Calibrar o Monitor...

O tópico “foto azulada” me fez surgir uma pergunta:
-Como saber se meu monitor está realmente calibrado?
-Se estiver descalibrado, como calibrá-lo?

Eu também gostaria de saber se tem um modo mais econômico de calibrar, já que não tenho verba disponível no momento para comprar um calibrador (esqueci o nome certo).

's

A única forma de se calibrar realmente um monitor é com um colorímetro, qualquer outra forma é ilusão.

tem um programa por aí chamado adobe gamma,que permite que vc mude as caracteristicas da cor no monitor, ja cutuquei nele por curiosidade, mas nunca testei a vera.
carlos

Léo,

O Adobe Gamma pode não ser o ideal, mas com certeza é melhor do que deixar o monitor totalmente descalibrado.

O problema é “fazer a caixa sumir”. :wallbash:

Marcelo em alguns casos pode até ser pior do que usar o perfil que vem com o monitor, pois o olho humano engana muito com relação a brilhos contraste e saturações de cores.

Um profissional da área tem que usar colorímetro, para usuário
caseiro com paciência e jogo de cintura da para melhorar bastante.

Para quem não tem o adobe…
Quick Gamma Monitor calibration and gamma
ou
Monica http://www.pcbypaul.com/software/monica.html

Na falta do pila para um colorímetro to usando o adobe gamma, e por enquanto estou tendo resultados favoráveis. É só seguir as dicas do software direitinho e é claro em um ambiente escuro, somente o monitor ligado.

Sei que o resultado não se compara com um colorímetro, mas…

Bom, divido minha experiência com calibragem (isso que não era mt ruim antes) em duas fases: antes e depois do colorímetro. Faz mt diferença, acima de tudo, traz segurança.

Como funciona o colorímetro?

Basicamente se trata de um sensor que é fixado no monitor (CRT/LCD), e com a ajuda de um software o sensor verifica se as cores projetadas pelo software conferem, e na medida em que não, vai ajustando.

Basicamente se trata de um sensor que é fixado no monitor
E o mais importante, quanto custa? :blue:
Basicamente se trata de um sensor que é fixado no monitor
E o mais importante, quanto custa? :blue:
http://www.recreiodigital.com.br/ecommerce/DefaultAberturaSecao.asp?grupo=26&Texto=

Galera saiu uma reportagem recente na revistaa Photos, bem completa, com preços e equipamentos recentemente.

Flw…

Realmente gustavo, dá para separar bem a experiência em antes e depois, eu realmente NUNCA vi um monitor calibrado a olho que fique realmente bem calibrado, na verdade a maioria fica pior do que se não tivessem mechido nele heheh!

Uhm…
Se tivesse um gabarito com tons de cinza, tons de mangenta, tons de azul e tons de amarelo e este gabarito fosse impresso, não daria pra calibrar baseando na comparação dele com o monitor?

P.S.: Ou eu estou ficando dislexo depois de velho, ou o texto do “ColorVision Color Plus” da página da Recreio Digital que o Pictus mandou foi feito com um tradutor inglês-português automático muito do vagabundo…

Olha não adianta os gabaritos porque o cérebro interpreta superfícies de texturas diferentes de formas diferentes, sem contar que o único gabarito 100% confiável para fazer isso (que seria a escala Kodak) custa mais caro que o colorímetro.
Lembre-se, vc vai até se aproximar do gabarito, mas quem pode te garantir que ele estava representando os níveis de reflexão corretos?

Dullius, acrescentando sobre a percepção do que vemos: não dá para esquecer que indíviduos com problemas clínicos são aqueles que estão num grau incomodo de certas doenças, o indivíduo saudável, em tese, é apenas um equilíbrio, um grau mínimo de certos distúrbios, exemplo, todo mundo é um pouco depressivo às vezes, o caso patológico é quando isso começa a incomodar a vida, mas não existe um indivíduo 0% depressivo e outro 100%. É onde queria chegar, vemos as coisas de forma diferente, provavelmente, eu, vc, e outros usuários vemos as mesmas coisas com pequenas variações de cores, talvez um seja daltônico num grau 2 a 5%, isso não nos leva a um oftalmologista pois é mínimo, imperceptível na vida diária, mas nas cores de um monitor não. Então ainda que tivesse uma boa escala para calibrar a olho, quem garante que seu olho é 100% preciso e não está interpretando de forma errada?

Claro que é possível fazer calibragens razoáveis para uso doméstico sem esquentar muito a cabeça e com paciência, mas segurança mesmo, só com colorímetro.

Prezados,

O adobe gama…eu tenho q fazer a caixa cinza menor sumir dentro da maior? ou ao contrário ou devo fazer destacar mais?

Como o post do PICTUS…e a temperatura…qual devo usar…6500 ou 9300?

Obrigado… :denken:

J Carlo, não existe receita de bolo para calibragem, como dizemos durante todo o tópico você tem que usar um colorímetro ou esqueça a precisão, apenas um colorímetro poder’lhe dizer qual calibragem usar.