skype talk for next days, so I hope to be able to get more details soon and be allowed to share them here on FujiRumors with you guys next…"[/i]
Ok! Ano que vem, pode significar tanto “até 31 de março de 2022” (quando termina o ano fiscal de 2021 no Japão) ou “até 31 de dezembro de 2022”… :ponder:
Pensando bem, terei mais tempo para juntar $$$$$$$$$$
Tenho a impressão (posso estar enganado) de que a X-H2 não virá sozinha… Acredito que será lançada juntamente com a XF150-600mm . O que faria todo o sentido para mim.
Valerá a pena aguardar! Em 2022 a economia já terá normalizado nos principais mercados, com a maior parte, senão a totalidade da população já vacinada. Boa semana!
Eu acho que a 150-600 vem antes. O roadmap já tá com quase 6 meses de idade, bem que poderíamos ter pelo menos a atualização dele. Seis meses atrás a 27mm nem estava anunciada.
The anonmyous source told me this:
[i]"X-H2 will be capable of 8K video recording, both 8K DCI and 8K UHD"[/i]
The question at this point is if it will be “just” 8K30p like on full frame cameras, or if the Fujifilm X-H2, thanks to its smaller sensor and hence faster sensor readout, will top them all maybe by offering 8K60p.
Nem isso. Em algumas situações reduz o Moiré e olhe lá. Fiz centenas de testes, e fora isso são pouquíssimos os programas que fazem o demosaic do X-Trans direito, mesmo em 2022.
São eles:
Silkypix 8 em diante, mas o programa é leeeeeeeeerdo que só. Não usa GPU, então tem que ter uma CPU bem parruda.
Capture One, funciona bem SE tiver um tapa na nitidez, com raio bem pequeno
Raw Therapee, mas o cara tem que ser cientista da NASA
Iridient, PODE dar bons resultados mas é lerdo e os controles são muito sensíveis.
Todos os outros são deficientes com o X-Trans, mesmo em 2022. O LR e o Luminar servem mas não são realmente bons com ele.
Terminei por vender todo o meu equipamento Fuji, só faltam duas objetivas série XC…
P.S.
A Fuji já tentou praticamente todos os tipos de matrizes possíveis, até na diagonal, pixeis hexagonais, pixeis híbridos de dois tamanhos, etc. Nunca resolveu nada e sempre deu dor de cabeça. Mas pelo menos eles tentam pensar fora da caixa e isso eu valorizo muito. Uma das poucas empresas que realmente tentam inovar, estão no lado extremo oposto da Nikon.
Sobre os programas, tem também o Luminar, que dá bons resultados.
Sobre o tipo de sensor, as câmeras Fuji que usam Bayer são sempre muito elogiadas. Eu também acho que a X-H2 deveria ser Bayer, mas não creio que a Fuji vai desistir tão cedo, mesmo que os X-Trans nem façam sentido em sensores de alta resolução. Pior ainda se vierem com um outro arranjo.
Todo mundo já sabe, mas vou comentar assim mesmo :D: X-Trans não é efetivo nem em sensor grande nem em densidade de pixel elevada. A Nikon já sabia disso quando lançou a D800e de 36 Mp sem filtro AA. O X-Trans só trazia vantagem quando os sensores estavam em 12-16 Mp em APS-C. São tempos passados.